Colunistas

GIBA UM

"Nunca me estressei com Bolsonaro. Nem 'perdi o sono". Eu tomo uísque todo dia antes de dormir"

De HAMILTON MOURÃO, senador eleito, sobre seus tempos de vice-presidente

Continue lendo...

Imitador de Dilma Rousseff, Geraldo Mendes (PT) tentou crescer na campanha para deputado em Minas Gerais atacando Nikolas Ferreira (PL), novo queridinho do presidente Jair Bolsonaro.

Mais:  o Youtuber também  é distribuidor de fake news. No final, teve 18 mil votos e Nikolas foi um dos mais votados do país, com 1,5 milhão. Nikolas tem 26 anos e é formado em Direito pela PUC-MG.

In – Caipirinha de caju

Out – Caipirinha de cerveja

Vaidade com limite

A atriz Giovanna Lancellotti, 29 anos, posou para uma das capas da revista Quem digital onde falou sobre carreira, forma física, relacionamento e feminismo. Ela contou que no início de sua carreira, uma das figurinistas lhe disse que ela “estava uma porpetinha”, (gordinha), com isso ela resolveu aos 19 anos reduzir os seios e nunca mais esqueceu a palavra. Ela ainda ressalta que hoje é vaidosa, mas com limite. “Sou sim. E acho que o limite, que é muito particular, está em ter a vaidade como algo que ande de mãos dadas com a nossa autoestima. Se nos aprisiona, eu não acho bom, saudável. É bom quando a gente gosta do que vê no espelho”. Mais:  ela acredita que toda mulher deveria ser feminista e garante que planeja ter filhos e se casar, mas a hora que quiser. Atualmente ela está namorando o empresário Gabriel David, filho de Anísio Abrahão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor. Longe da TV aberta tem se dedicado ao cinema e teatro e pensa em produzir ou dirigir e em breve estará em outro ramo. Ela e sua mãe entrarão no ramo dos vinhos. 

Começou o êxodo

Mais cedo do que se esperava (uma semana depois do segundo turno e derrota do presidente), já começou o êxodo de políticos e até religiosos que apoiavam o governo de Bolsonaro. PL, PP e Republicanos, que já tiveram relacionamento com Lula no passado, emitem os primeiros sinais de fumaça, embora evitem uma adesão imediata ao novo governo. O Republicanos avisa que não tem intenção de fazer oposição: será “independente”. PP e PL se manifestam por outras vias: Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, negocia aprovação rápida da PEC de Transição (em troca, permanece no trono) e Valdemar Costa Neto (PL) cuida do bem estar de Jair Bolsonaro no futuro, mas quer armar bancada sob seu comando (e isso sinaliza futuros acordos) e não sob ordens do Capitão. O Republicanos é uma sigla ligada à Igreja Universal, onde o bispo Edir Macedo não perdeu tempo e é o primeiro a abençoar o novo governo. Agora, diz que Lula foi “escolhido por vontade de Deus”. Em vídeo gravado na Suíça, Macedo tranquiliza seus fiéis: “Não podemos ficar com mágoa porque é isso que o diabo quer”. Outro a pular do barco é Luciano Bivar, que alugou o PSL para a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018, agora é presidente do União Brasil e também avisa que “não tem nenhuma objeção a aderir a Lula”. detalhe: o presidente também dizia que era “escolhido de Deus”.

Voltando aos poucos

A super modelo canadense Linda Evangelista, 57 anos, aos poucos vai retornando aos trabalhos depois de 6 anos afastada por conta de um procedimento chamado CoolSculpting que tem o objetivo de “diminuir” as células de gordura, mas que fez exatamente ao contrário e a deixou desfigurada. Aos poucos vai retomando os ensaios, campanha e as passarelas.  Em setembro Linda desfilou para a grife Fendi na Semana da Moda de Nova Iorque (seu último desfile tinha sido há 15 anos). E para mesma grife ela já posou para um ensaio na Vogue e agora estrela a campanha ainda em comemoração dos 25 anos da bolsa baguette da marca. 

