Esportes

Esportes

Valor de licença para 'Fifa 14' não atingiu expectativa, diz Corinthians

Valor de licença para 'Fifa 14' não atingiu expectativa, diz Corinthians

g1

18/07/2013 - 06h00
Continue lendo...

O Corinthians não entrou em acordo sobre valores com a Electronic Arts (EA) sobre uso do nome e dos uniformes do clube para uso no game "Fifa 14", informou o clube ao G1 nesta quarta-feira (17). As duas partes dizem que ainda negociam e que o time pode ser incluído até o lançamento do jogo, previsto para 26 de setembro. A empresa e o clube não informaram o valor em negociação.

A Warner Bros., que publica games da EA no Brasil, realizou um evento na noite de terça-feira (16) em que anunciou que a nova versão do game de futebol já tem confirmados 19 times brasileiros, mas não apresentou dois da Série A: Corinthians e Bahia.

[Atualização: Nesta quarta-feira (17), a Warner Bros. informou ter errado na divulgação da lista de times confirmados para o "Fifa 14". A Portuguesa está entre os confirmados, enquanto o Ceará, que apareceu na apresentação do jogo à imprensa, não está confirmado.]

Ao G1, o departamento de marketing do Corinthians informou que está "em negociação" e ainda "não fechou acordo" porque os valores não bateram. "Estamos em negociação e ainda não fechamos nada porque os valores não entraram de acordo com a expectativa do clube", disse Gabrielly Albertini, assistente de marketing do Corinthians. Mais detalhes sobre a negociação não foram relevados.

Por enquanto, o Corinthians está de fora, pois um acordo para a sua inclusão no game ainda não foi fechado, segundo o produtor brasileiro da EA Sports, Gilliard Lopes, ao G1, durante evento realizado na terça-feira. Até o lançamento do jogo em setembro, a produtora disse que mais times poderão ser anunciados.

“Ainda [não está no jogo]. Nós hoje anunciamos 19 clubes com os quais a gente já fechou parceria de licenciamento no Brasil. Não é o último anúncio que nós vamos fazer. As negociações continuam acontecendo até praticamente o dia em que sai o jogo”, disse Lopes.

Em edições anteriores de "Fifa", o Corinthians não foi licenciado, sendo chamado de C. Paulista. Até a versão "Fifa 13", o Internacional de Porto Alegre não era licenciado e, com isso, era chamado de I. Porto Alegre. Embora o nome e os uniformes usados são genéricos quando há falta de licenciamento, os jogadores da equipe tem seus nomes e aparências reais. No evento, a versão de "Fifa 14" disponível para testes apresentava a equipe corintiana com o seu elenco atualizado. Porém, o uniforme do clube ainda era o da temporada 2012.

Da série A do Brasileirão estão confirmados Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Palmeiras, da Série B, está no game por já ter contrato com a EA. O Ceará, clube que está na série B do campeonato, teve o seu brasão apresentado durante o evento da EA. Entretanto, em release divulgado na manhã desta quarta-feira (17) pela própria EA, a empresa confirma a Portuguesa no game, mas não cita o time cearense.

Portuguesa e Bahia
Procurada pelo G1, a Associação Portuguesa de Desportos disse que fechou um contrato de cinco anos com a Electronic Arts e não entende porque não apareceu no anúncio de "Fifa 14". "Deve ter sido algum erro deles", disse Dino Vieira, assistente de marketing do clube paulista. "Temos um contrato e mandamos os uniformes. Está tudo certo e a Portuguesa estará presente em 'Fifa 14'.

O G1 procurou o Esporte Clube Bahia para saber porque não está licenciado, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Trilha sonora
O rapper Marcelo D2 também participou da apresentação de "Fifa 14" no evento da Warner Games. Se declarando jogador assumido do game desde sua primeira edição, D2 afirmou que representará o Brasil na trilha sonora no jogo. O título da canção não foi anunciado.

América Latina
"Fifa 14" também poderá ter times oficiais das ligas argentina e chilena quando o game for lançado em 24 de setembro, de acordo com informações dos sites "Punto a Punto", da Argentina, e do "Soychile", do Chile.

