Esportes

copinha

Técnico avalia que emocional prejudicou estreia do Comercial

Time foi goleado pelo Cruzeiro e agora precisa vencer os outros jogos para avançar

Continue lendo...

Mato Grosso do Sul tem dois times na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O Comercial foi o primeiro de MS a jogar no campeonato, mas estreou com derrota, por 5 a 0, contra o Cruzeiro, ontem, na abertura da competição de base. 

Entre os principais motivos para o placar desfavorável para o time de MS, o técnico Denis Alacoque acredita que os fatores psicológico e emocional foram determinantes, fazendo com que alguns atletas não conseguissem demonstrar todo seu potencial. 

“Sabíamos da dificuldade que é o Cruzeiro, eu sou mineiro, sei bem os times de Minas, sabia da dificuldade, principalmente da questão física no segundo tempo. O que eu posso dizer é o seguinte: o resultado de hoje [ontem] não foi totalmente a questão física, foi mais a parte emocional, psicológica, por enfrentar logo de cara um time de expressão nacional”, disse Alacoque. 

O Comercial se preparou 45 dias no Tênis Clube, em Campo Grande. O técnico e alguns atletas vieram do Paraná para reforçar o time. Foi feito um intenso trabalho físico de alta performance, depois, treinos aeróbicos e técnicos. 

“Na minha avaliação, foi um período muito curto, mas de bom aproveitamento. Fizemos quatro, cinco amistosos com resultados positivos, mas não tivemos tanta pressão como gostaria de ter sofrido durante esses amistosos”, relatou o técnico. 

Alacoque não vai mudar o esquema tático para o próximo jogo, que será contra a Penapolense, na quinta-feira, às 11h45min (de MS). O objetivo é vencer as duas próximas partidas e se classificar para a segunda fase.

“Não pretendo mudar, só fazer uns ajustes na questão emocional”, finalizou. 
Na terceira rodada, o Comercial vai enfrentar o Capivariano, no domingo, às 18h30 min(de MS). Os próximos dois jogos serão no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis. 

ESTREIA

Hoje, o União ABC entrará em campo contra o Mirassol, às 16h45min (de MS), no Estádio Manuel Francisco Ferreira, em Bálsamo, para a estreia na Copinha. 

“A expectativa é a melhor possível, a gente fez uma preparação boa. Infelizmente, a gente tem poucos jogos no ano, por isso, não dá para ter uma real noção de como nós estamos, mas, depois de dois amistosos contra o profissional do Operário, a gente entende que o time está preparado”, comentou o técnico Toninho Mussi. 
Para o treinador, o União ABC chega como o menor time do grupo, mas vai tentar a classificação para a próxima fase. 

A preparação da equipe foi realizada três meses antes do início do campeonato. 

“A gente se dedicou durante esses três meses, fazendo treinos físicos, depois academia e a parte técnica e com alguns amistosos. Dessa vez, a gente vem mais preparado do que no ano passado”, informou Mussi. 

Esta é a quinta participação do time na Copinha. Depois do Mirassol, o União ABC enfrentará a Chapecoense, na sexta-feira, às 19h, e o Inter de Minas, na segunda-feira, às 16h45min. Todos os jogos ocorrerão no mesmo estádio da estreia. 

A Copinha é um torneio realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que inclui clubes de todo o Brasil e, eventualmente, de outros países. É como uma vitrine para os jovens atletas.

“É o maior campeonato de base do mundo. É uma honra poder representar nosso Estado e poder estar à frente dessa equipe, que é pentacampeã estadual e vem aqui para mostrar os atletas para o futebol brasileiro e, quem sabe, poder negociar alguns”, comenta o técnico do União ABC.

Saiba: Segundo time de MS no torneio, o União ABC estreia hoje na Copinha, às 16h45min (de MS), contra o Mirassol.

Assine o Correio do Estado

FÓRMULA 1

Verstappen vê 'luta apertada' em 2025 e dispara: 'Red Bull merecia título de equipes'

Holandês não escondeu a alegria ao ser listado como um dos maiores vencedores da Fórmula 1

14/12/2024 16h00

Verstappen analisou também as mudanças que ocorrerão em 2026, o que pode deixar a F-1 imprevisível.

Verstappen analisou também as mudanças que ocorrerão em 2026, o que pode deixar a F-1 imprevisível. Reprodução/ Oracle Red Bull Racing

Continue Lendo...

Presente na cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), realizada na noite desta sexta-feira (13), em Kigali, capital da Ruanda, Max Verstappen se mostrou otimista com a temporada 2025, mas previu uma dura briga pelo pentacampeonato da Fórmula 1.

O holandês acredita que poderá ter seu reinado ameaçado.

"Sabemos muito no que temos que trabalhar para o próximo ano. Estou muito animado com isso também, porque parece que vai ser uma luta apertada entre muitas equipes", disse o piloto após lamentar a perda do título no Mundial de Construtores, vencido pela McLaren.