Velocidade

Os petistas estão animados com a velocidade das adesões. Acham que Lula não terá dificuldade em formar maioria na Câmara e no Senado. Terá mais de 20 ministérios, mais 10 secretarias, além de outros cargos para acomodar os novos aliados. Falta apenas acertar as condições. O novo presidente quer isolar Jair Bolsonaro, que quer se transformar em líder nacional da direita ou, segundo muitos, da extrema-direita, o que não fascina boa parte de seus eleitores de segundo turno (fora os antipetistas).

Vaiado

Ministro QueirogaO ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que já está arrumando as gavetas, foi vaiado pela plateia durante uma agenda em Sergipe na semana passada e em resposta, chamou a plateia de “covarde”. A cena aconteceu durante o 8º Congresso Norte-Nordeste de secretarias municipais de saúde, que reunia profissionais de saúde. Do palco, Queiroga reagiu, enquanto muitos deixavam o local: “Vocês sabem fazer bagunça. Não temos medo. Podem ficar vaiando”.

Alianças

Apesar da “independência” proclamada pelo Republicanos, a sigla que pode integrar uma aliança com PP e PL, no governo Lula. Por outro lado, já se vê demais legendas conversando para tentar formar federações. União Brasil e PSD querem se aliar ao PSDB e Cidadania numa federação, mas os mesmos MDB e PSDB conversam paralelamente com o Cidadania. A ideia básica das federações é conseguir ganhar o comando das mais importantes comissões da Câmara – especialmente à CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) – para controlar o volume de pautas vitais.

POR CONTA

PP, PL e Republicanos são as três siglas do Centrão que somam 187 deputados eleitos. Muitos já começam a debandar por conta própria e Lula conta com esses apoios individuais para governar. O bloco do Centrão é maior do que os 139 parlamentares de partidos que apoiaram formalmente o PT e a sigla quer atrair mais legendas que ficaram neutras como PSD, MDB e União Brasil. Gilberto Kassab, dono do PSD tem jantar marcado para essa terça-feira com as bancadas do partido, para avaliar a adesão ou não ao governo Lula.

Vídeos de fora

Nos dois primeiros dias depois da vitória de Lula, 59 canais bolsonaristas retiraram do ar, por conta própria, mais de 4,2 mil vídeos no Youtube, segundo monitoramento da Novelo Data, a partir de informação da própria plataforma. Entre os canais, está a conta oficial do presidente Jair Bolsonaro intitulado “Lula humilha o Trabalhador Brasileiro em nome da contribuição sindical obrigatória”. Há mais ataques aos adversários sobre Microempresa Individual, alegações sem prova sobre fraude nas urnas eletrônicas, “censura” feita pelo TSE, falsas propostas de Lula sobre “Liberação ordenada de drogas” e “descriminalização de pequenos delitos”.

QUEM VEM

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, que acaba de visitar a Coreia do Sul após testes de mísseis da Coreia do Norte, deverá estar na cerimônia de posse de Lula em 1º de janeiro. É mais um sinal de que Joe Biden para aumentar as boas relações entre Estados Unidos e Brasil. O próprio vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão acha que Kamala Harris poderá ser o elo de aproximação do país de Biden. Se Jair Bolsonaro fosse eleito, à propósito, viria para sua posse um secretário do segundo escalão.

Holofotes

O TCU, órgão de assessoramento do Poder Legislativo, está tentando supervisionar a transição do governo, atrás de protagonismo. De quebra, presta vassalagem ao futuro presidente. A lei 10.609/02, que disciplina a transição, não faz nenhuma referência ao TCU. Prevê claramente que a supervisão do trabalho será do coordenador da equipe, no caso o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Tiro no pé

O Ministério da Saúde tem sido pressionado por governadores e prefeito a rever portaria que regulamente o trabalho médico nas unidades de atenção primária – notadamente as clínicas de família e os Centros Municipais de Saúde (CMS). As novas regras duplicaram a jornada de 20 horas para 40 horas. O objetivo era ter mais médicos por mais tempo, só que o tiro saiu pela culatra. Muitos profissionais estão se desligando, com a alegação de que a nova jornada impede o trabalho em outros hospitais (e ganhar mais).

