Em 2026, a Copa do Mundo de futebol terá algumas novidades importantes. Além de três países dividirem a sede do evento — Estados Unidos, Canadá e México —, a competição também ganhou novas regras e nuances, incluindo o aumento do número de seleções participantes, que passou para 48.
Essa expansão já teve impacto direto nas eliminatórias e competições continentais, especialmente na África, onde a empolgação crescente pode ser vista não apenas nos estádios, mas também nas casa de apostas em Angola. Com mais em jogo, as seleções do continente terão que brigar ainda mais por cada ponto, cada partida e cada fase das eliminatórias, já que as odds aumentaram e as vagas se tornaram ainda mais cobiçadas.
As seleções, suas perspectivas e chances
Clubes como Egito despontam nos jogos e demonstram capacidade de conquistar uma das vagas do continente. Liderando o seu grupo, o time tem usado toda experiência de seus jogadores e seu renome internacional para tentar garantir a vaga do seu Grupo, o A. No entanto, seleções como a de Burkina Faso tem corrido por fora e, assim, tem tornado a classificação direta da equipe Egípcia mais complicada.
Enquanto isso, no Grupo B, a disputa está acirrada. Países como Senegal e Sudão estão tendo um desempenho próximo, e muito positivo, a cada rodada. Assim, a disputa se torna ainda mais emocionante e concorrida.
Para o Senegal, a experiência de seus jogadores (incluindo vários que atuam também no futebol Europeu) garante alguma vantagem, enquanto para o Sudão, o bom aproveitamento de momentos considerado chave tem sido um dos principais destaques.
Já no Grupo C, a disputa está um pouco mais tumultuada. Times favoritos, como a Nigéria, amargam resultados ruins e um desempenho abaixo da média. Enquanto isso, África do Sul e Benin despontam, tornando a competição ainda mais acirrada e polarizada. Fortes emoções certamente ainda serão vistas.
Nos demais grupos, a disputa segue emocionante e envolvente. Marrocos e Tunísia, já classificados, inspiram seleções que ainda buscam a tão sonhada vaga e a chance de bem representar o continente africano na mais tradicional competição futebolística mundial.
Fatores importantes e decisivos devem pautar o curso da competição
Alguns fatores devem impactar de forma bastante direta nas eliminatórias. Entre eles, os confrontos diretos e importantes entre seleções tradicionais no futebol africano. Além disso, por toda pressão e responsabilidade envolvidas, times que estão acostumados com esse tipo de contexto tendem a administrar melhor seu desempenho e, consequentemente, a galgar resultados mais positivos. Muito mais do que garantir ou não vagas na Copa do Mundo, etapas classificatórias impactam diretamente em todo o envolvimento de países com o futebol. Torcidas já se movimentam e se aquecem para a competição marcada para 2026.
Conclusão
Com muito realismo, é possível afirmar que algumas seleções podem ser consideradas favoritas para garantir suas vagas ao lado de Tunísia e Marrocos. Egito, Senegal e Argélia são algumas delas. No entanto, como é comum no futebol, é provável que surpresas ocorram e que, possivelmente, o cenário seja diferente do esperado em alguns grupos. Agora, resta acompanhar, torcer e fazer seus palpites: quem serão as seleções africanas que embarcarão rumo à Copa em 2026?


