“Não me preocupo quando dizem que o agro não gosta do Lula. Não quero que gostem, mas que me respeitem!”,
de LULA // presidente eleito, sobre suas relações com o agronegócio brasileiro.
In – Depilação com luz pulsada
Out – Depilação com cera fria

Tapete vermelho
Mais uma vez o tapete vermelho foi estendido. Desta vez no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas (EUA), para a 23.ª edição do Grammy Latino. A atração foi comandada por Anitta, Laura Pausini, Thalía (primeira, segunda e terceira fotos respectivamente) e Luis Fonsi.
O grande vencedor da noite foi o cantor uruguaio Jorge Drexler, que levou as seis estatuetas no qual foi indicado, e de quebra ainda dividiu a estatueta de ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’, de Marisa Monte, no qual faz uma participação.
O rapper porto-riquenho Bad Bunny, foi indicado para 10 categorias e levou cinco. Já cantora espanhola Rosalía (quarta foto) foi indicada para 9 categorias e recebeu 4 estatuetas, entre elas a do ‘Álbum do ano’.
Outras brasileiras também brilharam: Liniker primeira artista transgênero brasileira a vencer o Grammy Latino, levando sua estatueta como ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’, com seu primeiro trabalho solo Borboleta Anil, vencendo artistas consagrados como Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Marisa Monte; outra brasileira que também levou seu prêmio de Melhor Álbum de Samba/Pagode foi Ludmilla (quinta foto) com o álbum Numanice #2. Christina Aguilera (última foto) que teve 7 indicações não saiu de mão abanando, levou o prêmio de ‘Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional’, ao contrário de Anitta que recebeu duas indicações e não levou nada.
Crianças ameaçadas
Juízes da infância estão alertando que a Constituição aponta o dever de todos de garantir que crianças sejam privadas da violência. Pais, família, todos ao redor, especialmente em situações de risco, têm o dever de proteger as crianças, como as que estão sendo expostas em bloqueios e protestos golpistas que acontecem no país.
Agora, o corregedor nacional de Justiça, Luiz Felipe Salomão, também ministro do STJ, está determinando aos titulares de varas da infância que tomem medidas para prevenir ou corrigir essas situações de risco para as crianças. Elas aparecem carregando faixas de protesto, em grupo, usando camisetas com frases de efeito e até mesmo no colo de familiares.
O CNJ acompanha a situação das crianças nessas manifestações e quer saber de suas condições de higiene (em barracas cheias de lama por causa das chuvas), alimentação, frequência à escola, mais direito a lazer e moradia. Quer impedir que elas sejam usadas como escudos. Em casos extremos, o comportamento pode levar à perda da guarda.
O ministro Luis Felipe Salomão salienta em suas mensagens a juízes da infância que essas manifestações têm caráter “ilegal, inconstitucional e ilegítimo”. Também o Conselho Tutelar e o Ministério Público estão atentos à participação de crianças nas manifestações.

Duas pontas
Ainda sobre o Grammy Latino: a grande surpresa da noite aconteceu por conta de duas categorias que teve dois ganhadores. A primeira foi ‘Melhor Canção Pop’, onde houve um empate de Jorge Drexler (La Guerrilla de la Concordia) e Sebastián Yatra (Tacones Rojos).
O outro foi mais impactante ainda na categoria ‘Artista revelação, onde houve um empate entre Angela Alvarez (à esquerda)e Silvana Estrada (à direita). Angela é cubana e tem 95 anos, que conseguiu gravar seu primeiro álbum aos 90 anos com a ajuda de seu neto, Carlos José, produtor musical; já Silvana é mexicana, tem 25 anos e lançou seu primeiro álbum solo Marchita, no início de 2022, mas é o terceiro na sua carreira, os dois outros ela gravou com uma banda de jazz comandada por Carter McLean.
Candidatos
Se a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, for escolhida por Lula para ocupar a Casa Civil (ela assumiu o mesmo cargo por um tempo no primeiro governo de Dilma Rousseff), deverá, por conta do estatuto do partido, deixar a presidência da legenda.
Por conta dos boatos, já estão em ação, de olho no comando do PT, três candidatos: os vice-presidentes Márcio Macedo e José Guimarães (CE), que é também deputado federal e o ex-presidente da sigla, Rui Falcão, também parlamentar.

