Os eleitores têm uma grande responsabilidade neste ano, escolher o(a) administrador(a) do seu município. Essa escolha requer uma análise criteriosa da pessoa que irá definir os rumos da cidade que moramos.
Como a área econômica é minha especialidade, trouxe nesta coluna uma agenda econômica que deveria ser analisada pelo eleitor, e, avaliar como seu candidato(a) está se posicionando sobre esse tema, uma vez que, decisões econômicas afetam toda o ecossistema de desenvolvimento das cidades.
Campo Grande é uma cidade que possui a maior infraestrutura de serviços do estado de Mato Grosso do Sul, em geral as decisões de investimentos e a expansão das atividades produtivas estão condicionadas ao crescimento da Capital, onde o ecossistema de inovação impulsiona as atividades econômicas e vice-versa.
Diante desse contexto, qual são as propostas dos(as) candidatos(as)?
Atualmente há um programa de incentivos fiscais para o desenvolvimento econômico de Campo Grande, isso é suficiente? A resposta é rápida e simples: não.
Uma proposta de agenda, para avaliar como os(as) candidatos(as) estão se posicionando:
-
Liberdade econômica: quais as políticas para desburocratizar investimentos, abrir empresas e impulsionar o empreendedorismo em Campo Grande?
-
Economia de serviços: os serviços são as principais atividades econômicas de um município, qual a política de atração, desenvolvimento e consolidação da infraestrutura de serviços em Campo Grande?
-
Ciência de Tecnologia: Campo Grande tem o maior ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do estado, quais são as políticas e programas para alavancar esse ecossistema e aumentar a capacidade de inovação?
-
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – IDSC – No indicador de 0 a 100 estamos com índice de 54.66 e em 585 dos 5570 municípios brasileiros conforme link: (https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/), quais as propostas para melhorar esse índice de melhoras os níveis dos ODS?
-
Renda básica municipal: Como Campo Grande protege economicamente os invisíveis, vulneráveis e dependentes?
-
Metas Econômicas: quais as metas econômicas de: aumento da renda real? Emprego? Empresas? Investimentos Externos? Arrecadação? Redução de Impostos? Liberdade Econômica? Redução Carbono? IDH? Redução do Índice de Pobreza e Fome?
Esses seis pontos vamos explorar nas próximas colunas semanais, e, vamos apresentar como uma agenda no evento do Correio do Estado que acontece no dia 7 de agosto e será transmitido ao vivo pelo Youtube no Correio do Estado e pelas redes sociais do jornal.