ANTIGO NOME

Na reunião entre o coordenador da transição, vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro, para discussão da PEC de transição (a estimativa inicial é de R$ 100 bilhões para garantir recursos para o aumento real do salário-mínimo e a manutenção do Auxílio em R$ 600) já se registrou a volta do nome Bolsa-Família no lugar de Auxílio Brasil. quem deixou de lado o nome do programa adotado pelo governo Bolsonaro foi o próprio Castro.

MISTURA FINA

muitas novidades na formação e no volume de candidatos cotados para o novo ministério de Lula. A Secretaria de Políticas para Mulheres deverá ser comandada por Janja Lula da Silva, a mulher do presidente eleito e André Janones poderá assumir a Comunicação Social da Presidência. Para a Secretaria-Geral da Presidência retorna Gilberto Carvalho e o mais citado para a Polícia Federal é Jorge Chastalo Filho.

DENTRO do PT há quem aposte que Lula delegará a ex-presidente Dilma Rousseff o posto de embaixadora do Brasil em Portugal. Alguns aliados próximos defendem que Dilma seja enviada para a Bulgária, terra natal do pai da ex-presidente – e bem longe.

UMA das principais condições de Gilberto Kassab, do PSD, para seu partido apoiar o governo Lula é a recondução de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado. Mais: os líderes da sigla no Senado e na Câmara deverão ser, respectivamente, Otto Alencar (BA) e Antônio Brito (BA).

O EX-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula, coordenador do período de transição entre os governos, ganha prestígio na cena política e poder para ir resolvendo problemas da passagem. Ele continua dizendo que quer ser “apenas copiloto”. E mantém hábitos e manias. A gravata cor-de-rosa e o caderno (tipo escolar) de anotações estão de volta.

A POLÊMICA deputada federal (uma das cinco mais votadas) Carla Zambelli (PL-SP) viajou para os Estados Unidos “para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas”. Ela teve recentemente suas contas em diversas redes sociais bloqueadas, por determinação do TSE. Zambelli avisou que terá “agendas pessoais” nos Estados Unidos, além de encontro com autoridades (não revelou nomes, nem locais).

O MINISTRO da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, deverá integrar o governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo. Poderá comandar uma super secretaria a ser criada a partir da fusão das Pastas de Infraestrutura e de Logística e Transportes. Também caberia a Sampaio conduzir o programa de concessões no estado e cuidar do projeto do trem intercidades. É uma linha que ligaria a capital à Americana, passando por Campinas, Jundiaí. 

O PLANO de recuperação judicial da Andrade Gutierrez Engenharia enfrenta resistências entre os bancos credores. Muitos acham que a proposta foi feita sob medida para atender os bondholders, fundos internacionais que respondem por mais de 80 do passivo de R$ 2,2 bilhões.

GIBA UM

"Um país é muito fácil de ser governado se você governar apenas para uma pequena parcela"

"[...]Se você quiser governar para todo mundo, começa a ter problema com aqueles que ganham mais", de Lula, em discurso  em Montes Claros (MG)

18/04/2025 06h00

Giba Um

Giba Um Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Com número insuficiente de leitos na rede hoteleira para a COP30, os motéis de Belém estão se preparando para oferecer hospedagem para participantes do evento. Hoje, a capital do Pará tem 18 mil vagas, enquanto o público esperado é de 50 mil.

Mais: na região metropolitana, há 3.500 quartos de motel que podem hospedar 5.000 pessoas, o que deverá contribuir para a questão de falta de acomodação. Também contêineres serão usados com o mesmo objetivo – e estão sendo muito procurado. As diárias são mais baratas.  

Giba Um

Desafios vencidos

A atriz e modelo Kelly Cristina dos Santos, que recentemente completou 49 anos, dos quais 20 foram dedicados à profissão de atriz, é mais conhecida como Cris Vianna. Em uma entrevista à revista Glamour Brasil, ela se descreve de forma especial:“uma mulher que acredita na força dos seus passos e na importância de ocupar espaços com verdade, talento e essência. Sou atriz, cantora, apresentadora, mas, acima de tudo, sou uma artista que ama contar histórias”.

