Recorrer ao uso de apelidos e nomes engraçados é comum na disputa eleitoral. Na última quinta-feira (15), chegou ao fim o prazo para que os partidos registrassem as candidaturas para as Eleições Municipais de 2024, que devem levar 2 milhões de sul-mato-grossenses às urnas no dia 6 de outubro.
A lista de candidatos, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com Abelha, Lagartixa, Jacaré e vários outros nomes inusitados, confira:
Reino Animal
Jose Abelha Neto, do PSB, registrou sua candidatura apenas como "Abelha", nome que chama atenção pela referência ao inseto listrado, e aparece na lista acompanhado de dois répteis famosos: lagartixa e jacaré.
Os animais estão presentes no nome dos candidatos Alfredo Lagartixa, da Democracia Crisã, e Eliezer Jacaré, do União Brasil.
Música e Cinema
Alguns candidatos optaram por homenagear astros da música e personagens do cinema, como Cazuza, nome utilizado por Derly dos Reis de Oliveira, do Avante, e Hulk, que se trata de Wilson Luis Fontana Cordeiro, do PSOL REDE.
Habilidades
Teve até candidato querendo atrair eleitores fazendo referência a habilidades, como é o caso do Marcos Bom de Bola, do PSD.
Bairrista
Também temos os candidatos bairristas, como o Caio Ribeiro do Aero Rancho, da DC; Ismael Cria do Aero Rancho e Kaio do Tiradentes, ambos do Republicanos; Julio do Campo Nobre, do Podemos, e Lindaura do Rouxinóis, do PSDB/Cidadania.
Profissões
Há uma grande quantidade de candidatos que referenciaram suas profissões em seus nomes, como forma de identificar ou destacar suas funções.
Os professores dominam a lista, com 35 candidatos registrados utilizando a nomenclatura.
Além deles, 11 "doutores" e duas enfermeiras aparecem na lista de candidatos.
A área de segurança pública também se faz bastante presente, com três coronéis, três subtenentes, dois sargentos. uma delegada, um policial, dois investigadores e dois guardas civis metropolitanos.
Mas também encontramos nomes como Bakana Radialista (PRD), Bira Mecânico (PSOL/REDE), Carlinhos da Farmácia (PL), Celsinho Lanches (PSB), Marcinho do Posto (DC), Elena da Pizzaria (Avante), Klebinho da Padaria (Republicanos), entre outros.
Religiosos
Outros optam por suas funções na fé para se destacar. Sete candidatos utilizaram o termo "pastor" em seus nomes, e outros dois optaram pela sigla PR. Duas candidatas utilizaram "missionária" em seus nomes, e um utilizou "diácono".
Nomes de peso
Alguns nomes bem conhecidos pelo povo, como o do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PDT), e Maurício Picarelli (União), que já foi deputado estadual, também se fazem presentes.
O ex-juiz federal Odilon de Oliveira, que já concorreu ao governo de MS, também tenta cargo como vereador, pelo partido da atual prefeita, Adriane Lopes.
Candidaturas em MS
Mato Grosso do Sul terá 232 candidatos a prefeito e 6,7 mil a vereador nos 79 municípios do estado.
Na capital sul-mato-grossense, serão oito candidatos à Prefeitura, oito candidatos a vice-prefeito e 482 candidatos a vereador, ou seja, a disputa será de 17 candidatos para cada uma das 29 vagas.
A lista completa das candidaturas, já registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode ser acessada no portal de Divulgação de Candidaturas Eleitorais do TSE, o DivulgaCand.