Colunistas

GIBA UM

"Nunca me estressei com Bolsonaro. Nem 'perdi o sono". Eu tomo uísque todo dia antes de dormir"

De HAMILTON MOURÃO, senador eleito, sobre seus tempos de vice-presidente

Continue lendo...

Imitador de Dilma Rousseff, Geraldo Mendes (PT) tentou crescer na campanha para deputado em Minas Gerais atacando Nikolas Ferreira (PL), novo queridinho do presidente Jair Bolsonaro.

Mais:  o Youtuber também  é distribuidor de fake news. No final, teve 18 mil votos e Nikolas foi um dos mais votados do país, com 1,5 milhão. Nikolas tem 26 anos e é formado em Direito pela PUC-MG.

In – Caipirinha de caju

Out – Caipirinha de cerveja

Vaidade com limite

A atriz Giovanna Lancellotti, 29 anos, posou para uma das capas da revista Quem digital onde falou sobre carreira, forma física, relacionamento e feminismo. Ela contou que no início de sua carreira, uma das figurinistas lhe disse que ela “estava uma porpetinha”, (gordinha), com isso ela resolveu aos 19 anos reduzir os seios e nunca mais esqueceu a palavra. Ela ainda ressalta que hoje é vaidosa, mas com limite. “Sou sim. E acho que o limite, que é muito particular, está em ter a vaidade como algo que ande de mãos dadas com a nossa autoestima. Se nos aprisiona, eu não acho bom, saudável. É bom quando a gente gosta do que vê no espelho”. Mais:  ela acredita que toda mulher deveria ser feminista e garante que planeja ter filhos e se casar, mas a hora que quiser. Atualmente ela está namorando o empresário Gabriel David, filho de Anísio Abrahão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor. Longe da TV aberta tem se dedicado ao cinema e teatro e pensa em produzir ou dirigir e em breve estará em outro ramo. Ela e sua mãe entrarão no ramo dos vinhos. 

Começou o êxodo

Mais cedo do que se esperava (uma semana depois do segundo turno e derrota do presidente), já começou o êxodo de políticos e até religiosos que apoiavam o governo de Bolsonaro. PL, PP e Republicanos, que já tiveram relacionamento com Lula no passado, emitem os primeiros sinais de fumaça, embora evitem uma adesão imediata ao novo governo. O Republicanos avisa que não tem intenção de fazer oposição: será “independente”. PP e PL se manifestam por outras vias: Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, negocia aprovação rápida da PEC de Transição (em troca, permanece no trono) e Valdemar Costa Neto (PL) cuida do bem estar de Jair Bolsonaro no futuro, mas quer armar bancada sob seu comando (e isso sinaliza futuros acordos) e não sob ordens do Capitão. O Republicanos é uma sigla ligada à Igreja Universal, onde o bispo Edir Macedo não perdeu tempo e é o primeiro a abençoar o novo governo. Agora, diz que Lula foi “escolhido por vontade de Deus”. Em vídeo gravado na Suíça, Macedo tranquiliza seus fiéis: “Não podemos ficar com mágoa porque é isso que o diabo quer”. Outro a pular do barco é Luciano Bivar, que alugou o PSL para a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018, agora é presidente do União Brasil e também avisa que “não tem nenhuma objeção a aderir a Lula”. detalhe: o presidente também dizia que era “escolhido de Deus”.

Voltando aos poucos

A super modelo canadense Linda Evangelista, 57 anos, aos poucos vai retornando aos trabalhos depois de 6 anos afastada por conta de um procedimento chamado CoolSculpting que tem o objetivo de “diminuir” as células de gordura, mas que fez exatamente ao contrário e a deixou desfigurada. Aos poucos vai retomando os ensaios, campanha e as passarelas.  Em setembro Linda desfilou para a grife Fendi na Semana da Moda de Nova Iorque (seu último desfile tinha sido há 15 anos). E para mesma grife ela já posou para um ensaio na Vogue e agora estrela a campanha ainda em comemoração dos 25 anos da bolsa baguette da marca. 

Velocidade

Os petistas estão animados com a velocidade das adesões. Acham que Lula não terá dificuldade em formar maioria na Câmara e no Senado. Terá mais de 20 ministérios, mais 10 secretarias, além de outros cargos para acomodar os novos aliados. Falta apenas acertar as condições. O novo presidente quer isolar Jair Bolsonaro, que quer se transformar em líder nacional da direita ou, segundo muitos, da extrema-direita, o que não fascina boa parte de seus eleitores de segundo turno (fora os antipetistas).