Cris compartilhou que enfrentou inúmeros desafios até alcançar seus objetivos e se orgulha de todos os personagens que contribuíram para sua trajetória. Entretanto, tem um carinho especial por sua personagem Maira de Arcanjo Renegado, que lhe rendeu o Prêmio Dandara, outorgado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. “Cada personagem que vivi trouxe desafios únicos e oportunidades de aprendizado. Enfrentei muitos desafios, mas cada um deles me fortaleceu e me trouxe até aqui. Em todas essas áreas, o maior desafio foi sempre me reinventar, continuar crescendo e abrir caminhos para que outras pessoas também possam sonhar e realizar”.

Quando questionada sobre a pressão relacionada à maternidade, foi bastante direta em sua resposta: “Durante muito tempo me perguntaram quando eu ia ser mãe, como se isso fosse um caminho obrigatório. Mas eu sempre fui muito honesta comigo e com os meus desejos. Ser mãe precisa ser uma escolha consciente, não uma imposição. Tenho um amor enorme por cuidar, por nutrir afetos, mas isso pode acontecer de muitas formas. E todas são válidas”.

Bolsonaro: três meses de molho

As primeiras 48 horas da sexta cirurgia de Jair Bolsonaro é que são básicas para avaliar sua recuperação. É o período em que os órgãos que foram manipulados durante mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo obter sinais da real situação. Ele deverá permanecer pelo menos duas semanas em internação hospitalar. O ex-presidente não pode falar, nem fazer muitos movimentos.

Nos próximos três meses permanecerá em observação, praticamente fora de combate, evitando estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal. E esses riscos precisam ser evitados com a máxima cautela. O próprio Bolsonaro descreveu esse quadro numa mensagem às redes sociais, provavelmente escrita por sua mulher Michelle (ele não consegue movimentar mão e braço, tampouco falar).

Permanece, apesar dos perigos que ainda carrega, buscando forças (é ainda Michelle falando por ele) para se levantar da sexta cirurgia e voltar à campanha presidencial. Na foto que ilustra o post, deitado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, de camisa aberta, o ex-presidente exibe o tamanho do corte vertical que atravessa parte do tórax e todo o abdômen. 

“Milagre”

No texto atribuído a Bolsonaro, ele diz que “é grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida”. E agradece ao povo pela fé e orações recebidas e aos profissionais “que me tem amparado nesse caminho”. E diz já estar com disposição de “voltar a andar, trabalhar, sempre ouvindo de perto o povo brasileiro”. Em sua primeira circulada pelos corredores do hospital, apoiou-se num andador, num médico e na ex-primeira-dama Michelle. 

Giba Um

Pronta para o verão

Quem imaginaria que uma das marcas mais icônicas e queridas, eternamente associada ao seu famoso padrão xadrez, se aventuraria em uma coleção de verão? A prestigiada grife britânica Burberry está lançando uma linha especialmente para a estação mais quente do ano. Utilizando o mesmo xadrez dos célebres casacos, a grife apresenta agora biquínis, calças e outras peças leves.

A campanha, denominada "Wish You Were Here", conta com a participação de nomes como Alva Claire e Babacar N'Doye, mas o destaque vai para Rosie Huntington-Whiteley e o tenista britânico Jack Draper, que está em ascensão e se tornou embaixador da marca. No evento de lançamento, Daniel Lee, diretor criativo da Burberry, compartilhou suas percepções sobre a nova coleção.

“Em antecipação ansiosa ao verão, queríamos capturar uma das épocas mais agradáveis do ano, os britânicos de férias tirando um momento para aproveitar o sol. Uma espécie de pontapé inicial para o verão. A Burberry é uma marca para todas as estações, não se esqueça”.

