Cidades

Alerta

Com aumento de casos, Campo Grande vive surto de COVID-19

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde emitiu um alerta de surto de COVID e de Síndrome respiratória aguda grave (Sars)

Continue lendo...

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CG) divulgou nesta semana um alerta epidemiológico de surto por COVID-19 em Campo Grande. Conforme o alerta o nº 02/2024, que é destinado aos profisisonais da saúde, já são 162 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

De acordo com o alerta, do total de casos notificados neste ano, mais de 52% são de Síndrome Respiratória Aguda Grave não identificada, sendo: 85 casos de Sars não identificada; 37 casos de COVID-19; 37 casos aguardando resultado laboratorial; 2 de parainfluenza três e 1 de influenza A.

Em relação ao número de casos por semana epidemiológica, houveram mais notificações nas 1ª e 4ª semanas de 2024, com 37 casos cada. Quanto ao sexo, o grupo feminino é o mais acometido pelas doenças com 53,0% dos casos.

O alerta aponta ainda que há casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todas as faixas etárias, com maior prevalência entre 60-69 anos e 80 anos e mais.

Cabe reforçar que o grupo de risco para complicações e desfechos desfavoráveis da COVID-19, como o óbito, são os idosos com presença de comorbidades. 

O alerta pode ser conferido nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (( @sesau_cg) e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (@vigilanciaemsaudecg).

Por fim, o Cievs ressalta que o objetivo dos alertas epidemiológicos consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde, com descrição da situação, de cuidados e medidas necessárias à redução ou eliminação do risco, a fim de embasar os profissionais de saúde no sentido da implementação de medidas preventivas e mudanças imediatas de comportamentos.

Síndrome Gripal (SC)

Da 1ª a 5ª semana de 2024, foram notificados 871 casos de Síndrome Gripal (SG) por COVID-19 no istema e-SUS Notífica. Sendo observado casos em todas as faixas etárias, com prevalência entre 40-49 anos.

O paciente com quadro respiratório agudo é caracterizado por pelo menos dois sintomas, sendo os mais comuns: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Orientações para situações de surto

  • Está indicado isolamento imediato de contatos próximos, SE SINTOMÁTICO, de caso confirmado de COVID-19;
  • Monitoramento diário do caso confirmado em isolamento domiciliar e de seus contatos próximos e/ou domiciliares;
  • Contatos próximos e ou domiciliares de casos confirmados de COVID-I9, apresentando SC realizar testagem oportuna de acordo com a metodologia;
  • Contatos assintomáticos próximos e/ou domiciliares de casos confirmados de COVID-19 em situação de surto nos locais acima citados, após cumprir isolamento de 5 dias, realizar
  • TR-AG para COVID-19;
  • Em uma amostragem (10% dos casos) - realizar coleta de RT-PCR;
  • Comunicação à Vigilância Sanitária municipal;
  • Limpeza e desinfecção local, se necessário;
  • Definição de fluxo para atendimento médico de caso suspeito/confirmado;
  • Orientação quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Orientações aos hospitais e serviços de saúde

  • Utilização de EPIs;
  • Higienização das mãos e etiqueta respiratória;
  • Isolamento conforme as precauções baseadas no modo de transmissão dos agravos;
  • Isolamento imediato do caso confirmado e seus contatos sintomáticos, os demais contatos próximos laborais
  • assintomáticos, passarão a ser monitorados pela sua chefia imediata pelo período de 10 dias e apresentando sintomas, deverão ser testados e afastados até a remissão dos sintomas - mesmo que negativos para COVID-19;
  • Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho, se estiverem assintomáticos;

 

Assine o Correio do Estado.

ROCHEDINHO

Tradicional Festa do Queijo será realizada no dia 10 de maio

Festa do Queijo faz parte do calendário oficial de eventos de Campo Grande e atrai grande público no distrito de Rochedinho

13/04/2025 18h00

No ano passado, festa reuniu milhares de pessoas em Rochedinho

No ano passado, festa reuniu milhares de pessoas em Rochedinho Foto: Divulgação / Arquivo

Continue Lendo...

A 8ª edição da já tradicional Festa do Queijo do Distrito de Rochedinho será realizada no dia 10 de maio - um sábado, na Praça de Rochedinho, a cerca de 30 km de Campo Grande. O lançamento da festa foi nesse sábado (12), durante a Expogrande.

A Festa do Queijo faz parte do calendário oficial de eventos de Campo Grande e, segundo a administração municipal, o evento cresce a casa ano em relevância e popularidade, sendo aguardado com grande expectativa pela população e visitantes.

