O aquidauanense Cláudio Falcão, de 31 anos, foi destaque na última temporada do Campeonato Português e já atraiu o interesse de quatro clubes durante esta janela de transferências europeia.
Rebaixado com o Farense, o volante sul-mato-grossense esteve em campo 32 vezes na competição nacional e mais três na Taça de Portugal, com um gol e três assistências, descrito por portais português como imprescindível para o time, que também já teve boas atuações como zagueiro.
Com as boas atuações na temporada, Grêmio, Atlético Goianiense e Vitória de Guimarães, também de Portugal, demonstraram interesse em contar com Cláudio, segundo especulação do jornal 'Cabine Sport'.
Como já reportado pelo Correio do Estado em maio deste ano, a partir de informações do portal ‘A Bola’, o Gençlerbirligi, da primeira divisão do futebol turco, também quer a contratação do meio-campista.
Cláudio tem contrato com o Farense até junho de 2026, ou seja, por mais uma temporada completa, o que dificulta sua saída. Segundo os noticiários esportivos portugueses, o clube "só admite prescindir de uma das suas unidades mais valiosas" por cerca de 1,5 milhões de euros (R$ 9,77 milhões na cotação atual).
Atualmente, de acordo com o site Transfermarkt, especializado no mercado da bola mundial, o jogador é avaliado em 800 mil euros (cerca de R$ 5,2 milhões).
Trajetória: Claudio Falcão
Nascido no dia 03 de julho de 1994, em Aquidauana, Cláudio Falcão começou sua trajetória no clube da cidade. Porém, há poucos registros de números, como partidas, gols e assistências pelo time. Também, antes de ir para a Europa, o volante atuou pelo Independente de Limeira-SP.
Em 2016, se transferiu para o Aves, de Portugal, mas primeiro integrou a equipe B do time. Um ano depois, foi "promovido" ao elenco principal, do qual ficaria por três anos. Durante seu período no clube, conquistou a Taça de Portugal de 2018, surpreendendo o país inteiro ao baterem o Sporting na final, por 2 a 1.
Em agosto de 2020, foi comprado "sem custos" pelo Farense, que tinha acabado de subir para a elite portuguesa. Com 30 anos, o jogador está prestes a completar cinco somente no clube, onde já é considerado um dos ídolos recentes e acumula 148 partidas, 10 gols e oito assistências.


