Política

ELEIÇÕES 2024

Com fim das convenções, disputa por vaga na Câmara tem série de pesos pesados

Últimos encontros partidários realizados no fim de semana trouxe nomes como o de Maurício Picarelli e do juiz Odilon Oliveira, que competem por cargo na Câmara Municipal entre candidatos que tentam reeleição

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Na disputa das eleições deste ano, em que os cidadãos escolhem representantes para o Executivo e Legislativo municipais, os campo-grandenses devem se deparar nas propagandas eleitorais e nas urnas com uma série de rostos conhecidos que tentam voltar às cadeiras da Casa de Leis da Cidade Morena. 

Entre os nomes de peso evidenciados nos últimos encontros partidários que aconteceram no fim de semana, das siglas União Brasil e Partido Progressistas, aparecem, por exemplo, o ex-juiz federal Odilon de Oliveira, que tenta cargo como vereador pelo partido da atual prefeita, Adriane Lopes. 

Juíz de direito entre 1982 e 1986, e federal de 1987 a 2017, Odilon se filiou ao Partido Democrático Trabalhista em 2017 para tentar carga como Governador de Mato Grosso do Sul, sendo derrotado, porém, pelo tucano Reinaldo Azambuja no 2º turno das eleições de 2018.  

Ainda que não tenha conquistado o cargo eletivo, o nome e influência do ex-juiz foi suficiente para emplacar seu herdeiro, Odilon de Oliveira Júnior, como vereador eleito com 6.825 votos para mandato entre 2017 a 2020.

Na corrida eleitoral deste ano há nomes conhecidos do cenário político que tentam reverberar mais uma vez entre os campo-grandenses, como: 

  • PROFº JUARI (PSDB/CIDAD)
  • AYRTON ARAÚJO (PT) 
  • Silvio Pitú (PSDB) 
  • Prof. Riverton (PP)
  • HERCULANO BORGES (REP)
  • RONILÇO GUERREIRO (PODE)
  • JEAN FERREIRA (PT)
  • JUNIOR LONGO (REP)  
  • JUNIOR CORINGA (MDB)
  • RAFAEL TAVARES (PL)
  • CLODOILSON PIRES (PODE)
  • LUIZA RIBEIRO (PT)
  • ATHAYDE NERY (PSDB/CIDAD)
  • DELEGADA SIDNEIA (REP)
  • DR JAMAL (MDB) 
  • PAPY (PSDB/CIDAD)
  • WILTON ACOSTA (REP) 
  • DR LOESTER (MDB)
  • TIO TRUTIS (PL) 
  • ADONIS MARCOS (PSDB/CIDAD)

Lugar ao sol

Na própria sigla, Odilon disputa com parlamentares que passaram recentemente pela Câmara e tentam reeleição, como Delei Pinheiro; professor João Rocha; Marcos Tabosa; Dr. Sandro Benites; Beto Avelar; Tiago Vargas e Valdir Gomes. 

Além de Odilon, quem tenta voltar aos holofotes da política é o radialista, jornalista e ex-deputado Maurício Picarelli, que tenta agora entrar na Casa de Leis, onde também teve força para emplacar sua esposa, Magali, que por sua vez encerrou mandato parlamentar em 2016.  

Picarelli aparece na relação de candidatos a vereadores pelo União Brasil, ao lado de nomes que também tentam voltar à Casa de Leis, como o Dr. Lívio Leite; Paulo Pedra, com passagens antigas na Câmara, e o Coronel Alírio Villasanti, que inclusive encerra mandato como parlamentar na atual legislatura e quer reeleição. 

Pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), quem também tenta voltar à Casa de Leis é o ex-prefeito Marquinhos Trad, que teve mandato parlamentar entre 2004 a 2007; eleito na Assembleia Legislativa por três vezes seguidas até chegar ao Executivo Municipal em 2017. 

Cabe lembrar que em 2022 Marquinhos deixou a cadeira da Prefeitura de Campo Grande para tentar concorrer como governador, onde teve pouco mais de 8% dos votos válidos no primeiro turno. 

