Esportes

luto no esporte

Referência do judô local e nacional, sensei Alessandro Nascimento morre em Campo Grande

Conhecido como Buiú, ele era um ícone do judô estadual e deixa um grande legado como atleta e treinador

Continue lendo...

Uma das referências do judô sul-mato-grossense, técnico da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), Alessandro Nascimento, conhecido como Buiú, morreu na tarde desta segunda-feira (26), em Campo Grande.

Segundo informações da família, Buiú estava internado na Santa Casa desde o dia 25 de abril, devido a complicações de saúde após uma cirurgia e enfrentando pancreatite.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) comunica o falecimento do sensei e ressaltou a importância dele para a modalidade. "Alessandro construiu uma trajetória exemplar no esporte", diz a nota.

Alessandro iniciou no judô aos 10 anos, por meio de um projeto social e, desde então, dedicou sua vida à modalidade como atleta, treinador e formador de judocas, entre eles, sua filha, Aléxia Vitória Nascimento, multicampeã e destaque da nova geração.,

Segundo a CBJ, em 2022, ele recebeu o 6º dan e a honraria da faixa coral, reconhecimento máximo da sua trajetória, ética e contribuição ao judô brasileiro.

"Seu legado é marcado não apenas pelas conquistas nas competições, mas também pelo compromisso com a formação de novos atletas, paixão pelo ensino e pela promoção dos valores do judô", dia a confederação.

A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) também emitiu nota de pesar.

"Atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô sul-mato-grossense e nacional, Buiú foi presidente da Associação Atlética Judô Futuro, e teve uma trajetória marcada por conquistas e representações internacionais, levando o nome do Brasil aos tatames do mundo com honra e dedicação", diz a nota.

 Ainda segundo a federação, Buiú deixa um grande legado para o judô sul-mato-grossense, tanto como competidor, quanto de dedicação a formação de atletas.

"Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado", acrescenta a FJMS.

Legado

Buiú é pai e treinador da judoca sul-mato-grossende Alexia Vitoria Nascimento, campeã brasileira e pan-americana de judô.

Nascida e criada em Campo Grande, ela iniciou na modalidade devido às influências do pai Alessandro Nascimento.

Aléxia estava junto com a delegação brasileira na Olimpíada de Tóquio 2021, no Japão, onde integrou a equipe de apoio do time olímpico de judô, que brigou por medalhas nos tatames.

Ela estava na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, mas uma lesão no joelho a deixou de fora.

COPA DO BRASIL

FC Pantanal perde e é eliminado da Copa do Brasil

Clube encerra sua primeira participação na competição nacional com derrota por 2 a 0

19/02/2026 11h40

Reprodução Redes Sociais / Pantanal FC

Continue Lendo...

Em estreia na competição nacional, o Futebol Clube Pantanal perdeu para o Ji-Paraná Futebol Clube (RO) em partida válida pela Copa do Brasil na noite de ontem (18). A equipe sul-mato-grossense foi a Rondônia para o confronto na casa do time adversário e encerrou a sua primeira participação sem gols.

Pantanal FC encerra a curta primeira participação na competição nacional - Foto: Reprodução Redes Sociais / Pantanal FC

Disputada no Estádio Biancão, a partida da SAF Pantanal contra o líder do Campeonato Rondoniense foi intensa e de oportunidades no início. Isso porque o primeiro gol do Ji-Paraná foi aos 14 minutos do primeiro tempo e o segundo aos cinco minutos do segundo tempo.

No primeiro gol do 'Galão da BR', o atacante Juan Palácios recebeu o passe na entrada da área e tocou na saída do goleiro Flaysmar. Já no segundo gol, com chute fora da área, próximo a meia lua, Wesley Lelo ampliou o placar para o time da casa.

O Pantanal tentou buscar converter o resultado e a melhor chance foi quando ficou cara a cara com o gol adversário, mas foi desperdiçada com a finalização para fora. As demais oportunidades foram de ataques que não se concluíram e algumas defesas do goleiro Evandro, um dos destaques da partida.

A primeira participação da equipe campo-grandense na Copa do Brasil se encerra, mas o time sai do torneio com R$ 400 mil da primeira fase. Agora, o Pantanal foca no Campeonato Sul-Mato-Grossense, em que ocupa a sexta posição, com oito pontos acumulando três derrotas, dois empates e duas derrotas.

Operário-MS

O terceiro representante de Mato Grosso do Sul na competição é o Operário-MS, em sua 14ª participação na Copa do Brasil. A equipe está na segunda rodada da primeira fase e joga contra o ASA (AL) na próxima quarta-feira (25), no Estádio Fumeirão, às 19h.

Assine o Correio do Estado

COPA DO BRASIL

Ivinhema ganha em casa e segue na Copa do Brasil

Time venceu por 1 a 0 em cima do Independente-AP e garantiu classificação para próxima fase na competição nacional

19/02/2026 10h40

Fogliato (5) foi o herói da classificação do Ivinhema, marcando o gol da vitória no Saraivão

Fogliato (5) foi o herói da classificação do Ivinhema, marcando o gol da vitória no Saraivão Rodrigo Moreira/@rmp.fotografia)

Continue Lendo...

Apesar do placar de apenas um gol, o Ivinhema Futebol Clube fez história ao garantir a vitória em cima do time Independente Esporte Clube (AP) em disputa válida pela primeira rodada da primeira fase da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (18).

Com a vitória, o Azulão do Vale garante feito inédito ao continuar na disputa da Copa do Brasil, devido a essa ser a primeira vez que o clube consegue avançar para a segunda fase da competição em quatro participações.

A partida iniciou às 19h30, no Estádio Saraivão, em Mato Grosso do Sul, e com um início de jogo de poucos chutes a gol, a melhor chance no primeiro tempo foi do visitante Independente, aos 34 minutos em bola parada. O clube da casa também arriscou de fora da área, mas sem acertos.

Porém no segundo tempo, aos 37 minutos, em mais um chute de fora da área, o volante Douglas Fogliato recebeu a bola do atacante Eliezer e acertou o gol sem chance para o goleiro amapaense.

Fogliato (5) foi o herói da classificação do Ivinhema, marcando o gol da vitória no SaraivãoIvinhema garantiu vitória e classificação aos 37 minutos do segundo tempo -  Foto: Rodrigo Moreira/@rmp.fotografia

Com placar a favor do Ivinhema, o time ainda teve mais uma chance de ampliar a diferença, mas sem sucesso. O Independente tentou correr atrás, com mais uma oportunidade de empatar o jogo e levar a decisão aos pênaltis, mas não deu para o clube visitante.

Após o jogo, o técnico do Independente disse à imprensa local que a longa viagem do time e a falta de ritmo prejudicaram o desempenho dos jogadores em campo.

Esse foi o segundo jogo do clube amapaense na temporada, e o oitavo do time sul-mato-grossense.

Agora, o Ivinhema segue para próxima fase e enfrenta o Volta Redonda (RJ), na primeira quarta-feira de março (04), às 19h, com local a definir ainda.

*Saiba

A primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogos únicos e participam desta etapa os 28 clubes piores colocados no Ranking da CBF, em busca de vagas na fase seguinte. Os jogos desta primeira fase acontecem na casa do time da pior posição no ranking entre os confrontos.

A segunda fase conta com os 14 classificados da primeira que se somam a outros 74 clubes e acontece entre 24 de fevereiro e 5 de março, também em jogo único.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).