Gerenciar as emoções para aprender a lidar com situações adversas é um objetivo demarcado por toda e qualquer pessoa, mas a inteligência emocional não tende a ser alcançada com tamanha facilidade. Além de garantir o reconhecimento dos melhores cenários a imergir, a eficiência garante um caminho mais prático para se comunicar com o externo.
De acordo com especialistas, é possível diferenciar pessoas com alta inteligência emocional, principalmente diante da forma de se portar rotineiramente. Porém, algumas frases são recorrentes nos vocabulários desses indivíduos. Sobretudo, não há uma fórmula exata para a evolução sentimental ser atingida, mas as expressões tendem a promover relacionamentos saudáveis, duradouros e autênticos.

Um exemplo prático do estudo defendido por psicólogos está no tocante à resolução de conflitos. Uma simples palavra pode contornar o percurso de uma discussão degradante, oferecendo um diálogo caloroso. Em suma, o forte de quem possui equilíbrio mental é trazer soluções mais dinâmicas e menos conturbadas, o que pode ser evidenciado em simples atitudes.
Quais são as frases ditas por pessoas com alta inteligência emocional?
“Não me sinto confortável”: embora muitas pessoas achem que a frase pode soar como grosseria, é apenas um reflexo de maturidade. Segundo a psicologia, relatar as emoções por meio do diálogo honesto previne conflitos silenciosos.
Estou trabalhando nisso”: nem todo mundo aceita críticas, mas pessoas com ótima inteligência emocional sabem contornar as cobranças e transformá-las em resultados. Isso demonstra abertura e resiliência em enxergar a visão do outro.
Sinto muito que você esteja sofrendo”: quando as pessoas se deparam com situações problemáticas, é normal que as mãos fiquem atadas, mas não no sentido literal. Dizer a alguém que você reconhece o sofrimento alheio é a melhor saída, tendo em vista que não há a necessidade de encontrar soluções imediatas.
É normal sentir raiva ou tristeza”: a validação emocional é uma das chaves para a evolução emocional. Dessa forma, deixar claro que vivenciar emoções desagradáveis faz parte da vida valida a vulnerabilidade humana, ajudando a reduzir a culpa frequentemente associada à raiva ou à tristeza.
“Eu sou responsável por mim mesmo”: essa frase é dita por pessoas que não costumam descontar suas frustrações nos outros. Reconhecer e entender que as reações pessoais são de responsabilidade própria demonstra autoconsciência e capacidade de regular as próprias respostas.
“Não”: visto como grosseria por grande maioria da população, a negação estabelece limites saudáveis nos relacionamentos interpessoais. Os especialistas confirmam que saber recusar pedidos excessivos preserva a identidade individual e previne o esgotamento emocional.
“Não é pessoal”: por fim, mas não menos importante, lembrar a si mesmo e aos outros que muitas ocorrências não são um ataque direto ajuda a manter um clima harmonioso. Sobretudo, a frase em questão evita conflitos desnecessários, mantendo uma visão clara da dinâmica social.