Ocupando a sexta colocação no pleito de 2022, Marquinhos agora volta à corrida política que traz nomes que estavam na eleição daquele ano e desbancaram o ex-prefeito; como Rose Modesto, que quer chefiar a Capital, e de Giselle Marques (PT), que também quer chegar à Câmara pelo Partido dos Trabalhadores.  

 

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Política

Eleições 2024: redes se destacam nas eleições, mas não substituem papel de rádio e TV

A propaganda eleitoral gratuita nos tradicionais veículos de comunicação começou na sexta-feira, 30, e vai até o dia 3 de outubro

08/09/2024 14h00

Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS Fonte: Agência Senado

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A influência das redes sociais nas eleições municipais deste ano transformou o cenário das campanhas eleitorais, embora ainda não seja suficiente para substituir o papel central do rádio e da televisão. Especialistas ouvidos pelo Broadcast Político consideram o horário eleitoral gratuito um formato capaz de validar a narrativa partidária construída na internet, mas não só.

A propaganda eleitoral gratuita nos tradicionais veículos de comunicação começou na sexta-feira, 30, e vai até o dia 3 de outubro, em uma primeira etapa antes do primeiro turno de votação, marcado para 6 de outubro. Os partidos e candidatos terão 35 dias para apresentar suas propostas em duas inserções obrigatórias na programação das emissoras. Esse período no pleito passado era de 45 dias.

Especialistas apontam que a redução pode estar relacionada tanto à chegada de novos formatos de campanha quanto à diminuição de recursos, pois as redes sociais se mostram um meio mais econômico, prático e de grande alcance. Ainda assim, dizem não acreditar que uma substituirá a outra a médio prazo.

"A TV nos entrega uma imagem de confiança em relação àquilo que está nas redes. As mídias sociais são conhecidas tanto por entregar tudo como também de tudo, e às vezes esse espaço acaba ficando confuso, enquanto a TV é [o conteúdo] exatamente como é posto, sem muitas interferências", analisa o professor de Administração Pública da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Daniel Pinheiro.

A substituição de um formato pelo outro não se concretiza porque eles tendem a se complementar em termos de público e conteúdo, segundo Pinheiro. Isso se deve ao fato de ainda existir um público tradicional que não têm amplo acesso às redes sociais ou que prefere uma comunicação mais convencional.

"A TV dá possibilidade de democratizar o acesso. Precisamos evitar olhar só a partir da nossa bolha, porque ela ainda desempenha um papel central nas famílias brasileiras. Não se pode abrir mão, mas pode modificar o formato, como fizemos esse ano, por exemplo", complementa o cientista político Magno Karl.

Karl vê ainda que a redução do período eleitoral desfavorece os candidatos "menos conhecidos", que têm pouco engajamento nas redes sociais e, como resultado, menos tempo para se apresentarem, especialmente devido às restrições fora do tempo de campanha.

João Finamor, professor de Marketing da ESPM, analisa o cenário como oportunidade "crossmedia" da campanha. Observa que alguns candidatos tradicionais ainda adotam estratégias de marketing mais antigas e têm dificuldade em lidar com os chamados nativos digitais, que, com seu posicionamento específico, estão ganhando espaço nessa corrida eleitoral.

Um exemplo é o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), que nasceu da internet e utiliza um formato como um posicionamento de marca, inclusive com estratégias de marketing e vendas, segundo o especialista.

"Hoje a gente vive um marketing 360. A grande estratégia é vincular conteúdo em todas as plataformas, com tudo sendo transacional. Usar a TV é uma estratégia de conscientização de marca e as redes é o topo de funil, processo de aquisição, então a televisão é só um momento da minha estratégia toda", diz.

Finamor analisa que os candidatos são produtos e precisam ver os eleitores como clientes para criar a narrativa a partir da jornada deles durante a campanha eleitoral. Há três momentos, explica: topo de funil (ser conhecido), consciência (desperta intenção e se conecta aos valores e proposta) e a conversão (votos).