"Tivemos uma momento um pouco difícil no meio da temporada, mas, mesmo quando estávamos sob pressão, acho que a equipe realmente ficou unida. Não entramos em pânico, o que poderia ser feito facilmente, nesse tipo de situação.

No final das contas, estou muito orgulhoso de todos na equipe também. É claro que não estamos aqui como campeões de Construtores, mas, de certa forma, acho que merecíamos um pouco mais nesse campeonato", completou.

O holandês não escondeu a alegria ao ser listado como um dos maiores vencedores da Fórmula 1.

Ele está atrás apenas de Juan Manuel Fangio (cinco títulos), Michael Schumacher e Lewis Hamilton (ambos com sete). E está empatado com o francês Alain Prost, também dono de quatro troféus.

"Às vezes você tem sorte na vida, você está no lugar certo na hora certa. Claro, como piloto, você precisa aproveitar isso e, felizmente, consegui fazer isso ao mesmo tempo. Mas é incrível, quatro títulos, é definitivamente incrível. Claro, também espero que não pare aqui e espero que possamos ter sucesso por um longo período de tempo. Você já podia ver que neste ano a competição está muito próxima", afirmou.

Por fim, Verstappen analisou também as mudanças que ocorrerão em 2026, o que pode deixar a F-1 imprevisível.

"Novamente, em 2026, muita coisa vai mudar e talvez algumas outras equipes sejam competitivas novamente. No momento, acho que é muito importante apenas aproveitar o momento, ter orgulho do que conquistamos como equipe e tentaremos novamente no próximo ano", declarou.

Os pilotos terão um longo tempo de folga antes do início da temporada 2025.

Eles voltam às pistas apenas em fevereiro, entre os dias 26 e 28, para os testes da pré-temporada, no Bahrein. O campeonato começará com o GP da Austrália no dia 16 de março.

 

Assine o Correio do Estado

DESTAQUE

Costa Rica sobe 50 posições e é o melhor time de MS no ranking da CBF

Divulgado nesta sexta-feira (13) pela entidade, o Operário, que conquistou o título estadual em 2024 e participou da Copa do Brasil, caiu seis posições

14/12/2024 11h00

Costa Rica representou o futebol sul-mato-grossense na Série D 2024

Costa Rica representou o futebol sul-mato-grossense na Série D 2024 Foto: Divulgação / Costa Rica

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (13), a atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC) e quatro clubes sul-mato-grossenses, de 238 no total, figuram nela.

Primeiramente, é importante ressaltar que para montar o ranking, a entidade esportiva considera as últimas cinco campanhas dos clubes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, com peso maior para as temporadas recentes.

A partir disso, o maior salto dentre as equipes do estado foi do Costa Rica, que neste ano passou para segunda fase da Série D do campeonato nacional, sendo eliminado para o Cianorte (PR), e participou da Copa do Brasil, caindo na primeira fase para o América (RN). Com isso, o clube subiu 50 posições e chegou na 109ª colocação, com 608 pontos.

Na sequência, está o Operário, que neste ano disputou, dentre as competições consideradas pela CBF para a montagem da lista, apenas a Copa do Brasil, do qual foi eliminado em casa para o seu xará paranaense, o Operário (PR), ao empatar sem gols. Como resultado, o tradicional clube campo-grandense caiu seis posições e fechou 2024 em 114°, com 529 pontos.

Por último, aparecem dois times sul-mato-grossenses, que não disputaram nenhuma competição nacional este ano, mas como o ranking também leva em consideração resultados desde 2020, acabam aparecendo na lista: Águia Negra (228 pontos - 170ª posição) e; Aquidauanense (45 pontos - 236º colocado).

Nacional

No geral, o Flamengo continua na liderança do ranking, com 16.996 pontos. Nos últimos cinco anos, a equipe carioca conquistou um Campeonato Brasileiro, em 2020, e duas Copas do Brasil, em 2022 e 2024, além de ter sido vice-campeão das respectivas competições em 2021 e 2023.

Em seguida, completando o "Top-5", vem o São Paulo (14.832 pontos), Palmeiras (14.536), Corinthians (13.802) e Atlético-MG (13.713). O Botafogo, vice brasileiro em 2023 e campeão este ano, subiu seis posições e se encontra na 8ª colocação, com 11.652 pontos.

E bateu a curiosidade para saber quem é o último da lista? É o Barbalha (CE), que tem apenas 15 pontos e caiu três posições em comparação com o ranking do ano passado. 

Para visualizar o ranking completo, clique aqui.

Saiba

Em 2025, o Operário volta a disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, como "prêmio" por ter erguido o estadual deste ano, ao bater o Dourados por 3x2 no agregado. Além disso, a equipe campo-grandense também vai disputar a Copa Verde, com estreia contra o Ceilândia (DF), e também a Copa do Brasil, que os confrontos da primeira fase só devem ser sorteados ano que vem.

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).