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Campo Grande terá Escola de Capacitação para Mulheres com foco em vítimas de violência

Calendário de ações e projetos foi divulgado nesta segunda-feira (10), em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher; saiba quais as novidades

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Executiva da Mulher (Semu), lançou nesta segunda-feira (10) o calendário de eventos e projetos dedicados ao mês da mulher.

Além de palestras, rodas de conversa e oficinas, que serão realizadas até o dia 28 de março, foram lançados programas inéditos para dar mais oportunidade e capacitação às mulheres vítimas de violência.

Um dos destaques é a criação da Escola de Capacitação para Mulheres (ESCAP), que irá oferecer 71 cursos, nas modalidades presencial e à distância. Ao todo, serão 5.500 vagas. Para o projeto, foram doados cerca de R$ 580 mil de instituições parceiras.

"Para a escolha dos cursos, nós fizemos uma pesquisa de quais funções o mercado está demandando, principalmente de olho na Rota Bioceânica. Nós precisamos colocar essas mulheres capacitadas no mercado, para elas avançarem", disse a secretária executiva da Semu, Angélica Fontanari.

O programa está garantido para os anos de 2025 e 2026. Dentre os cursos, estão Acupuntura, Administrativo, Agente Comunitário de Saúde e de Combate as Endemas, Assistente Contabil, Departamento Pessoal, Desenho de Moda, Gestão em R.H., Hotelaria e Turismo, Espanhol e Inglês aplicados ao turismo, Libras, Marketing, Socorrista, Telemarketing, entre outros.

Os cursos contarão com certificado válido para candidatura em processos seletivos, principalmente aos ligados à Prefeitura de Campo Grande.

Além dele, também foi lançado o Sorrindo para a Vida, uma parceria com universidades, como a Uniderp, para oferecer tratamento odontológico a mulheres que ficaram com sequelas em virtude de violência sofrida, como por exemplo perda de dentes.

Mas o programa não se limita a casos mais extremos, oferecendo ainda outros tipos de tratamento.

O Sorrindo para a Vida conta com 60 vagas semanais, e terá como pacientes prioritárias as mulheres vítimas de violência, mas se estenderá também às demais mulheres do município que procurarem pelo serviço.

"A prioridade sempre serão as mulheres vítimas de violência, mas se Deus quiser, não teremos tantas vítimas, e assim as demais vagas serão ampliadas para todas as mulheres da nossa sociedade", acrescentou a secretária.

Também será implantada a Ouvidoria da Mulher, que segundo a titular da Semu, terá como objetivo atender às reclamações e sugestões feitas por mulheres com relação a serviços prestados em Campo Grande.

O setor funcionará também como canal de suporte e orientação, "um mecanismo para dar voz as mulheres", como apresentou Fontanari.

Confira alguns dos outros projetos:

Projeto Emprega Mulher

O projeto consiste na abertura de um polo da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) na Sede da Secretaria Executiva da Mulher, com um servidor treinado para cadastramento no sistema SINEFACIL, para verificação de vagas ofertadas de acordo com o perfil da mulher para facilitar o encaminhamento para o mercado de trabalho, principalmente para as mulheres vitimas de violência doméstica.

Projeto Empreenda Bem Mulher

O projeto visa proporcionar a todas as mulheres a oportunidade de serem protagonistas do próprio negócio, por meio de orientação, capacitação e preparo para os desafios do empreendedorismo.

Projeto Mulheres Inclusivas

O objetivo do projeto é oferecer curso de Libras a todas as mulheres, de maneira a possibilitar a comunicação entre ouvintes e surdos, respeitando a cultura surda e abrindo oportunidades a todos, facilitando a comunicação.

A primeira turma tem início no dia 24 de março.

Projeto Mulheres Conectadas

Propõe a criação de podcasts e canal no YouTube que irá entrevistar mulheres, dando não apenas visibilidade ao trabalho e trajetória, mas também com o intuito de servir de inspiração, motivação e força. Além disso, haverá um programa informativo para que mulheres saibam as oportunidades semanais que serão oferecidas pela Secretaria Executiva da Mulher.

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rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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