Para o professor Daniel Pinheiro, muitos políticos já compreenderam que a campanha eleitoral não se limita ao período oficial, mas é construída ao longo dos anos. O candidato à reeleição de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), é um exemplo. Somou ao longo de sua gestão mais de 600 mil seguidores nas redes sociais. Chegou a ser chamado de "prefeito tiktoker" por seus inúmeros aparecimentos na internet. Surfou na onda dos memes e desenvolveu vídeos específicos para este público.

Já Marçal, por exemplo, se construiu em cima da narrativa empresarial e foi chamado de coach na internet ao publicar vídeos motivacionais. Tabata Amaral (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL) focaram seus perfis em uma linguagem mais institucional e não "souberam usar o poder da internet", segundo o especialista em marketing Finamor.

Neste ano, a propaganda eleitoral na internet conta com algumas novidades, como regras para o uso de inteligência artificial e vedação absoluta do deepfake, sob pena de cassação do candidato. As resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também criam mais obrigações para as plataformas digitais, que deverão agir proativamente contra a disseminação de discursos de ódio e conteúdos que configurem crime contra o Estado de Direito e desinformação que atinja o processo eleitoral.

Para as próximas eleições, porém, Finamor afirma que é necessário implementar uma regulamentação das redes sociais, especialmente no que diz respeito às fake news. Segundo ele, a identificação da origem do conteúdo falso seria o ponto central da discussão.

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Mato Grosso do Sul

Eleições 2024: Confira o horário e local de votação em MS

No dia 6 de outubro ocorre o primeiro turno das eleições municipais. Acerte o relógio e saiba como consultar o ponto de votação

08/09/2024 08h00

Crédito TSE-MS

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Faltando exatos 29 dias para o primeiro turno das Eleições 2024, que ocorrerá em todo o território nacional, o eleitor sul-mato-grossense deve estar atento ao horário da votação, que será das 7h às 16h, equiparado ao horário de Brasília.

O pedido de atenção no ajuste do relógio foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). A mudança de adiantar a votação em uma hora no Estado, passou a valer em 2022, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a padronização do horário, a abertura das urnas ocorre simultaneamente em todo o país. Além de Mato Grosso do Sul, eleitores do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará iniciarão o exercício da democracia uma hora antes.

Enquanto isso, no Acre a antecipação começa duas horas mais cedo e em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Uniformização

Em dezembro de 2021, o TSE aprovou por unanimidade a uniformização nacional do horário de votação por meio da Resolução nº 23.669

Mudanças

Em Campo Grande, onde 646.216 eleitores estão aptos ao exercício democrático, é importante estar atento às alterações nos principais locais de votação.

O Colégio Joaquim Murtinho, que está em reforma, teve seus 3 mil eleitores que costumavam votar nesse local redirecionados para novos endereços. Outros colégios eleitorais também foram alterados e não estão mais em funcionamento, afetando aproximadamente 12 mil eleitores de Campo Grande.

Eleições Municipais 2024

Cargos que serão eleitos:

  • Prefeito e Vice-Prefeito: Os candidatos eleitos ocuparão os cargos de prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros.
  • Vereador: Eleitos para atuar nas casas legislativas dos municípios.

Datas Importantes:

  • Primeiro Turno: 6 de outubro de 2024.
  • Segundo Turno (se necessário): 27 de outubro de 2024.

Consulte seu local de votação

Como conferir onde votar em Mato Grosso do Sul

Para encontrar seu colégio eleitoral, siga os passos abaixo:

Reprodução TRE-MS

Utilize a opção de consulta ao local de votação:

  • Consulte o local de votação pelo nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral.

Informações necessárias:

  • Insira os dados solicitados e clique para consultar.
  • O sistema fornecerá as informações sobre o colégio eleitoral (local) e a seção onde você deve votar.

Dicas:

  • Certifique-se de ter seus documentos em mãos para inserir as informações corretamente.
  • Verifique com antecedência para evitar contratempos no dia da votação.

** Colaborou Leo Ribeiro

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