Vaiado

Ministro QueirogaO ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que já está arrumando as gavetas, foi vaiado pela plateia durante uma agenda em Sergipe na semana passada e em resposta, chamou a plateia de “covarde”. A cena aconteceu durante o 8º Congresso Norte-Nordeste de secretarias municipais de saúde, que reunia profissionais de saúde. Do palco, Queiroga reagiu, enquanto muitos deixavam o local: “Vocês sabem fazer bagunça. Não temos medo. Podem ficar vaiando”.

Alianças

Apesar da “independência” proclamada pelo Republicanos, a sigla que pode integrar uma aliança com PP e PL, no governo Lula. Por outro lado, já se vê demais legendas conversando para tentar formar federações. União Brasil e PSD querem se aliar ao PSDB e Cidadania numa federação, mas os mesmos MDB e PSDB conversam paralelamente com o Cidadania. A ideia básica das federações é conseguir ganhar o comando das mais importantes comissões da Câmara – especialmente à CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) – para controlar o volume de pautas vitais.

POR CONTA

PP, PL e Republicanos são as três siglas do Centrão que somam 187 deputados eleitos. Muitos já começam a debandar por conta própria e Lula conta com esses apoios individuais para governar. O bloco do Centrão é maior do que os 139 parlamentares de partidos que apoiaram formalmente o PT e a sigla quer atrair mais legendas que ficaram neutras como PSD, MDB e União Brasil. Gilberto Kassab, dono do PSD tem jantar marcado para essa terça-feira com as bancadas do partido, para avaliar a adesão ou não ao governo Lula.

Vídeos de fora

Nos dois primeiros dias depois da vitória de Lula, 59 canais bolsonaristas retiraram do ar, por conta própria, mais de 4,2 mil vídeos no Youtube, segundo monitoramento da Novelo Data, a partir de informação da própria plataforma. Entre os canais, está a conta oficial do presidente Jair Bolsonaro intitulado “Lula humilha o Trabalhador Brasileiro em nome da contribuição sindical obrigatória”. Há mais ataques aos adversários sobre Microempresa Individual, alegações sem prova sobre fraude nas urnas eletrônicas, “censura” feita pelo TSE, falsas propostas de Lula sobre “Liberação ordenada de drogas” e “descriminalização de pequenos delitos”.

QUEM VEM

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, que acaba de visitar a Coreia do Sul após testes de mísseis da Coreia do Norte, deverá estar na cerimônia de posse de Lula em 1º de janeiro. É mais um sinal de que Joe Biden para aumentar as boas relações entre Estados Unidos e Brasil. O próprio vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão acha que Kamala Harris poderá ser o elo de aproximação do país de Biden. Se Jair Bolsonaro fosse eleito, à propósito, viria para sua posse um secretário do segundo escalão.

Holofotes

O TCU, órgão de assessoramento do Poder Legislativo, está tentando supervisionar a transição do governo, atrás de protagonismo. De quebra, presta vassalagem ao futuro presidente. A lei 10.609/02, que disciplina a transição, não faz nenhuma referência ao TCU. Prevê claramente que a supervisão do trabalho será do coordenador da equipe, no caso o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Tiro no pé

O Ministério da Saúde tem sido pressionado por governadores e prefeito a rever portaria que regulamente o trabalho médico nas unidades de atenção primária – notadamente as clínicas de família e os Centros Municipais de Saúde (CMS). As novas regras duplicaram a jornada de 20 horas para 40 horas. O objetivo era ter mais médicos por mais tempo, só que o tiro saiu pela culatra. Muitos profissionais estão se desligando, com a alegação de que a nova jornada impede o trabalho em outros hospitais (e ganhar mais).

ANTIGO NOME

Na reunião entre o coordenador da transição, vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro, para discussão da PEC de transição (a estimativa inicial é de R$ 100 bilhões para garantir recursos para o aumento real do salário-mínimo e a manutenção do Auxílio em R$ 600) já se registrou a volta do nome Bolsa-Família no lugar de Auxílio Brasil. quem deixou de lado o nome do programa adotado pelo governo Bolsonaro foi o próprio Castro.

MISTURA FINA

muitas novidades na formação e no volume de candidatos cotados para o novo ministério de Lula. A Secretaria de Políticas para Mulheres deverá ser comandada por Janja Lula da Silva, a mulher do presidente eleito e André Janones poderá assumir a Comunicação Social da Presidência. Para a Secretaria-Geral da Presidência retorna Gilberto Carvalho e o mais citado para a Polícia Federal é Jorge Chastalo Filho.

