Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sebrae, Arauco e Prefeitura de Inocência conectam empresários a um dos maiores projetos de celulose

Instituições lançaram programa "Conexão Arauco", para apoiar empreendedores locais no atendimento às demandas que surgirão a partir da chegada da fábrica de celulose no município

Continue lendo...

O Sebrae/MS, a Prefeitura de Inocência e a Arauco lançaram, nesta quarta-feira (15), o programa Conexão Arauco. A iniciativa visa preparar empreendedores locais para o atendimento às demandas que irão surgir com o desenvolvimento do “Projeto Sucuriú”, primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil, referência global neste setor, em produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia. Durante o evento, houve a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as instituições para fomentar o encadeamento produtivo da região.

A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatizou o compromisso com Inocência diante de um empreendimento deste tamanho. “Nós estamos trabalhando o programa Cidade Empreendedora em Inocência há quase três anos, em uma grande parceria com a Prefeitura. Chegou o momento de iniciarmos um trabalho com os fornecedores, promovendo conexões, apoiando e preparando os pequenos empresários para o atendimento às demandas de uma grande empresa. Esse é o papel do Sebrae, fomentar a economia local e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento”, destacou.

O gerente de relações institucionais e ESG da Arauco, Theófilo Militão, reforça a importância desta parceria. “Recebemos no dia 10 de maio a Licença de Instalação que permite tirar o Projeto do Papel e dar início às obras da futura fábrica. Hoje, estamos aqui para conectar a cadeia de serviços que o projeto vai gerar – não apenas para Inocência – como para toda a região. Nossa expectativa é que os pequenos e médios empresários aproveitem essas oportunidades, se capacitem, busquem o Sebrae e estejam prontos para atender a demanda que irá surgir a partir de agora”, pontuou.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos (Toninho da Cofapi) ressaltou que não faltará planejamento, frente ao maior empreendimento da história do município. “Em conjunto com o Governo do Estado, a Arauco e o Sebrae, nós começamos este planejamento há muito tempo. Acreditamos que a partir de agora, os empresários de Inocência terão a maior oportunidade de suas vidas. Portanto, queremos que eles busquem capacitação e aproveitem este momento único, sempre olhando para o futuro”, aconselhou.

Marketing territorial para Inocência

Durante o evento, também foi realizada mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município: o Branding Book Municipal. O documento traz estratégias para posicionar Inocência como a cidade “onde o romance saiu do papel”. O conceito une o apelido “Cidade Romance” dado pelo escritor Visconde Taunay, com o produto papel, em alusão à celulose, atividade econômica crescente na região.

Além de conceituar a marca territorial, o documento aponta um planejamento com ferramentas para promoção do novo conceito a partir de ações voltadas ao encantamento, experiência e comunicação e foi produzido em conjunto com lideranças locais e representantes da sociedade.

“Agradecemos a confiança da Prefeitura de Inocência por aderir ao Cidade Empreendedora por duas vezes consecutivas, o que resultou no aumento de 10% na abertura de novas empresas, apenas no último ano. Para o ano que vem, acredito em um novo acréscimo, o que comprova que a promoção de um ambiente favorável de negócios surte resultados”, ressaltou a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori.

Sessão de negócios promove conexões

Ainda no evento, 127 empresários de Inocência, Água Clara, Aparecida do Taboado e Três Lagoas participaram de uma sessão de negócios, que ajudou a identificar quais deles poderão se tornar futuros fornecedores da Arauco e suas EPCistas (empresas responsáveis pela construção e compra de equipamentos da nova indústria), bem como de outras grandes empresas. Além da Arauco, estiveram presentes os representantes dos empreendimentos Veolia, Andritz, Valmet, UPE e Enfil.

Uma das participantes é proprietária do Posto Passarela, estabelecimento tradicional e conhecido na cidade. Lina Luiza Campos conta que o negócio foi herdado do pai, já falecido – um entusiasta do progresso de Inocência. “Estamos muito felizes com este projeto para a cidade, que trouxe investimentos e reforçou sonhos. Começamos em 2009 por ideia do meu pai. Vou seguir o projeto dele, com muita dedicação e orgulho”, garantiu.