Giba Um

Chapa única

Josué Gomes está nos últimos meses no comando da Fiesp, onde chegou a não se entender com integrantes da diretoria que queriam derrubá-lo. Esses mesmos diretores acabaram formando grande grupo de eleitores que no dia 4 de agosto tratarão a volta à presidência da entidade de Paulo Skaf, que já ‘reinou’ muitos anos lá. Detalhe: será chapa única, conforme registro já feito na Fiesp. As reclamações sobre o período de Josué eram em torno do protagonismo que a federação perdeu nos últimos anos – e que Skaf deverá trazer de volta.

Melhor Câmara

Participar do governo Lula, segundo amigos próximos, não tem feito muito vem à carreira de Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária. Ele já trabalha a possibilidade de um downgrade nas eleições de 2026. Tem mencionado a hipótese de abrir mão de sua candidatura à reeleição no Senado e concorrer a uma vaga na Câmara. No PSD, seu partido, muita gente considera alto o risco do ministro não se reeleger. A passagem pelo gabinete de Lula teria desgastado a relação entre o ministro e o agronegócio. Seria um movimento pragmático que aumentaria sua probabilidade de permanecer no Congresso.

PÉROLA

“Um país é muito fácil de ser governado se você governar apenas para uma pequena parcela. Se você quiser governar para todo mundo, começa a ter problema com aqueles que ganham mais”,   
de Lula, em discurso  em Montes Claros (MG).

“Gastômetro” 1

Em iniciativa semelhante ao “Impostômetro”, que mostra diariamente os tributos arrecadados dos brasileiros, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e preparam para no próximo dia 23 para o lançamento do “Gasto Brasil”, que será popularmente conhecido como “Gastômetro”.

É uma nova ferramenta para monitorar os crescentes gastos da União, Estados e Municípios. O painel que contabilizará os trilhões do ‘Gastômetro’ será instalado no pátio do Colégio, centro histórico de São Paulo.

“Gastômetro” 2

O Gastômetro terá muito trabalho: somente neste ano de 2025, só a Uniao gastou R$ 1,7 trilhão, de acordo com dados do Portal da Transparência, que anda atrasado na postagem de despesas nos últimos 20 dias. O impostômetro contabiliza quase R$ 1,2 trilhão tomados dos pagadores de impostos em 2025, que ainda nem chegou ao mês de maio.

O Impostômetro, hoje um referencial de quanto o Brasil recolhe de tributos, é uma criação da Associação Comercial de São Paulo, inspirada na gestão de Guilherme Afif Domingos, integrante da gestão de Tarcísio de Freitas.

Viagem cara

A comitiva de 84 pessoas que acompanharam Lula em seu tour na Ásia, do Japão ao Vietnã, custou R$ 826,7 mil somente em diárias. O presidente foi acompanhado por Hugo Motta (presidente da Câmara) e Davi Alcolumbre (presidente do Senado), mais ministros, deputados, senadores e sindicalistas.  Foram 59 pessoas do governo que representa R$ 645,1 mil em gastos.

Do Senado, mais três pessoas com gasto de R$ 49,3 mil e a Câmara enviou sete pessoas, empresas públicas e estatais 12 pessoas e mais três representantes de sindicatos, Sidônio Palmeira (Secom) e mais 11 pessoas gastaram R$ 130 mil.

Duplo policiamento

Várias quadras da Avenida Paulista, um dos locais favoritos para ladrões de celulares que ‘operam’ a pé (e se misturam rapidamente na massa de transeuntes), agora viraram palco no que se pode chamar de “duplo policiamento”. Explica-se: duas corporações circulam pelas calçadas dos quarteirões onde estão muitos bancos ou mantém seus veículos estacionados também nas calçadas.

De um lado, a Polícia Militar; e outro, a ‘nova’ (devido a fardas e também veículos) da GCM – Guarda Civil Metropolitana, que agora tem seus homens usando armas. Tem turista que até fotografa.

Também no Rio

Além de ter suas primeiras lojas instaladas no Brasil em São Paulo (duas unidades) e uma em Campinas, a sueca H&M abrirá em 2026 sua primeira loja no Rio de Janeiro (está conversando com a Multiplan).