Segundo o site argentino, o time Club Atlético Belgrano e mais cinco equipes do país, entre elas o Newell Old Boys, teriam assinado contrato com a EA. O contrato seria de dois anos. Outros times que estariam confirmados são River Plate, Boca Juniors, Independente e San Lorenzo.

Por conta de ter times argentinos e um jogador chileno na capa, rumores apontam que equipes do Chile, além de outros países da América do Sul, como Uruguai, Colômbia e Paraguai, podem aparecer no game. Com isso, ganha força o fato de haver uma Copa Libertadores no game, mesmo que não use o nome oficial da competição, cujos direitos são da Konami.

Questionado sobre os times sul-americanos, Gilliard Lopes disse que "o mercado local é importante e que querem ter mais clubes do continente", mas ainda não tem anúncio para fazer.

No game "Pro Evolution Soccer 2014", da Konami, a Copa Libertadores aparecerá oficialmente, do mesmo modo que ocorreu na edição lançada em 2012.

"Fifa 14" será lançado em 24 de setembro e terá versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC - o jogo não será lançado para o Wii U - além do Xbox One e o PlayStation 4. Nos videogames da nova geração, o título usará um motor gráfico que apresenta gráficos superiores aos dos consoles atuais. De acordo com a EA, o game também terá versões para os portáteis PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii e PSP.

Futebol realista
Entre as novidades do jogo está o recurso chamado "Pure Shot", que permite aos jogadores ajustar com maior precisão os passes e chutes ao gol dentro do campo. Será possível até fazer chutes mais rápidos, permitindo um tiro ao gol antes de a marcação chegar, o que não ocorria nas versões anteriores. Para equilibrar o game, os goleiros estarão melhores e terão novos movimentos de mergulho para defender com eficiência.

A empresa também promete que o game terá um novo sistema de física da bola e uma melhor inteligência artificial. Desse modo, os jogadores que não são controlados pelo gamer serão mais ativos nas partidas, ajudando em um contra-ataque e voltando para defender. Haverá uma marcação inteligente e a EA quer que os jogadores pensem a jogada junto com o usuário.

Os jogadores não perderão mais o posicionamento em campo durante um ataque do adversário e farão mais pressão para tentar roubar a bola. No ataque, os atacantes irão procurar por espaços livres para receber a bola e dar sequência à jogada.

A física dos jogadores, que permite que atletas mais pesados e altos ganhem na disputa de bola contra atletas mais baixos e magros, será mantida e aprimorada.

DECISÃO

Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo

Corinthians e Cruzeiro jogam em Itaquera e Flu e Vasco no Maracanã

14/12/2025 07h15

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Timão em vantagem

O primeiro finalista será definido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera com uma vantagem mínima, após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida.

Desta forma, a equipe do Parque São Jorge garante a vaga na decisão da competição mesmo com um empate. Já a Raposa precisa vencer por dois de diferença para se classificar no tempo regulamentar, ou de ao menos um triunfo por diferença simples para forçar as penalidades máximas.

Mesmo jogando em casa com o apoio de sua Fiel torcida, o técnico Dorival Júnior afirmou, em entrevista coletiva, que o confronto está aberto: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.

Uma dúvida do Timão é o centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na partida da última quarta-feira (10). Quem tem dois desfalques confirmados é o Cruzeiro, que não poderá contar com o zagueiro Lucas Villalba, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, e com o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Em uma partida na qual precisa marcar gols, Léo Jardim pode contar com o retorno do atacante Wanderson, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, declarou o técnico português.

Clássico carioca

O segundo finalista da competição será conhecido quando terminar o clássico entre Fluminense e Vasco, que será disputado a partir das 20h30 no estádio do Maracanã. O Cruzmaltino entra em campo muito animado após triunfar no confronto de ida, na última quinta-feira (11), pelo placar de 2 a 1.

Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz manteve uma postura humilde após a partida. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, declarou em entrevista.

Quem se manifestou de forma semelhante foi o comandante do Fluminense, o argentino Luis Zubeldía: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.

Para esta partida decisiva o Fluminense contará com um importante retorno, do atacante uruguaio Agustín Canobbio, que não jogou o primeiro jogo da semifinal por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).