Esportes

Futebol de MS

Desejo de se tornar SAF cresce entre clubes de MS

Conforme informações apuradas pela reportagem, o Operário Futebol Clube, o Esporte Clube Comercial e o Dourados Atlético Clube iniciaram conversas para entender como funciona a transição para a gestão empreendedora sob o modelo da SAF

Continue lendo...

Após a oficialização do FC Pantanal SAF como novo modelo de gestão no estado, mais três clubes de Mato Grosso do Sul demonstraram interesse em abandonar o modelo associativo para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol. Os clubes que iniciaram as conversas foram: Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial e Dourados Atlético Clube (DAC).

Durante a coletiva de imprensa na tarde de ontem (11), o assessor de interesses esportivos do governo do estado, Júlio Brant, explicou à reportagem que três clubes o procuraram para entender como funciona o projeto. Sobre o DAC, houve conversas iniciais, mas Operário e Comercial demonstraram maior interesse, e as conversas com esses clubes seguem mais intensas.

"Operário e Comercial me procuraram para entender o processo. Sobre o Dourados, houve conversas iniciais também. Mas posso afirmar que, além do Pantanal SAF, Comercial e Operário estão mais avançados nesse tema", relata Brant à reportagem.

Júlio Brant, além de empresário, é uma figura conhecida e tem ligações diretas com o Vasco da Gama. Ao ser questionado sobre como vê o apoio empresarial nos clubes de Mato Grosso do Sul, Brant foi enfático ao dizer que as gestões ruins nos últimos anos têm afastados os empresários do estado e que o setor empresarial precisa fazer parte do dia a dia dos clubes.

"O mercado hoje responde muito rápido e os clubes precisam pensar de forma empresarial. Eles precisam parar com essa dependência de pedir dinheiro ao governo do estado e conseguir andar sozinhos, com as próprias pernas. Esse dinheiro que é destinado aos clubes poderia ser melhor utilizados em áreas como saúde, educação, habitação e saneamento. Por isso, vemos que os clubes precisam adotar uma mentalidade empresarial e, com o investimento no modelo SAF, os clubes de Mato Grosso do Sul poderão ter uma estrutura digna e enfim, pensar alto. ', relatou Júlio Brant.


O Modelo SAF é a única solução para MS? 

Para muitos dirigentes, a solução para sair do buraco é o pagamento das dívidas para conseguir montar um elenco forte.

A reportagem entrou em contato com o presidente do Operário, Nelson Antônio da Silva, que confirmou as conversas iniciais para a transição de modelo SAF, informação também divulgada pelo assessor do governo do estado, Júlio Brant. 

Atualmente, o Operário Futebol Clube enfrenta enormes dificuldades financeiras para montar uma equipe competitiva para o estadual de 2025. Com dívidas em torno de R$ 2 milhões, reconhecidas pela Procuradoria Geral da Fazenda, o maior clube de Mato Grosso do Sul, com 13 títulos estadual, sendo a última conquista em 2024 ao vencer o Dourados Atlético Clube por 3 a 1, confirmou a entrega de documentos e o início do processo para mudança de gestão governativa.

"Virar SAF é a única solução para que o Operário consigam competir. Quem não seguir esse caminho vai fechar as portas. Estamos em processo de entrega de documentação, mas o caminho é longo, pois é necessário pagar taxas diversas à CBF e à federação, além de realizar o registro em cartório e outros detalhes, como a abertura de um CNPJ, mas posso confirmar que sim, o Operário precisa olhar para o futuro', explicou o presidente do Operário à reportagem.

Outra grande equipe do estado, com 9 títulos estaduais e que também enfrenta enormes dificuldades financeiras, é o Esporte Clube Comercial.

De acordo com o presidente Claudio Barbosa, que confirmou o seu afastamento por motivos de saúde e familiar, disse que também há conversas para o Colorado se tornar SAF no futuro. Mas antes, as atenções atualmente estão nas eleições para escolha do novo presidente. 