O grupo é um gigante global do setor de moda com mais de quatro mil lojas em 70 países e receita anual de cerca de US$ 25 bilhões. A H&M também se prepara para desembarcar no Paraguai e El Salvador. Na região, a varejista já tem lojas no México, Peru, Uruguai, Costa Rica e República Dominicana.

Angelina na área

Quem esteve em São Paulo, sem maiores badalações, foi a atriz Angelina Jolie, que veio discutir a inauguração do 1º Atelier Jolie do país. A negociação está em fase final para que o ateliê abras a poucos metros da Avenida Paulista, em São Paulo. Terá o mesmo conceito de Nova York: um espaço para dar visibilidade a novos talentos da moda, design e arte em processos autorais e sustentáveis. O ateliê em São Paulo deverá ser construído no novo prédio de moda do Cidade Matarazzo. 

MISTURA FINA

O laboratório Cristália, líder de anestésicos no Brasil, foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 200 mil de indenização a um ex-funcionário especialista em mídias sociais, que acusou a empresa de demissão por motivos políticos. A dispensa ocorreu após a companhia avaliar que o tom usado por ele, em uma ação de marketing da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, está muito puxado para o vermelho, cor associada ao PT. A Cristália vai recorrer da decisão. 

A juíza Garcia Cristina Moreira Rosário decidiu que Maria do Céu Harris, 60 anos, ex-companheira de João Gilberto, receba R$ 20 mil mensais como adiantamento do quinhão a ser pago pelo inventariante do gênio da bossa nova. A defesa da moçambicana (tinha 20 anos quando conheceu João num concurso de beleza em Lisboa), provou que hoje vive de favores de terceiros, em total miséria. 

A Globo voltará a ter uma atração humorística em sua programação. Para aproveitar as férias do meio do ano, a emissora lançará um novo programa de humor semanal em horário nobre. Será o retorno de uma atração do gênero depois do fim do ‘Zorra Total’, exibido aos sábados até 2020. Depois, a Globo ficou restrita a ‘sitcons’. O programa terá coo conteúdo comédia com toque de diversas regiões do país. Nada parecido com um amontoado de sketch: estará mais para stand-up, com plateia. 

In – Livro:  Até o último de nós
Out – Livro: A pequena outubrista

Seguridade social

Meu benefício foi cessado pelo INSS, posso voltar a receber?

Advogada Juliane Penteado analisa os casos em que a Previdência suspende pagamentos

18/04/2025 00h02

Continue Lendo...

Se o seu benefício foi cancelado ou cessado, pode ser que o prazo de recebimento tenha acabado, ou ainda, os requisitos de concessão não estão mais de acordo com o INSS. Por isso, se o Instituto percebe que não tem mais obrigação de pagar, ele suspende. Isso mesmo, simples assim.

Esse é o assunto de hoje e convido você a ficar comigo até o final deste texto. 

Podem ser suspensos benefícios como:

  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Salário- maternidade
  • Auxílio-reclusão
  • Auxílio- acidente
  • e o mais comum de ser suspenso: os Benefícios por Incapacidade (Auxílio Doença e aposentadoria por invalidez)
  • BPC (benefício de prestação continuada)

Cessação e indeferimento: são diferentes?

Cessação: o segurado já recebe o benefício mensalmente até que por algum motivo, é cancelado.
Indeferimento: neste caso o requerimento de benefício foi analisado pelo INSS, e foi negado. O segurado ainda não começou a receber. Dá para entrar com um recurso administrativo ou judicializar.   
Por que o INSS cessa ou indefere um benefício?

São vários os motivos que levam o INSS a negar ou cessar os pedidos de benefício. É preciso ficar atento, além disso em caso de dúvidas, buscar um profissional da área.


Prova de vida

Não fazê-la pode ser determinante para o cancelamento de um benefício. Todos os anos o INSS realiza esse procedimento para verificar se os segurados que recebem esses benefícios estão vivos. 

Fique atento a como a Prova de Vida é feita:

Como é feita a prova de vida automática? 

  • Com base no uso do aplicativo Meu INSS
  • Com base em saques biométricos
  • Com base em atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Com base em informações de bases de dados governamentais
  • Com base em registros de atividades dos beneficiários

Como é feita a prova de vida online? 