DENTRO do PT há quem aposte que Lula delegará a ex-presidente Dilma Rousseff o posto de embaixadora do Brasil em Portugal. Alguns aliados próximos defendem que Dilma seja enviada para a Bulgária, terra natal do pai da ex-presidente – e bem longe.

UMA das principais condições de Gilberto Kassab, do PSD, para seu partido apoiar o governo Lula é a recondução de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado. Mais: os líderes da sigla no Senado e na Câmara deverão ser, respectivamente, Otto Alencar (BA) e Antônio Brito (BA).

O EX-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula, coordenador do período de transição entre os governos, ganha prestígio na cena política e poder para ir resolvendo problemas da passagem. Ele continua dizendo que quer ser “apenas copiloto”. E mantém hábitos e manias. A gravata cor-de-rosa e o caderno (tipo escolar) de anotações estão de volta.

A POLÊMICA deputada federal (uma das cinco mais votadas) Carla Zambelli (PL-SP) viajou para os Estados Unidos “para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas”. Ela teve recentemente suas contas em diversas redes sociais bloqueadas, por determinação do TSE. Zambelli avisou que terá “agendas pessoais” nos Estados Unidos, além de encontro com autoridades (não revelou nomes, nem locais).

O MINISTRO da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, deverá integrar o governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo. Poderá comandar uma super secretaria a ser criada a partir da fusão das Pastas de Infraestrutura e de Logística e Transportes. Também caberia a Sampaio conduzir o programa de concessões no estado e cuidar do projeto do trem intercidades. É uma linha que ligaria a capital à Americana, passando por Campinas, Jundiaí. 

O PLANO de recuperação judicial da Andrade Gutierrez Engenharia enfrenta resistências entre os bancos credores. Muitos acham que a proposta foi feita sob medida para atender os bondholders, fundos internacionais que respondem por mais de 80 do passivo de R$ 2,2 bilhões.

Artigos

O papel transformador da Psicologia

Por Luan teixeira, Docente do curso de Psicologia da Estácio

19/09/2024 07h30

Caminhos da vida

Caminhos da vida Arquivo

Continue Lendo...

Em setembro, mês dedicado à prevenção ao suicídio, também é necessário reconhecer o trabalho essencial dos profissionais da Psicologia. Com a regulamentação da profissão no País, que ocorreu em 1962, com a promulgação da Lei nº 4.119, os psicólogos têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde mental, no apoio ao desenvolvimento pessoal e na melhoria da qualidade de vida de indivíduos e comunidades.

A Psicologia é uma ciência vasta e com diversas áreas de atuação, sendo a Psicologia Clínica a mais comum e amplamente reconhecida. Os profissionais dessa área trabalham diretamente com indivíduos para tratar uma variedade de questões emocionais e comportamentais. Existem também diversas outras áreas de atuação menos conhecidas, mas igualmente importantes.

Por exemplo, a Psicologia Organizacional e do Trabalho foca na aplicação de princípios psicológicos para melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e promover o bem-estar dos funcionários. A Psicologia Educacional concentra-se em entender e melhorar o processo de aprendizagem e as dinâmicas escolares. Outras áreas menos visíveis incluem a Psicologia do Esporte, que aplica técnicas psicológicas para otimizar o desempenho de atletas, e a Psicologia Ambiental, que estuda como o ambiente influencia o comportamento humano e busca promover práticas sustentáveis.

Os psicólogos também têm um papel importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, pois atuam na promoção de políticas públicas de saúde mental e em programas sociais voltados para o acolhimento e tratamento de populações vulneráveis.

A atuação desses profissionais é cada vez mais necessária em tempos de crise, como o período da pandemia de Covid-19, que trouxe à tona a importância do suporte psicológico no enfrentamento do isolamento, do luto e das incertezas.

Neste mês, também é importante refletir sobre a importância da saúde mental e a necessidade de quebrar o estigma associado aos problemas psicológicos. Reconhecer o trabalho é também valorizar a busca pelo autoconhecimento, pelo bem-estar emocional e pela construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.

Além de chamar atenção para questões da psiquê que podem culminar em tentativas de suicídio, o período é uma oportunidade para agradecer a esses profissionais por sua dedicação, sua empatia e seu compromisso com o cuidado e o desenvolvimento humano. É um momento para celebrar as conquistas da Psicologia e reafirmar a importância de continuar investindo na formação e na valorização desses profissionais que tanto contribuem para o bem-estar coletivo.

CLÁUDIO HUMBERTO

"Revela não só desconhecimento, como também insensibilidade"

Ibaneis Rocha, governador do DF, sobre Lula ter desconfiado dos bombeiros de Brasília

19/09/2024 07h00

Continue Lendo...