O secretário-executivo de Cultura, Valdir Gomes, destacou o impulsionamento das vendas e movimentação econômica na zona rural.

“Essa festá já é tradição em Campo Grande, movimenta bem a economia e todo o distrito de Rochedinho. Os produtores ganham e a população também. Então, convido a todos para irem até Rochedinho e prestigiarem essa festa linda”, afirmou, durante o evento de lançamento.

As atrações culturais da festa ainda não foram divulgadas, mas haverá dezenas de quiosques com expositores da economia criativa e de produtos da gastronomia regional, incluindo iguarias da culinária pantaneira, doces típicos, queijos artesanais e bebidas produzidas localmente.

Além dos itens à venda, a Festa do Queino deve contar uma praça de alimentação e food trucks com itens como cachorro-quente, churrasco de chão, drinks, entre outros.

Para as crianças, tradicionalmente há espaço com brinquedos infláveis e pula-pula.

No ano passado, na 7ª edição da festa, mais de 50 empreendedores e produtores da região  levaram seus produtos como queijos e derivados do leite para serem vendidos na festa, que reuniu milhares de pessoas. A animação foi de Gilson & Júnior e Alma Serrana. 

A Festa do Queijo do Distrito de Rochedinho é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pela Subprefeitura de Rochedinho.

No ano passado, festa reuniu milhares de pessoas em RochedinhoFesta do Queijo faz parte do calendário de eventos da cidade e será no dia 10 de maio

TEMPO

Semana será fresca, com "friozinho" de manhã e à noite em MS

Início da manhã e noite terão aquele "ventinho gelado", em razão da estação de outono e proximidade do inverno

13/04/2025 17h40

Tempo nublado em Campo Grande

Tempo nublado em Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Previsão do tempo para esta semana é de clima fresco, úmido e arejado em Mato Grosso do Sul.

Início de manhã e noite serão "friozinhos" e "fresquinhos", com aquele "ventinho gelado" nas primeiras e últimas horas do dia, típico de outono. Com a proximidade de inverno, a tendência é que as temperaturas se mantenham cada vez mais amenas no Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem permanecer entre 18ºC (mínima) e 32ºC (máxima). A umidade permanecerá entre 50% (tarde) e 100% (madrugada).

"Temperaturas ficarão estáveis. Não tem frio a não ser cedo um friozinho leve. Após as chuvas deste fim de semana, o predomínio é de sol com nebulosidade e temperaturas estáveis", explicou o meteorologista Natálio Abrahão em entrevista ao Correio do Estado.

Há possibilidade de chuva nesta semana, com trovões, relâmpagos, raios e rajadas de vento. A precipitação deve reduzir temperaturas, proporcionar sensação de clima úmido/arejado, aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a qualidade de respiração.

Confira as temperaturas mínimas/máximas e as condições meteorológicas para os próximos dias nas regiões central, norte, sul, leste e oeste de MS:

MUNICÍPIO

DATA

TEMPERATURA MÍNIMA

TEMPERATURA MÁXIMA

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Campo Grande

Segunda-feira, 14 de abril

20ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Campo Grande

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

30ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Campo Grande

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

30ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Corumbá

Segunda-feira, 14 de abril

19ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Corumbá

Quarta-feira, 16 de abril

22ºC

34ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Corumbá

Quinta-feira, 17 de abril

23ºC

33ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Três Lagoas

Segunda-feira, 14 de abril

22ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Três Lagoas

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

30ºC

Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada

Três Lagoas

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

32ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Coxim

Segunda-feira, 14 de abril

22ºC

33ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Coxim

Quarta-feira, 16 de abril

23ºC

33ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Coxim

Quinta-feira, 17 de abril

23ºC

32ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Dourados

Segunda-feira, 14 de abril

18ºC

25ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Dourados

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

29ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Dourados

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

27ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

RECOMENDAÇÕES

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Evite áreas abertas, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Mantenha distância de estruturas como muros, cercas, postes, árvores e linhas elétricas;
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
  • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
  • Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas;
  • Permaneça em um local seguro até ter certeza de que a tempestade passou;
  • Tome cuidado com a água que for usar para beber ou cozinhar;
  • Descarte alimentos que estiveram em contato com a água da inundação;
  • Usar guarda-chuvas;
  • não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas;
  • procurar rotas alternativas no trânsito;
  • dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
  • não ficar debaixo de árvores;
  • não ficar próximo a cercas de metal;
  • ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
  • tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).