Cidades

EM EXPANSÃO

Rota Serra e Charme Paxixi impulsionam ecoturismo no berço do Pantanal

Região integra destinos turísticos em MS onde 83% das empresas atuam na visitação e exploração local

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Divulgada pelo Sebrae-MS nesta semana, a "Pesquisa Ecoar"  mostra que 83% das empresas atuam com ecoturismo em Mato Grosso do Sul. Com grande potencial de crescimento, o município de Camisão, na região de Aquidauana se destaca no segmento por oferecer atividades turísticas através da Rota Serra e Charme Paxixi. 

O cenário paradisíaco se divide entre a tranquilidade da vida no campo e opções de trilha, pesca esportiva, canoagem, boiacross, gastronomia regional, além do fomento à cultura sul-mato-grossense

Segundo a presidente do Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), Mirian Coura Aveiro, em pouco mais de um ano, as atividades tiveram grande expansão. 

"Neste ano, tivemos a primeira mostra de economia criativa do Paxixi. Nosso foco é trazer ecoturismo de sustentabilidade e preços acessíveis. Não podemos estar com um turismo que você precisa trabalhar o ano todo pra juntar dinheiro e viajar. Estamos pouco mais de uma hora de distância da Capital, bem pertinho e fácil de chegar", explica a gestora. 

Estrada Parque ao lado do Rio Aquidauana - Foto: Álvaro Rezende 

A empresária veio para a região de Camisão com o objetivo de encontrar um espaço para a filha, recém formada em Agronomia, exercer a profissão e acabou permanecendo.

O hub turístico conta com o distrito de Camisão, Piraputanga, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti. Em julho do ano passado, um grupo com 13 empreendimentos foi formado e recebeu suporte técnico do Sebrae-MS.

Na ocasião, foram realizados aprimoramentos de técnicas culinárias e fortalecimento dos agentes de roteiro de turismo.

"Em um ano, já temos 213 leitos, 140 refeições dia e cerca de 100 pessoas vindo pra cá aos sábados e domingos. Após o mapeamento tivemos nossa primeira palestra. Havia necessidade de ter uma identidade e com a rota, vamos interligar os diferentes trechos do turismo. Teremos catálogos, identificação logística e outras opções que vão integrar os passeios turísticos", afirma. 

O levantamento "Ecoar" aponta que Brasil está em primeiro lugar no ranking de 50 países com maior potencial para o ecoturismo. O segmento representa em media 59,3% do faturamento das empresas do setor. 

Mato Grosso do Sul está em 3º lugar no ranking de estados que possuem mais empresas atuando expressivamente com ecoturismo com 83%. Em primeiro lugar vem Mato Grosso com 85,9% seguido do Maranhão, com 83,9%.

Em evento no espaço Terroir Pantanal, a diretora-técnica do Sebrae/MS,  Sandra Amarilha, falou sobre as empresas que atuam na região, sendo inédito o desenvolvimento. 

"Tem uma empresa aqui que faz queijo, que fornece matéria prima aos empresários. São pequenos negócios locais, tem o doce que também é fornecido. Aqui está sendo construído um centro de comercialização que vai expor tudo que é produzido na região em um único lugar. Então, o turista que chegar, ele pode ir ali naquele comércio, que vai ter acesso aos produtos, aos restaurantes locais", detalha. 

Divulgação da pesquisa Ecoar no Terroir Pantanal em Camisão - Foto: Sebrae-MS 

Sebrae-MS e a melhoria da Estradada Parque 

A estrada é composta por empresas ligadas ao turismo e a gastronomia como pousadas, pesqueiros, propriedades rurais, restaurantes e produções alimentícias locais. A rota traz a identificação dos espaços.

Neste ano, foram instaladas placas de sinalização que oficializam o destino ao longo da MS-345, apontando onde estão os empreendimentos participantes da iniciativa para os visitantes que vem conhecer a região ou estão de passagem, vindo de Campo Grande em direção a Bonito.

Ao todo, são 22 placas referentes aos estabelecimentos pertencentes à rota, sete placas de direção e três placas gerais de sinalização do destino.

Terroir Pantanal 

O distrito de Camisão, distante a 130 km de Campo Grande, inaugurou em 2023 um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e no Pantanal: a primeira vinícola da região, chamada Terroir Pantanal. 

Além de oferecer vinhos para degustação, o espaço proporciona diversas experiências aos visitantes, como piqueniques, brunches, almoços harmonizados com vinhos brasileiros e passeios para explorar os vinhedos e trilhas da área.

As opções de passeios podem ser visualizadas pelo instagram: https://www.instagram.com/terroirpantanal/

Destino turístico oferece experiência gastronômica com desgustação de vinhos - Foto: Divulgação/Terroir Pantanal

Inspira Ecoturismo

Em setembro, o Sebrae-MS vai promover o 'Inspira Ecoturismo', iniciativa que visa reconhecer nacionalmente as práticas do setor. O evento será entre os dias 10 a 14 em Bonito e outras regiões que contemplam a Serra da Bodoquena e o Pantanal. 

Durante a ação, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas, permitindo que empreendedores e gestores do setor se conectem, compartilhem conhecimentos e descubram práticas sustentáveis para aplicar em seus negócios. 

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Cidades

Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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