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Tragédia com avião da Air India: o que a caixa-preta pode nos dizer sobre acidentes aéreos

O voo da Air India - um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu em 12 de junho e matou pelo menos 260 pessoas

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Uma conclusão preliminar sobre o acidente aéreo da Air India no mês passado sugeriu que os interruptores de controle de combustível da aeronave foram desligados, privando os motores de combustível e causando uma perda de impulso do motor logo após a decolagem.

O relatório, divulgado no sábado, 12, pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia, também revelou que um dos pilotos foi ouvido no gravador de voz da cabine perguntando ao outro por que ele cortou o combustível no momento final do voo. O outro piloto respondeu que não tinha feito isso.

O voo da Air India - um Boeing 787-8 Dreamliner - caiu em 12 de junho e matou pelo menos 260 pessoas, incluindo 19 em terra, na cidade de Ahmedabad, no noroeste do país. Apenas um passageiro sobreviveu ao acidente, que é um dos piores desastres aéreos da Índia.

O relatório baseou suas conclusões nos dados recuperados das caixas-pretas do avião - gravadores de voz da cabine e gravadores de dados de voo combinados. Aqui está uma explicação sobre o que são caixas-pretas e o que elas podem fazer.

O que são caixas-pretas?

O gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo são ferramentas que ajudam os investigadores a reconstruir os eventos que levaram a um acidente aéreo. Eles são de cor laranja para facilitar sua localização nos destroços, às vezes em grandes profundidades oceânicas. Geralmente são instalados na seção da cauda do avião, considerada a parte mais resistente da aeronave, de acordo com o site do National Transportation Safety Board (NTSB).

O que o gravador de voz da cabine faz?

O gravador de voz da cabine coleta transmissões de rádio e sons, como as vozes dos pilotos e os ruídos do motor, de acordo com o site do NTSB. Dependendo do que aconteceu, os investigadores podem prestar muita atenção ao ruído do motor, avisos de estolagem e outros cliques e estalos, disse o NTSB. E a partir desses sons, os investigadores muitas vezes podem determinar a velocidade do motor e a falha de alguns sistemas. Os investigadores também podem ouvir as conversas entre os pilotos e a tripulação e as comunicações com o controle de tráfego aéreo Os especialistas fazem uma transcrição meticulosa da gravação de voz, o que pode levar até uma semana.

O que faz o gravador de dados de voo?

O gravador de dados de voo monitora a altitude, a velocidade e o rumo do avião, de acordo com o NTSB. Esses fatores estão entre os pelo menos 88 parâmetros que os aviões recém-construídos devem monitorar. Alguns podem coletar o status de mais de 1.000 outras características, desde a posição do flap da asa até os alarmes de fumaça. O NTSB disse que pode gerar uma reconstrução em vídeo animada por computador do voo a partir das informações coletadas.

Quais são as origens da caixa-preta?

Pelo menos duas pessoas são creditadas pela criação de dispositivos que registram o que acontece em um avião. Uma delas é o engenheiro aeronáutico francês François Hussenot. Na década de 1930, ele descobriu uma maneira de registrar a velocidade, altitude e outros parâmetros de um avião em um filme fotográfico, de acordo com o site da fabricante europeia de aviões Airbus.

Na década de 1950, o cientista australiano David Warren teve a ideia do gravador de voz da cabine, de acordo com seu obituário da AP de 2010. Warren estava investigando a queda do primeiro avião comercial a jato do mundo, o Comet, em 1953, e achou que seria útil para os investigadores de acidentes aéreos ter uma gravação das vozes na cabine, disse o Departamento de Defesa australiano em um comunicado após sua morte. Warren projetou e construiu um protótipo em 1956. Mas levou vários anos para que as autoridades compreendessem o quão valioso o dispositivo poderia ser e começassem a instalá-lo em companhias aéreas comerciais em todo o mundo.

Por que o nome "caixa-preta"?

Alguns sugeriram que ele deriva do dispositivo de Hussenot porque usava filme e "funcionava continuamente em uma caixa à prova de luz, daí o nome ‘caixa-preta’", de acordo com a Airbus, que observou que a cor laranja foi escolhida para a caixa desde o início para facilitar sua localização.

Outras teorias incluem o fato de as caixas ficarem pretas quando carbonizadas em um acidente, escreveu a revista Smithsonian Magazine em 2019. A mídia continua a usar o termo, escreveu a revista, "por causa da sensação de mistério que ele transmite após um desastre aéreo".

