Embora muitos brasileiros não saibam, o Brasil possui o maior trajeto de um trem de passageiros de toda a América do Sul. Trata-se da Estrada de Ferro Carajás, mantida em operação pela Vale e que percorre quase mil quilômetros entre os estados do Pará e Maranhão. O detalhe imersivo que tem atraído vários viajantes é a possibilidade de contemplar, durante o trajeto, as belezas da floresta amazônica.
Para uma melhor compreensão, a viagem entre São Luis (MA) e Parauapebas (PA) tem duração de cerca de 16 horas. Nesse ínterim, a locomotiva embarca passageiros em 15 cidades, chegando a registrar a imersão, no ano passado, de 423 mil viajantes. Com 40 anos de operação, a Estrada de Ferro Carajás promete seguir trilhando por longos anos ainda.

A quem desejar se aventurar no maior trajeto de um trem de passageiros do continente, a saída ocorre sempre às segundas, quintas e sábados, às 8h, partindo de São Luís. Por outro lado, a partida de Parauapebas, onde fica a mina de Carajás, é às 8h às terças, sextas e domingos. No mais, o valor do trecho completo no vagão executivo é R$ 170 e R$ 90 na classe econômica.
Com a finalidade de entregar uma viagem mais confortável e aconchegante, todo o trem é equipado com ar-condicionado e os passageiros podem fazer as refeições em um vagão do restaurante. Em resumo, cada passageiro pode levar gratuitamente uma mala de até 35 quilos e uma bolsa pequena. Assim, a locomotiva percorre 27 cidades, mas somente em 15 há estações de embarque e desembarque.
Outro trem que se destaca no Brasil
Da mesma forma como ocorre em países europeus, em que viajantes podem entrar em um trem e percorrer diversos países, no Brasil também é possível fazer o mesmo, mas apenas conhecendo cidades. A título de curiosidade, todos os dias, um trem sai de Vitória para Minas Gerais, passando por 42 cidades em cerca de 13 horas. A aventura é indicada para aquelas pessoas que desejam conhecer as belezas do país.
Devido ao fato de o trajeto ter mais de 600 quilômetros de extensão, a partir das 7 horas, os interessados já podem estar na estrada de ferro que vai de Cariacica, em Vitória, para Belo Horizonte, em Minas Gerais. De acordo com o cronograma da Vale, empresa responsável pela ferrovia, a previsão de chegada ao destino final é às 20h30.
O percurso exuberante coloca em evidência a riqueza da biodiversidade brasileira, contornando rios e matas de tirar o chapéu. A estrada de ferro permite a descida ou subida em 30 pontos distintos, tornando cada passeio inesquecível. Por outro lado, há ainda um trem adicional que faz um percurso entre Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais, além de um exclusivo para o acesso de cadeirantes.