  • No site ou aplicativo Meu INSS, usando a biometria facial
  • No aplicativo Meu INSS, usando a câmera do celular para identificar o beneficiário

Como é feita a prova de vida presencial? 

  • No balcão de atendimento do órgão pagador
  • Nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico)

A prova de vida será feita com o cruzamento de dados pelo próprio INSS, e caso isso não seja possível, o segurado será notificado, para saber como realizar a prova de vida. Fique atento aos emails cadastrados, pois se não for realizada a Prova de Vida, o benefício será cessado.

Não passar pela Perícia Médica

Através da Perícia Médica, é que se constata a incapacidade para o trabalho e a existência de deficiência do segurado. Alguns benefícios, principalmente o auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio acidente e o BPC (benefício de prestação continuada) dependem desse procedimento.

Ao ser convocado para a perícia, o segurado que recebe algum desses  benefícios deve comparecer para não ter seu benefício cessado.

Passar pelo Pente-fino

Esse é um procedimento que o INSS realiza todos os anos para buscar possíveis irregularidades para aqueles que recebem o benefício. 

Se houver alguma suspeita que o segurado esteja recebendo o benefício irregularmente, ele é convocado para ver se cumpre todos os requisitos. 

Mas o que são essas irregularidades?

  • Podem ser falsidade nos documentos usados para receber o benefício;
  • Falta de documentos para recebimento do benefício;
  • Incapacidade laboral, por exemplo.

O segurado é notificado para o Pente-fino, que pode ser contestado através de documentação para comprovar a necessidade do benefício. Caso isso não aconteça, o benefício será cessado.

E se o benefício for cessado?

Saber o motivo da cessação é o primeiro passo. O INSS deve deixar claro o motivo. 
Atenção: Nos casos de auxílio-doença será necessário que o segurado peça a prorrogação do benefício.

Em outros casos será aberta uma exigência para dar continuidade no processo.

Ainda, é preciso entender que caso você não concorde com o motivo da suspensão do benefício é possível (e necessário) entrar com um recurso administrativo, que o próprio segurado pode fazê-lo, ou, ajuizar uma ação, que é imprescindível ser feito com um advogado especialista.

No Recurso Administrativo, o pedido de suspensão ou indeferimento será reanalisado pelo INSS, e pode ser que demore um tempo. 

Na ação judicial, o juiz irá avaliar o caso. Pode ser que o segurado seja submetido a uma nova perícia médica, por exemplo. Esse caminho é mais indicado em casos de querer uma resposta efetiva, inclusive, se a causa for ganha, todos os direitos devem ser assegurados como os valores retroativos desde quando o benefício foi cessado.

Lembramos ainda que se o valor dos atrasados for maior que 60 salários-mínimos (R$ 91.080,00 em 2025), será necessária a presença de um advogado na ação judicial.

Então, uma advogada previdenciarista é imprescindível?

A advogada especialista vai analisar todo o caso, o motivo do indeferimento e levar ao direcionamento correto para voltar a receber o benefício. 

A escolha pelo Recurso Administrativo ou pela ação judicial, vai depender da estratégia jurídica a ser utilizada.

Posso reativar meu benefício?

Caso queira fazer pelo caminho administrativo basta entrar no site do Meu INSS e acessar o canal com a sua conta cadastrada no “gov.br”, em seguida clicar em “Novo Pedido”.

O segurado deve digitar o nome do benefício desejado e seguir as instruções do site, e claro, não se esquecendo de anexar o documento dizendo o por quê não está de acordo com o benefício e os documentos comprobatórios.

Não existe um prazo certo para análise do seu pedido, mas será pelo menos em torno de 90 dias.
Neste caso, é possível impetrar um Mandado de Segurança, para garantir que o INSS cumpra o prazo legal de finalizar o processo. A resposta poderá ser positiva ou negativa. 

Caso o benefício seja concedido, o Instituto tem até 30 dias corridos para restabelecer o pagamento.

Espero ter ajudado.

Abraço fraterno.

Juliane Penteado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).