Exclusivo para Assinantes

FRONTEIRA FINAL

Nasa divulga retrato inédito dos icônicos Pilares da Criação

Imagens foram captadas pelo telescópio espacial James Webb, e mostram uma paisagem inédita, exuberante e altamente detalhada

Assine e continue lendo...

A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira, 19, imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb de uma paisagem inédita, exuberante e altamente detalhada dos icônicos Pilares da Criação.

A região fica na nebulosa da Águia, onde novas estrelas estão se formando dentro de densas nuvens de gás e poeira, a 6.500 anos-luz de distância da Terra.

A nova visão registrada pelo Webb dos Pilares da Criação, que ficaram famosos pela primeira vez quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas daquelas recém-formadas, juntamente com um aglomerado de gás e poeira na região.

Exclusivo para Assinantes

Economia Brasileira: o dia a dia desmonta a realidade paralela

18/03/2025 00h05

MIchel Constantino

MIchel Constantino Divulgação

Continue Lendo...

No dia a dia o destaque está no duro e pesado composto de medidas governamentais que impactam o custo de vida e qualidade de vida da maioria dos brasileiros. 

O atual governo lançou em 2023 a Nova Industria Brasil e prometeu 360 bilhões em investimentos públicos para reindustrializar o país. Passados 2 anos, temos que o agronegócio continua sendo o motor da economia brasileira, mesmo sendo impactado pelo clima, desastres, pouco apoio do governo e uma taxa de juros de mercado que desincentiva a produção. 

A anunciada safra recorde de grãos, combinada com investimentos públicos que deveriam ser em infraestrutura logística, como a modernização de portos, ferrovias, menos impostos e seguros de safra eficientes poderiam aumentar a competitividade e o escoamento da produção.

Com alta expansão monetária desde a posse, o governo colhe os efeitos de não seguir a ciência econômica, a inflação, que fechou 2024 em 5,8%, segue pressionando o bolso dos brasileiros. O índice de preços ao consumidor subiu 0,6% apenas em fevereiro, puxado pelo aumento nos custos de energia elétrica e combustíveis. O Banco Central, já sinalizou mais um aumento da taxa Selic, e o mercado já aposta em 15% para 2025-2026, sinalizando falta de controle fiscal e cenário global. 

No mercado de trabalho, a taxa de desemprego caiu para 7,9%, a menor em três anos, mas a informalidade mostra que muitos dos novos empregos são precários, sem carteira assinada ou benefícios. O governo, anuncia pacotes e ações na área de economia, todos com pouca informação de impacto, de cunho eleitoreiro e que aumentam o fluxo monetário e endivida as pessoas.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção de crescimento do Brasil em 2025, estimando 2,5%, mas alertou para os riscos de uma possível desaceleração global. 

Enquanto os números de crescimento parecem positivos para o governo federal que vive numa realidade paralela, a verdade é que as pessoas e famílias mais pobres já sentem o peso dos preços, e a sensação nas ruas ainda é de incerteza e preocupação com o custo de vida. “O preço do supermercado não para de subir, e o salário não acompanha”. Para muitos brasileiros, a recuperação econômica ainda parece distante da realidade cotidiana. O dia a dia desmonta a realidade paralela que vive este governo.
 

Direito Previdenciário

Juliane Penteado: Como recorrer dos pedidos negados pelo INSS?

14/03/2025 00h05

Juliane Penteado

Juliane Penteado

Continue Lendo...

Olá, tudo bem?

É muito comum chegar ao escritório casos de pessoas que tiveram seus benefícios negados pelo INSS, e nós temos que recorrer. Seja por falta de documentos, falhas no sistema ou má interpretação das  normas previdenciárias. 

E é neste momento que bate o desespero, já que muitos segurados não sabem como agir depois da negativa e desistem. Mas, eu tenho uma boa notícia. Existe meios administrativos e judiciais para garantir o direito ao benefício.

Entenda porque os benefícios do INSS são negados

Os motivos podem ser:

  • Tempo de contribuição insuficiente: Falta um período mínimo de carência; 
  • Comprovação da incapacidade incompleta: Tenha todos os laudos da deficiência detalhados e atualizados;
  • Erros no CNIS: divergências de informações podem levar à não contabilização de períodos de contribuição;
  • Comprovação da relação de dependência: Na pensão por morte, dependentes devem apresentar documentos que comprovem o vínculo com o falecido segurado.

Quais são os benefícios mais negados pelo INSS?

Geralmente são:

  • Auxílio-doença: geralmente falta documentação médica detalhada ou a perícia não reconhece a incapacidade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: períodos de contribuição não reconhecidos pelo INSS;
  • BPC/LOAS: critérios de renda familiar que ultrapassam o limite estabelecido;
  • Pensão por morte: falta de comprovação da relação de dependência entre o falecido e o requerente.


Então, como recorrer de um benefício negado pelo INSS?

O melhor caminho é procurar uma advogada previdenciarista, como as que temos em nosso escritório. Porém, deixo aqui o passo a passo:

  • Entenda o motivo do indeferimento do benefício;
  • Revise a documentação;
  • Revise a data do protocolo do recurso administrativo: o recurso administrativo no INSS, pode ser feito no prazo de 30 dias;
  • Acompanhe o processo através do Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Ingresse com uma ação na Justiça Federal para contestar a decisão, caso continue sendo indeferido.

E para evitar que o benefício seja negado: mantenha o cadastro atualizado no CNIS, guarde documentos, como contracheques, contratos, carnês, laudos médicos, protocolos de atendimento e o mais importante, consulte um especialista, neste caso, uma advogada previdenciarista. São estas profissionais que irão auxiliar em toda organização e a fazer os requerimentos de forma correta.  


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).