Conexão AraucoReprodução

Empresária no ramo de cafeteria e hotelaria, Sonia Maria da Costa passou a investir em suas empresas tão logo teve a certeza de que a futura fábrica de celulose desembarcaria no município. “Há muito tempo buscávamos esse desenvolvimento e ele chegou. É um salto muito grande para a cidade, para a região e até para o nosso Estado. Eu tenho certeza de que a minha vida empresarial dará um salto que nem eu mesma pude prever um dia”, reforça.

O empresário Atílio D’Agosto, proprietário de uma indústria de perfilados metálicos que já atende grandes indústrias em Três Lagoas, também fez questão de estar presente, visando atender o empreendimento na cidade próxima. “Estamos revivendo um momento que passamos de muitas oportunidades lá em Três Lagoas, há mais de dez anos. Inocência entra hoje numa nova esfera de negócios e por isso estamos aqui, para aproveitar junto desses empresários”, completa.

Conexão AraucoReprodução

Desenvolvimento local

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde 2021 em Inocência.

A execução do programa vem contribuindo com o ambiente de negócios do município. Segundo dados da Receita Federal, somente entre 2023 e 2024, houve um aumento de 29% do número de abertura de novas empresas em Inocência, com 215 novos negócios, além de crescimento de 9% do número de empresas ativas na cidade, que chega agora em 1.063 negócios.

Outro reflexo é o aumento de 14% no número de Microempreendedores individuais (MEI), totalizando 360 MEIs ativos no município. A partir de 2023, a Arauco anunciou a parceria com o Sebrae no Cidade Empreendedora para ações conjuntas focadas no empreendedorismo, com promoção de maior competitividade e transformação da economia.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora estão disponíveis em: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
 

Informe Publicitário

Crescimento, Expansão e o Novo Marco em Campo Grande com o Soul Corpal Living Resort

12/12/2025 00h02

Continue Lendo...

O ano de 2025 representou um período de expansão e consolidação para a Corpal, que ultrapassou fronteiras e reafirmou seu compromisso de desenvolver novas formas de viver. Neste movimento, a incorporadora lança, em breve, seu primeiro empreendimento na capital sul-mato-grossense: o Soul Corpal Living Resort.

Soul Corpal Living Resort – Campo Grande/MS

Inspirado na integração entre corpo, mente e alma, o Soul nasce para apresentar uma nova interpretação de bem-estar urbano em Campo Grande, reunindo arquitetura contemporânea e natureza.

O projeto se destaca como um exemplo de sustentabilidade, cercado por uma grande área verde, incluindo o reflorestamento com espécies nativas do Cerrado e a recuperação de dois grandes lagos, restaurando a lâmina d’água original.

A viabilização do projeto reflete o cuidado da empresa com o legado que constrói. “A viabilização do empreendimento exigiu um percurso cuidadoso junto à Prefeitura, de Campo Grande, passando por todas as análises e requisitos técnicos, processo que reforçou a segurança e a qualidade do projeto", detalha o CEO da Corpal, Fernando Fuziy.

Expansão no Centro-Oeste e o Legado de Qualidade


O ano também foi marcado pela chegada da Corpal na capital do Mato Grosso, com o lançamento do Vernissage Corpal Living Restort em Cuiabá. O movimento de expansão reforçou o propósito institucional da empresa.

"Para nós, esse movimento não foi apenas a expansão da marca no Centro-Oeste, mas um gesto simbólico de aproximação com a cidade. Fizemos questão de começar ouvindo as pessoas, dialogando com a comunidade para construir uma conexão verdadeira,” afirma Fernando.

Vernissage Corpal Living Resort – Cuiabá/MT

Desde sua fundação em 2008, a Corpal consolidou-se como referência no setor imobiliário, carregando o espírito empreendedor da família Fuziy. Presente em 6 estados, com mais de 8 milhões de m² urbanizados e 70 empreendimentos lançados, a empresa mantém seu compromisso com tradição, inovação e qualidade de vida.


A Corpal reafirma que sua missão vai muito além da construção de condomínios. O propósito da incorporadora é criar experiências e espaços que transformem a vida das pessoas, promovendo bem-estar, qualidade de vida e conexão com o entorno.

Cada empreendimento representa uma nova história em andamento, resultado de um trabalho guiado pela inovação, pela responsabilidade e pelo compromisso em entregar exatamente aquilo que promete. Seguir com esse legado é parte essencial da identidade e do futuro da empresa.