"Houve, sim, conversas para entender a mudança para SAF, mas estamos, neste momento, organizando as eleições do clube, e somente o novo presidente e a nova diretoria poderão falar sobre o assunto. Eu mesmo vejo que a SAF é a única solução para o Comercial, por isso acredito que a próxima gestão estará aberta para ouvir novos investidores que sejam sérios, com contratos de investimentos financeiros tanto no profissional, na base, quanto no futebol feminino', afirmou o presidente." 

O atual vice-presidente Marlon Brandt foi o único a demonstrar interesse em ser o próximo presidente do Comercial. Neste final de semana, ele esteve presente no Fórum de Gestão Esportiva, ouvindo dirigentes de clubes que compartilhavam projetos vencedores que deram certo em clubes de futebol no país.

 

Em conversas .... 
 
O terceiro clube que demonstrou interesse em adquirir um investidor é o Dourados Atlético Clube.  

No último dia 2 de novembro, o jornalista Pedro Reis revelou em suas redes sociais que um empresário de Presidente Prudente (SP), em conjunto com ex-técnico da Seleção Boliviana, Antônio Carlos Zago, manifestou interesse em investir no clube, com auxilio do empresário prudentino, Thiago Dantas.

A reportagem conseguiu contato com o empresário, que possui investimentos em criptomoedas e no setor de informática, e confirmou as conversas, mas não avançou até o momento. 

"Quem abriu mesmo as negociações com o DAC foi o Zago, que tem familiares em Dourados e negócios comigo em Presidente Prudente. Eu sou o homem do dinheiro, mas o projeto está nas mãos do Zago, que vem conversando com diversas equipes em busca de investimentos."

Ao ser questionado sobre quais seriam esses investimentos, o empresário prudentino foi enfático ao dizer que a pretensão é divulgar seus atletas em diversos clubes espalhados pelo país.

"Eu e o Zago somos gerentes da Genius Football Agency, uma academia que gerencia atletas para equipes do país. Estamos conversando com equipes no interior de São Paulo e cinco em MS, mas posso afirmar que ainda não apresentei nada, apenas consultamos possibilidades. Há uma possibilidade inicial de enviarmos atletas para competir em Dourados, assim, nos aproximaríamos e evoluiríamos em um possível investimento maior, mas, por enquanto, são apenas conversas iniciais', relatou."

Antônio Carlos Zago, conforme informações da assessoria de imprensa, ele não falará sobre o assunto neste momento.

Assine o Correio do Estado.

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Dourados anuncia Ito Roque como técnico para a temporada 2025

Após excelente ano de 2024, o Dourados Atlético Clube neste próximo ano tem a pressão para ir bem na Copa do Brasil e a disputa do título no Campeonato Estadual

19/11/2024 16h30

Ito Roque é o novo técnico do Dourados Atlético Clube

Ito Roque é o novo técnico do Dourados Atlético Clube Foto: Rafael Vieira / FPF

Continue Lendo...

O vice-campeão sul-mato-grossense, Dourados Atlético Clube, anunciou nesta terça-feira (19) a contratação do técnico Ito Roque, de 56 anos, para a temporada de 2025. O comandante, que retorna para sua segunda passagem pelo Estado, conquistou o título sul-mato-grossense em 2021 pelo Costa Rica.

Em seu currículo, Ito Roque acumula títulos no futebol paulista, como o Campeonato Paulista A3 de 2015 pelo Taubaté, além de conquistas com a Penapolense (Paulista A3) e com o Pouso Alegre, onde foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Com vasta experiência em clubes do Sudeste do país, Ito Roque também comandou equipes como Mixto-MT, Novorizontino-SP, Juventus-SP, Ferroviária-SP, Votuporanguense-SP, entre outras. Sua carreira internacional inclui passagens por clubes do Catar e da Malásia.

Na próxima temporada, o Dourados Atlético Clube terá compromissos importantes, como a 1ª fase da Copa do Brasil. Além da competição nacional, a torcida douradense deve pressionar o novo comandante a brigar pelas primeiras posições no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025.

 

Ito Roque é o novo técnico do Dourados Atlético Clube

 

 

Assine o Correio do Estado.

Futebol

Santos cede à pressão da torcida e dispensa Carille após a conquista do título da Série B

Depois da derrota no domingo, a festa de entrega da taça para os santistas teve som de vaias vindo da arquibancada

18/11/2024 23h00

Fábio Carille conquistou o título da Série B com o Santos

Fábio Carille conquistou o título da Série B com o Santos Divulgação

Continue Lendo...

