Com alvo em Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, uma das maiores ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes do país. Um homem de 35 anos foi preso em flagrante em Paraíso das Águas, cidade a 277 quilômetros de Campo Grande.
No Estado, foram cumpridas três ordens judiciais. além da prisão, um indígena teve celulares apreendidos na Aldeia Jaguapirú, em Dourados, e prestou esclarecimentos à Polícia Civil.
Ao todo ofensiva resultou em 55 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e três vítimas resgatadas, além do cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva em todo o Brasil.
Coordenada pela Diretoria de Inteligência Policial da PF, a operação teve apoio das Polícias Civis de 16 estados, entre eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No total, participaram 617 policiais federais e 273 policiais civis.
Os alvos foram identificados a partir do monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos e denúncias recebidas por meio de cooperação internacional.
No Rio de Janeiro, a polícia encontrou imagens de conteúdo pornográfico envolvendo crianças. Um homem de 42 anos foi preso em Angra dos Reis, e outro, de 22 anos, foi detido na capital fluminense por armazenar esse tipo de material.
Segundo a PF, a Operação Proteção Integral III é uma continuação das ações realizadas em março e maio deste ano, dentro de um esforço nacional para identificar, prender e responsabilizar criminosos que cometem abusos pela internet. O objetivo é desmantelar redes que produzem, armazenam e compartilham esse tipo de conteúdo, além de resgatar vítimas em situação de risco.
Somente entre janeiro e setembro de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, o que reforça o compromisso da instituição em proteger crianças e adolescentes.
Serviço
Pais e responsáveis devem acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, promovendo conversas abertas sobre riscos, privacidade e como agir diante de contatos suspeitos. “A informação é uma ferramenta essencial para evitar que crianças sejam vítimas desses crimes”, ressalta a corporação.
Resumo da Operação Proteção Integral III:
- Mandados de busca e apreensão: 182 (número atualizado para 184)
- Mandados de prisão preventiva: 11
- Prisões em flagrante: 55 (em andamento)
- Apreensões de menores: 2
- Vítimas resgatadas: 3 (em andamento)
- Policiais envolvidos: 617 federais e 273 civis
Aoperação segue em andamento


