Pegando a todos de surpresa, a Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou a descoberta de um dos maiores diamantes do Brasil. Localizada em Coromandel, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, a pedra bruta apresenta 646,78 quilates. Para fins comparativos, o cristal de maior importância segue sendo o Getúlio Vargas, de 727 quilates, encontrado em 1938, na mesma cidade.
Segundo informações preliminares da ANM, o diamante foi encontrado em uma área com Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), o que garante que a extração ocorreu dentro da legalidade e sob fiscalização oficial. O detalhe curioso é que o registro da descoberta ocorreu em maio deste ano, mas somente meses depois foi anunciado.

A descoberta ligou o sinal de alerta das autoridades e empresas especializadas em exploração. Isso porque Coromandel foi posicionada novamente como a grande percussora no tocante à extração de gemas a nível internacional. No entanto, é válido destacar que, mesmo o cristal sendo encontrado no Brasil, os valores não serão amplamente injetados no país.
Inegavelmente, a gema será lançada ao mercado internacional por cifras alarmantes, mas apenas 2% do valor de venda retornará ao Brasil em forma de impostos. A título de compreensão, esse percentual é definido pela Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e representa uma fração mínima diante da riqueza extraída do território nacional.
O lado favorável da descoberta é que os recursos são obrigatoriamente destinados a áreas como saúde, educação e infraestrutura local, beneficiando assim os moradores do município mineiro. Agora, para que a comercialização seja colocada adiante, precisará passar pelas regras do Processo de Certificação de Kimberley (CPK), a fim de evitar que pedras preciosas financiem conflitos ou atividades ilegais.
Cidade dos diamantes no Brasil
Com pouco mais de 28 mil habitantes, Coromandel foi eleita pela Agência Nacional de Mineração como uma das quatro áreas produtoras de diamantes brutos em atividade no país. O protagonismo é dividido com Bahia, Piauí e Mato Grosso. Contudo, os três maiores diamantes encontrados no Brasil foram todos em território mineiro.
“Para nós de Coromandel é motivo de muito orgulho e alegria possuir as três maiores pedras de diamante do Brasil. Nossa cidade nasceu por causa das descobertas das pedras preciosas, tanto que o Monumento do Centenário, que fizemos em 2023, foi uma estátua do garimpeiro Joaquim Venâncio e a réplica da maior pedra do Brasil, a Getúlio Vargas, de 726 quilates. Os diamantes abriram as portas para que a cidade esteja hoje entre as 100 mais do agronegócio brasileiro e também se tornasse um berço da cultura”, disse o prefeito Fernando Breno.