Fábio Carille não será o técnico do Santos em 2025. O clube acertou sua a saída em reunião, na tarde desta segunda-feira, após a confirmação do título da Série B, em derrota para o CRB por 2 a 0, na Vila Belmiro. Contratado em dezembro de 2023, com a missão de comandar a equipe no ano da segunda divisão, Carille teve o contrato renovado automaticamente até abril, depois de ter conquistado o retorno à elite do futebol brasileiro.

Entretanto, o desempenho em campo era motivo de reclamação de torcedores. Depois da derrota no domingo, a festa de entrega da taça para os santistas teve som de vaias vindo da arquibancada. Após a partida o treinador minimizou a insatisfação da torcida.

“Não são só vocês (jornalistas) que veem, eu também vejo (a insatisfação da torcida). Vocês não sabem o que é pressão. Pressão maior que teve na derrota do Corinthians para o Tolima (na pré-Libertadores de 2011) e o clube optar pela continuidade do Tite. Temos que fazer não o que é melhor para mim, para os torcedores ou para a diretoria, mas o que é melhor para o Santos”, comentou o treinador, criticado principalmente pelo futebol pragmático e pouca criatividade na campanha alvinegra na Série B.

No começo do ano, Carille comandou o Santos, ainda com elenco em formação, até a final do Paulistão. O time chegou a vencer o Palmeiras por 1 a 0 no primeiro jogo, mas perdeu o segundo por 2 a 0 e foi vice-campeão. Durante a temporada, as críticas aumentaram, e o técnico chegou a ser especulado no Corinthians.

Segundo disse o presidente Marcelo Teixeira, em entrevista recente ao Estadão, não houve intenção do clube santista em demitir ou tentar um acordo para a saída de Carille. “O único momento que nós aventamos essa possibilidade foi quando o próprio profissional começou a dar uma impressão de que ele pudesse se transferir. Naquela oportunidade ficamos um tanto receosos de que pudesse haver um rompimento do contrato, mas lidamos bem. Naturalmente continuamos a prestigiar o trabalho na busca do principal objetivo, que é o acesso”, falou Teixeira.

A boa relação de Teixeira com Carille se repetia entre o elenco e o treinador. Apesar de uma base de atletas ser maNtida, muitas das peças do grupo atual não devem estar entre os que formarão o plantel de 2025.

“Ao terminar (a Série B) nós teremos tempo suficiente para fazer uma avaliação de 2024. Uma avaliação diferente da que nós fizemos em 2023, de reformular totalmente o elenco em 15 dias. Não acreditamos que haja a necessidade de uma reformulação como foi feita lá atrás. Nós temos uma base e atletas que podem compor o elenco, mas naturalmente pretendemos dar uma qualidade e força maior a esse grupo visando o próximo ano. Até porque não é apenas ter qualidade, mas um pouco mais de quantidade porque vamos disputar mais competições”, avaliou Teixeira.

Esta é a segunda passagem de Carille pelo Santos. Ele já havia assumido o time em setembro de 2021 e mantido para 2022. Em fevereiro, porém, o técnico foi demitido após uma derrota para o Mirassol no Paulistão. Desde então, ele passou por Athletico-PR e estava no V-Varen Nagasaki, do Japão.

O retorno do técnico ao Santos foi marcado por uma polêmica com o clube japonês, que acusou os santistas de não cumprirem ritos formais para a rescisão de Carille e chegou a ir à Fifa para cobrar a multa rescisória do treinador.

Nesta passagem, Carille comandou a equipe por 53 partidas, sendo 30 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. O aproveitamento é de 62% Não se sabe se ele comandará o Santos no último compromisso da temporada, contra o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo, 24, às 18h30.

O time pernambucano é quarto colocado, mas pode ser ultrapassado pelo Ceará, que enfrenta o América-MG nesta segunda-feira. A depender do resultado, Sport, Ceará, Goiás, Mirassol e Novorizontino vão brigar por uma vaga na Série A de 2025.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).