Confiança e entregas que conectam


Em Dourados, a entrega do Portofino Corpal Living Resort marcou um capítulo de convivência e bem-estar. A confiança dos clientes é a essência da relação construída ao longo dos anos, como resume Luís Albertini, morador do empreendimento:

“Minha relação com a Corpal começou com meu pai, quando comprou Porto Madero e Porto Center. A confiança só aumentou. No Portofino, compramos no lançamento. O mais especial é ver que tudo o que estava no book é exatamente o que foi entregue. A piscina, o design, cada detalhe. Tudo igual. O que a Corpal promete, ela entrega.”

Portofino Condomínio Spa Resort – Dourados/MS

Outro destaque do ano foi o lançamento do Royale Premium Corpal Living Resort em Tangará da Serra (MT), consolidando a expansão no Mato Grosso.


Além dos projetos, 2025 foi um ano de conexões por meio de grandes eventos esportivos, como a presença na Maratona de Campo Grande, no Carandá Open (tênis) e no Terras Brasil Invitation (golfe), fortalecendo o vínculo com a comunidade.


Com novos sonhos no horizonte, novos empreendimentos e novas possibilidades, a Corpal segue avançando com a certeza de que essa trajetória está apenas começando. O que a Corpal constrói não é comum.

Informe Publicitário

Energisa completa 11 anos em Mato Grosso do Sul com investimentos e olhar para o futuro

Com R$ 771 milhões em investimentos só em 2025, a distribuidora amplia a infraestrutura e apoia o desenvolvimento econômico e social

24/11/2025 00h00

Continue Lendo...

A Energisa celebra 11 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, com um forte compromisso com o crescimento do estado. Desde 2014, a distribuidora investiu R$ 4,7 bilhões em modernização da rede elétrica, construção de subestações e programas de eficiência energética e responsabilidade social.

Só em 2025, serão aplicados R$ 771 milhões para acompanhar a expansão econômica e populacional de Mato Grosso do Sul, que completa 48 anos em outubro.

Energia que acompanha o desenvolvimento do estado

Para atender seus mais de 1,2 milhão de clientes, a Energisa MS investe continuamente em infraestrutura elétrica. Este ano, foram inauguradas duas novas subestações, aumentando a capacidade de fornecimento de energia, com um aumento de 18 MVA nas subestações e 120 MVA na rede de distribuição.

Além disso, foram adicionados 846 km de novas linhas e redes elétricas, fortalecendo a rede e garantindo mais segurança para os 74 municípios atendidos.

 

Mais qualidade no serviço para quem vive aqui

O impacto da Energisa também se reflete na qualidade do serviço prestado. Nos últimos 11 anos, a média de horas sem energia caiu 31% e o número de interrupções reduziu em 40%, mesmo com os desafios de atender a extensa rede rural e as áreas remotas do Pantanal.

Ilumina Pantanal: energia limpa para quem vive em áreas remotas

A empresa tem ainda um grande orgulho do programa Ilumina Pantanal, que, desde 2021, levou energia solar para 2.890 famílias ribeirinhas e comunidades indígenas. Em 2025, o programa já garante energia para 6 escolas e cerca de 300 crianças. Além disso, o programa Nossa Energia tem promovido o uso consciente de energia, com a substituição de mais de 6.000 geladeiras e 700 mil lâmpadas por modelos mais eficientes.

Reconhecimento que inspira

O trabalho realizado no estado tem rendido conquistas importantes. Em 2025, a Energisa MS recebeu:

  • 2º lugar como Melhor Distribuidora das regiões Norte/Centro-Oeste (ABRADEE)
  • 3º lugar em Gestão da Inovação (ABRADEE)
  • Prêmio de Boas-Práticas pelo Ilumina Pantanal (FGV)
  • Destaque no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) como melhor distribuidora da região Centro-Oeste entre as empresas com mais de 400 mil clientes

“Vivemos em um mundo em constante transformação, pautado pela inovação e compromisso cada vez maior com a sociedade e a sustentabilidade. Nesse contexto, a demanda por energia confiável e de qualidade é fundamental para o crescimento econômico e social do estado”, conclui Paulo Roberto dos Santos.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).