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narcotráfico ou petróleo?

Petros diz que corpos no mar podem ser de vítimas de bombardeio dos EUA

Dois corpos foram localizados no mar do lado colombiano e vários outros do lado da venezuela na semana passada

08/12/2025 07h10

Gustavo Petro, desafeto do Governo dos EUA, cobra investigação internacional para descobrir identidade e causa da morte das vítimas

Gustavo Petro, desafeto do Governo dos EUA, cobra investigação internacional para descobrir identidade e causa da morte das vítimas

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O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu neste domingo, 7, a abertura de uma investigação sobre o achado de dois corpos na beira do mar em um povoado na fronteira com a Venezuela e sugeriu que as mortes podem ter sido causadas por um bombardeio americano no Caribe.

Na quinta-feira, 4, a rede pública de televisão RTVC informou sobre a descoberta de dois corpos nesse povoado e de vários outros no lado venezuelano, sem precisar o número.

"Peço ao Instituto de Medicina Legal que estabeleça as identidades (...). Podem ser mortos por bombardeio no mar", escreveu Petro na rede social X. Um porta-voz da polícia confirmou à AFP que os corpos foram encontrados em uma praia de pescadores no departamento de La Guajira (norte).

Em outubro, Petro já havia acusado Washington de violar a soberania colombiana e de matar um pescador durante operações militares americanas contra o narcotráfico no Mar do Caribe.

Segundo ele, o colombiano Alejandro Carranza morreu em um dos ataques realizados por forças dos Estados Unidos que, desde agosto, têm concentrado ações na Venezuela e em áreas próximas às águas territoriais da Colômbia.

À época, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Colômbia não receberá mais subsídios americanos. Em publicação na rede social Truth Social ele justificou a medida dizendo que o presidente colombiano, Gustavo Petro, é um líder do tráfico de entorpecentes, "que incentiva fortemente a produção maciça de drogas". O chefe da Casa Branca, porém, não apresentou provas sobre suas acusações.

Na ocasião, o presidente colombiano negou qualquer vínculo com o narcotráfico e disse não compreender "a ganância" que, segundo ele, define o capitalismo.
 

deslizamento de terra

Naufrágio deixa mortos e desaparecidos na Amazônia peruana

Informações iniciais apontam que pelo menos 12 pessoas morreram e em torno de 60 seguiam desaparecidas

02/12/2025 07h29

Naufrágio de duas embarcações de passageiros foi provocado por um deslizamento de terra na margem do rio Ucayali

Naufrágio de duas embarcações de passageiros foi provocado por um deslizamento de terra na margem do rio Ucayali

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Ao menos 12 pessoas morreram e cerca de outras 60 estão desaparecidas após o naufrágio de duas embarcações de passageiros provocado por um deslizamento de terra na margem do rio Ucayali, um dos principais rios da Amazônia peruana, nesta segunda-feira, dia 1º.

Imagens divulgadas pela mídia local mostravam mulheres de mãos dadas com crianças, correndo e chorando às margens do rio; pessoas tentando reanimar sobreviventes do naufrágio que estavam no chão, tossindo água; e, até mesmo sobreviventes saindo do rio por conta própria.

O incidente aconteceu durante a madrugada quando as duas embarcações estavam atracadas. Uma delas foi esmagada durante o deslizamento, enquanto a outra virou devido ao impacto da terra com o rio, que gerou uma "grande onda".

As equipes de resgate informaram que a lista de passageiros se perdeu, então não é possível determinar ao certo quantas pessoas estavam a bordo no momento da tragédia.

Corpos foram encontrados flutuando no rio, alguns a até 3 km do local do acidente, em meio a fortes correntes.

Este não foi o único acidente do tipo ocorrido em 2025. Em maio, uma colisão entre uma embarcação da Marinha peruana e um navio-tanque da petrolífera anglo-francesa Perenco, no rio Amazonas, deixou dois marinheiros mortos e um desaparecido.

Em setembro de 2024, outro acidente ocorreu no mesmo rio Ucayali, após uma embarcação colidir com um tronco submerso, resultando em seis mortos e mais de 80 pessoas resgatadas com vida. Na região do Ucayali, assim como em outras partes da Amazônia peruana, os rios são o meio de transporte mais utilizado devido à falta de estradas. Fonte: Associated Press.
 

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