Mercado, não
O vice-presidente eleito e coordenador da transição do governo Geraldo Alckmin pediu, com muito jeito, a Gleisi Hoffmann, presidente do PT, que mesmo tentando seguir Lula, deixasse de falar sobre o mercado. Ela fala como se o mercado fosse uma entidade ou mesmo uma pessoa.
Na semana passada, afirmou que “o mercado não tem fome”. Gleisi e Guido Mantega precisam ser convencidos a não abrir a boca sobre economia. Mantega, à propósito, já foi embora e muita gente respirou aliviada.
Conter despejos
O presidente eleito Lula quer adotar, em seu governo, medidas para conter remoções e despejos de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente em cidades maiores do país.
Poderia criar um órgão específico para a área, uma espécie de “Incra urbano” ou usar imóveis da própria União com valor de mercado para construção de habitações populares destinadas a famílias em situação vulnerável.
Parte desses estudos estão sob o guarda-chuva da ex-presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos, que reaparece e integra a equipe de transição no Comitê das Cidades.
MAIOR BANCADA
Luciano Bivar, presidente do União Brasil, quer firmar uma federação com o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.
O grupo teria a maior bancada da Casa, superando o PL, que já declarou oposição ao futuro governo de Lula, com 99 deputados e o PT, com 68 parlamentares (80 na federação com PV e PCdoB).
Para a Câmara, o União Brasil elegeu apenas 59 deputados. A federação PP-União Brasil ajudaria Lira a se reeleger para a presidência da Câmara. E Bivar seria contemplado com indicação a comissões da Casa.
Quer ser ministro
O embaixador brasileiro no Cairo, Antônio Patriota, colaborou no convite do Egito para Lula participar da COP27. Lá se esmerou na adulação a Lula, incluindo carrão com motorista e bandeira do Brasil tremulando nos paralamas.
Patriota agiu à revelia do Itamaraty porque seu projeto é voltar a ser ministro das Relações Exteriores, cargo que ocupou no governo Dilma Rousseff. E a primeira etapa venceu: seu nome está sendo cotado pelo grupo mais próximo de Lula.
OPORTUNISTA
A manifestação do PGR Augusto Aras classificando o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil como inconstitucional foi interpretada pelo Planalto como um gesto oportunista.
Bruno Bianco, da AGU, achou a mesma coisa: afinal, foi o principal avalista da legalidade da medida, lançada às vésperas da eleição. a equipe de Bianco acha que Aras está fazendo sinais de aproximação com o futuro governo, com o qual ainda terá nove meses de coabitação. Bianco deixa o cargo, automaticamente, em janeiro.
Conversa final
Mais de 35 pedidos de audiência reservada com Lula por parte de chefes de estado presentes à COP27 não puderam ser atendidos por falta de espaço nos encontros já compromissados.
Quase em cima de sua despedida da conferência, Antônio Guterres, secretário-geral da ONU (e antigo primeiro-ministro português) pediu uma conversa com Lula: queria deixar quase marcada a COP 30 na Amazônia, como o presidente eleito pretendia que fosse. E foi cancelada uma coletiva para mais de 70 representantes da mídia mundial.
Vara curta
Depois de dias ouvindo xingamentos nas ruas de Nova York e ver bolsonaristas carregando cartazes pedindo sua prisão, Alexandre de Moraes, presidente do TSE e ministro do STF, enviou pedido de afastamento do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira Nogueira, à Procuradoria-Geral da República, praticamente às vésperas do fim do mandato.
Mais: o ministro Luís Roberto Barroso garante que, depois de uma festa de impropérios à sua pessoa, não ofendeu quem o insultava com a advertência “Perdeu, mané, não amola”.
BAIXA RENDA
Não será surpresa se Emicida e os influencers Igor Cavalari e Thiago Marques sejam convidados para a área de cultura na transição de governo.
O trio formularia políticas culturais para jovens de baixa renda. No primeiro turno, Emicida chamou Lula de “maior líder político da história do Brasil” e Cavalari e Marques são criadores do podcast Podpah, fenômeno do YouTube com mais de seis milhões de seguidores. A entrevista de Lula, no ano passado, teve em 11 meses, 9,8 milhões de visualizações.
MISTURA FINA
DEPOIS de não ter conseguido virar totalmente a votação em Minas Gerais de Lula para Jair Bolsonaro, o governador reeleito Romeu Zema agora diz que o ainda presidente foi “infeliz” na comunicação ao longo do mandato e “perdeu para si mesmo” na disputa com o adversário petista. E enfatiza: “A comunicação teve resultados, mas sempre causando muitos ruídos, um desgaste desnecessário”.
O PRIMEIRO-ministro de Portugal, Antônio Costa, quer o apoio de Lula para incrementar negócios com o Mercosul. No ano passado, o bloco econômico do Mercosul representou apenas 1,2% de todas as exportações portuguesas – e isso por causa do Brasil. Os analistas dizem que tirando-se a antiga “Terra de Vera Cruz”, as vendas para o Mercosul praticamente não existem.
O ATUAL secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, está muito bem cotado para a presidência do Banco do Nordeste. Ele tem dois cabos eleitorais de alto calibre: o ex e o atual governador da Bahia, respectivamente, Jaques Wagner e Rui Costa – este último, inclusive, que já teve seu nome cogitado para o próprio Ministério da Fazenda. Hoje, o Banco do Nordeste é uma capitania de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro – e todos seus indicados seriam afastados.
AINDA a ocupação de imóveis por famílias em situação de vulnerabilidade: a maioria das propriedades estão abandonadas ou com débitos impagáveis e cresceu mais de 30% desde o início da pandemia. Hoje, números que circulam entre a equipe de auxiliares do presidente eleito revelam que há mais de 135 mil famílias ou cerca de 500 mil pessoas nessa situação.
O DEPUTADO federal Eduardo Bolsonaro está ironizando a mudança de termos para falar do governo atual e Lula. segundo ele, orçamento secreto virou “emenda do relator, PEC fura-teto é “PEC de transição” e corrupção transformou-se em “conflito ético”.
UMA publicação de Tarcísio de Freitas no Instagram depois das eleições, atribui sua vitória a Guilherme Afif Domingos, que montou o plano de governo e é o coordenador da transição do governo agora. Bolsonaristas reclamaram dizendo que Tarcísio esquece que quem o inventou como candidato ao governo paulista foi Jair Bolsonaro, que apareceu a seu lado na campanha pela TV. Afif, à propósito, é também um dos fundadores do PSD ao lado de Gilberto Kassab, que ganhou influência na formação do secretariado de Tarcísio.
ESTÁ no The New York Times: desde fevereiro, a modelo brasileira Gisele Bündchen, agora divorciada, se tornou uma adepta da prática de artes marciais. Ela aderiu ao jiu jitsu, muito popular no Brasil. No Instagram, a modelo postou um vídeo onde praticava artes marciais e escreve que estava se sentindo “mais forte, confiante e empoderada” e acrescentando que a defesa pessoal é uma ferramenta essencial especialmente para mulheres.






