Cidades

Astronomia

Eclipse lunar poderá ser visto hoje

No MS, fenômeno inicia às 20h41

Continue lendo...

Nesta terça-feira (17), um eclipse lunar irá atingir o Brasil. O fenômeno será visível a olho nu em todo o território nacional, desde que o céu não esteja encoberto por nebulosidade ou fumaças oriundas de incêndios florestais.

O eclipse será parcial e terá início a partir das 20h41 (no horário de Mato Grosso do Sul), com a fase penumbral. O início do eclipse visível a olho nu deve ocorrer às 22h12, atingindo seu ápice às 22h44. O fenômeno poderá ser visto sem a utilização de equipamentos porque a lua estará alta no céu e não haverá risco à saúde ocular, diferentemente de um eclipse solar.

Tipos de Eclipse Lunar

Existem três tipos de Eclipse Lunar: total, parcial e penumbral. Veja as diferenças entre cada um:

  • Eclipse total: ocorre quando toda a sombra da Terra é projetada sobre a Lua.
  • Eclipse parcial: acontece quando somente uma parte da Lua é recoberta pela sombra terrestre. 
  • Eclipse penumbral: ocorre quando a Lua está na região de penumbra da sombra da Terra e a sombra projetada é sútil.

Transmissão

Dada a impossibilidade de visualização do eclipse em alguns locais devido ao clima ou aos incêndios, o Observatório Nacional irá transmitir o fenômeno ao vivo em seu canal no YouTube. No horário de MS, a trasmissão será iniciada às 20h30.

Horários

Veja os horários de cada fase do eclipse:

  • Início do eclipse penumbral às 20h41;
  • Início do eclipse parcial às 22h12;
  • Eclipse parcial atinge o ápice às 22h44;
  • Fim do eclipse parcial à 23h15;
  • Fim do eclipse penumbral à 0h47.

Eclipse Solar

Eclipses lunares e solares sempre ocorrem em sequência. Por isso, é esperado um eclipse solar para o próximo dia 2 de outubro. O fênomeno poderá ser visto em alguns pontos do sul do Brasil.

Assine o Correio do Estado

Alívio

Frente fria traz chuva e ameniza fumaça no céu de Campo Grande

O avanço de uma frente fria, trazida por ventos do sul do país, pode trazer 'refresco' e melhorar a qualidade do ar a partir desta quinta-feira (3)

02/10/2024 16h45

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Embora a qualidade do ar esteja novamente ruim (81), segundo dados do Monitoramento de Qualidade do Ar (QualiAr), o avanço de uma frente fria irá 'dar um fôlego' e melhorar as condições tanto de altas temperaturas quanto de umidade do ar em Campo Grande. 

Além disso, segundo o professor Widinei Alves Fernandes, responsável pelo Laboratório de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 30 dias, o campo-grandense teve apenas 5 em que a qualidade foi considerada boa. "Devemos ter ainda amanhã uma condição durante, com tendência de melhorar no final do dia", explicou o professor. 

Há cerca de 7 dias, o índice de poluição, em decorrência das queimadas, o ar apresentou a pior qualidade na Capital desde que iniciaram as medições em 2021. 

Segundo o professor de Geofísica Espacial e integrante do Laboratório de Ciências Atmosféricas da UFMS, a aproximação de uma frente fria pode trazer chuva tanto para Campo Grande quanto para a região sul do Estado.

Divulgação Cemtec

Fumaça

Embora o Pantanal em Mato Grosso do Sul tenha tido as queimadas controladas, o fogo continua no Mato Grosso e na Bolívia, encobrindo todo o Estado.

O alerta para o perigo da poluição das queimadas está na presença do material particulado, que em altos índices pode causar diversas doenças, como câncer de pulmão.

 

Assine o Correio do Estado

Fake Student

Mãe e filha são alvos da PF por envolvimento em contrabando de cigarros eletrônicos

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de desarticular toda a rede envolvida no contrabando de cigarros eletrônicos.

02/10/2024 16h30

Polícia federal está de olho em criminosos que realizam contrabando de cigarros eletrônicos

Polícia federal está de olho em criminosos que realizam contrabando de cigarros eletrônicos Fotos/ Polícia Federal

Continue Lendo...

Mãe e filha, cujas identidades não foram divulgadas, foram alvos da Polícia Federal nesta quarta-feira (2), suspeitas de contrabando de cigarros eletrônicos. Eles também são acusados de sequestrar quase R$ 1 milhão e tiveram seus bens e contas bancárias bloqueadas.

Agentes da Polícia Federal de Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, realizaram operações nas ruas do município como parte da segunda fase da Operação Fake Student, que combate o contrabando de cigarros eletrônicos. Além de Mato Grosso do Sul, foram cumpridos mandatos de busca e apreensão em duas cidades do interior de São Paulo.

A investigação teve início com a prisão em flagrante de um dos envolvidos, que transportava mais de mil unidades de cigarros eletrônicos. A análise dos dados do celular apreendido com a suspeita revelou uma grande movimentação de recursos financeiros, envolvendo a participação da mãe da investigada em negociações de produtos contrabandeados.

Diante das investigações, os policiais federais cumpriram mandatos de prisão em Três Lagoas e nas cidades de Jales (SP) e São Paulo (SP).

A investigação teve início com a prisão em flagrante de um dos envolvidos, que transportava mais de mil unidades de cigarros eletrônicos. A análise dos dados do celular percebido com a suspeita revelou uma movimentação significativa de recursos financeiros, envolvendo a participação da mãe da investigada em negociações de produtos contrabandeados.

Diante dessa descoberta, a Justiça solícita o sequestro e o bloqueio de bens das investigadas, que totalizam mais de R$ 902 mil. Além dos valores indicados, um veículo foi compreendido durante a operação.

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de desarticular toda a rede envolvida no contrabando.

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).