Marca: Tramonte tem 31,3% e Engler 15,4% em BH

Levantamento realizado pelo Marca Pesquisas em Belo Horizonte (MG) aponta que o candidato do Republicanos à prefeitura, Mauro Tramonte, continua a liderar as intenções de votos com 31,3% no cenário estimulado, mais que o dobro de Bruno Engler, candidato do PL, com 15,4%. O atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), registrou 14,7%, aponta o Marca, e Duda Salabert (PDT), 9,8%. Outros 10,6% disseram não saber em quem votar e 6,9% votariam branco/nulo.

Segundo pelotão

O candidato do PT, Rogério Corrêa, teria 5,9% se a eleição fosse hoje; Gabriel Azevedo (MDB), 3,1% e Carlos Viana (Podemos), 2,3%.

Ponta cresce

Tramonte e Engler cresceram mais de quatro pontos em relação à pesquisa Marca de agosto. Fuad Noman foi de 6,2% para 14,7%.

Efeito campanha

Os indecisos despencaram de 31,6% para 10,6% desde a última pesquisa Marca, realizada antes do início da propaganda eleitoral.

Dados técnicos

A pesquisa ouviu 982 eleitores por telefone de 9 a 13 de setembro e foi registrada no TSE sob o nº MG-00538/24, com margem de erro de 3,5%.

Falta de quórum cancela reunião-factóide de Lula

Foi principalmente a falta de quórum que fez Lula pender a amarelar e desistir da reunião com governadores que pretendia realizar nesta quinta-feira (19) sobre os incêndios, boa parte deles em áreas da União. Na quarta (17), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi designado para ligar e convidar os governadores para a reunião. Os poucos que sinalizavam aceitar o convite cobraram ali mesmo, por telefone, a antecipação de medidas concretas ou se o evento era só pose para foto.

Jogada esperta

Com a reunião, Lula tentaria dividir com os governadores o desgaste político de sua própria omissão, do seu desleixo e sua demora em agir.

Terceirizando culpa

Governadores também estão revoltados com a tentativa malandra do PT e do governo Lula de culpar as vítimas: os produtores rurais.

Ouvidos moucos

Ao perceber também o risco de ouvir poucas e boas contra a omissão do seu governo, Lula jogou a toalha e alegou “agenda incompatível”.

Apelo ignorado

Data de 3 de abril a carta do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), à ministra Marina Silva (Meio Ambiente) alertando sobre “desastre generalizado de seca”. O governo Lula não se mexeu.

Paraná, USA

Instituto de pesquisa que mais acertou nas Eleições 2022 no Brasil, o Paraná Pesquisas estréia em terras norte-americanas: divulga nesta quinta (19) levantamento sobre a disputa Kamala Harris x Donald Trump.

Taxadd sobre rodas

Está enfiada nas mais de 500 páginas da regulamentação da reforma tributária (nº 68/24) a aplicação de alíquota de 25% de Imposto Seletivo, ex-“imposto do pecado”, em todos os carros vendidos no Brasil.

Carro virou pecado

A inclusão de veículos entre os bens e serviços taxados com o “imposto do pecado” equipara a compra de carros, veículos de carga etc., à compra de cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes etc.

Craque do jogo

Viralizou montagem apontando Elon Musk, sócio do X (ex-Twitter) como “craque do jogo”. Mudança técnica na rede social anulou a censura e devolveu aos brasileiros o acesso proibido à rede social X.

Tema relevante

Dos 16 senadores contrários ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, dez estão no final do mandato, incluindo o líder do PT Jaques Wagner (BA), Cid Gomes (PSB-CE) e Leila Barros (PDT-DF).

Avaliação popular

Segundo apuração da oposição, 29 senadores ainda estão “indefinidos” sobre o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Desses, 23 vão enfrentar as urnas para voltar ao Senado em 2027.

Voz do povo

Corre em Minas Gerais a suspeita de que o governo Lula tem interesse na degradação das terras afetadas pelos incêndios. Desconfiam os mineiros que a jogada seria destinar a área devastada à reforma agrária.

Pensando bem...

...comprar carro no Brasil virou pecado.

PODER SEM PUDOR

Morfeu, deus do sono

Contam os velhos políticos mineiros que certa vez Benedito Valadares, interventor do Estado, conversava com o amigo Ciro dos Anjos quando, de repente, levou a mão à boca, num longo bocejo: “Vou dormir, Ciro, entregar-me aos braços de Orfeu!” O amigo corrigiu: “Faltou um M, doutor Benedito.” O interventor exlicou: “Orfeom é instrumento musical, Ciro. Eu estou é com sono mesmo...”

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).