Colunistas

ARTIGOS

Professores: o sopro de esperança que nos resta

O dia 15 de outubro é momento de homenagear os docentes, principais responsáveis pela educação de crianças e jovens

Continue lendo...

No meio da manhã, encho meus pulmões de ar e sinto o cheiro dos livros, enquanto ouço meu som preferido no mundo: o dos alunos compartilhando comigo suas dúvidas, seus anseios e sua curiosidade por descobrir o mundo. Sou professor com extremo orgulho! Nada me deixa mais feliz do que estar na sala de aula, trocar ideias, brincar com meus estudantes. Tudo ali é inspirador para mim. Tudo ali é vida!

É na escola que projetamos nossos sonhos, trabalhamos as incertezas, consolamos angústias e celebramos conquistas. Viajamos pela história, aprendemos sobre o planeta, as sociedades, os algarismos, as letras.

E, enquanto estudamos o mundo, também passamos a aprender muito sobre nós mesmos. Melhoramos nossa comunicação, nos tornamos mais capazes de nos conectar às outras pessoas e entender melhor cada pedacinho do mundo que faz delas quem são.

Nesse ambiente, tempo e espaço se fundem em descobertas individuais e coletivas. É fantástico observar o mundo mágico desse organismo vivo, e fazer parte disso não é para qualquer um. Por isso, professores e professoras são entes de respeito, engenheiros dessa alquimia que acontece pelo olhar, pela escrita, pelos sentidos, pelos materiais e pelo acolhimento.

Por meio de suas mais incríveis habilidades sociais, esses profissionais vão além da transmissão dos conteúdos. Somos, dentro e fora da sala de aula, orientadores, mediadores, conselheiros, ouvintes, educadores e muito mais.

Professor, em inglês, é teacher. Contudo, diferente do que acontece no Brasil, essa palavra não é um título, mas apenas o nome da profissão. Não se chama a professora Ana, por exemplo, de teacher Ana, em inglês, mas de ms., seguido de seu sobrenome.

O mesmo acontece com professor: mr. + sobrenome. É a cultura do indivíduo em si, e não de seu título, como fazemos aqui. 

Já por aqui, nas salas de aula brasileiras, todos os alunos se referem a eles pelo seu título: PROFESSOR(A), antes de mais nada. Professor em primeiro lugar. Quando os alunos nos veem em algum lugar público, logo comentam:

“Olha lá o meu professor!”. E, em seguida, nos cumprimentam: “Oi, profe!”. É por essa proximidade que, pouco a pouco, viramos parte da família, pertencemos à história do aluno e teremos lá um lugar garantido para sempre.

Da mesma forma, levamos conosco, em nossas mentes e em nossos corações, lembranças de professores que deixaram sua marca em nossa trajetória escolar.

Aquele que foi o primeiro a nos guiar pelo caminho da escrita e da leitura, ou aquele que nos inspirou a escolher a profissão que seguiríamos, ou aquele que, por sua didática, foi capaz de nos ajudar a superar conteúdos que nos pareciam complexos, ou, ainda, aquele que nos acolheu em um momento de sofrimento por razões que extrapolavam os muros da escola.

O dia 15 de outubro é momento de homenagear os docentes, principais responsáveis pela educação de crianças e jovens.

A origem da data está em 1947, quando o educador Salomão Becker propôs uma reunião especial entre a equipe da escola em que lecionava para refletir sobre os problemas da profissão e debater melhores condições de trabalho. Com o tempo, essa ideia foi crescendo entre as escolas. Foi assim que, em 1963, surgiu o decreto que definiu a data como feriado escolar, o Dia do Professor, a ser comemorado todos os anos.

Esse dia simboliza todo o ano escolar na figura do mestre, protagonista na mediação entre o conhecimento e os alunos, orientando o caminho, auxiliando na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e pessoal.

Toda a contribuição que o professor oferece à sociedade e aos alunos é reconhecida nesse dia. Que possamos sempre nos lembrar da importância de valorizá-lo com respeito, gratidão e admiração, despertando o aluno para a aventura da vida. Parabéns pelo seu dia, professor(a)! Happy profe’s day!

 

 

CLÁUDIO HUMBERTO

"Culpa da facada"

Gilson Machado, ex-ministro, sobre mal-estar de Bolsonaro, alvo de atentado em 2018

12/04/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Janones pode ser preso se ignorar medida protetiva

O deputado André Janones (Avante-MG) está sujeito a prisão em flagrante, caso desrespeite a medidas protetiva da Justiça, a pedido da prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, com quem manteve relação por quatro anos. Janones é acusado de ameaçar e chantagear a prefeita para retomar a relação, que ela rompeu, e restabelecer sua influência na gestão municipal. O deputado foi denunciado por ameaças, inclusive de divulgar imagens íntimas dos tempos de relacionamento do casal.

 

Perigo ambulante

Janones está obrigado a manter distância mínima de 300 metros da prefeita Leandra Guedes e não pode frequentar os mesmos lugares.

 

Imunidade não salva

O desrespeito a medida protetiva motiva prisão em flagrante, de acordo com a Lei Maria da Penha, apesar do instituto da imunidade parlamentar.

 

Violência iminente

Ao impor a medida protetiva, a Justiça de Minas atribuiu a Janones “possível violência psicológica e social” contra a ex-companheira.

 

Esquerda fica muda

Como no caso do ex-ministro assediador de Lula, políticos e mulheres da atrasada esquerda brasileira silenciam vergonhosamente sobre o tema.

 

Eldorado: TRF-3 impõe nova derrota aos Batista Cabe ao juiz Roberto Pollini, da 1ª Vara Federal de Três Lagoas (MS) decidir se cassa ou mantém a liminar do desembargador Rogério Favreto (TRF-4), ligado a Lula (PT), que favorece os irmãos Joesley e Wesley Batista e impede a transferência do controle acionário da Eldorado Brasil Celulose para a Paper Excellence, que o adquiriu. O desembargador Carlos Francisco, do TRF-3, manteve o entendimento de que cabe inicialmente à primeira instância se manifestar sobre os pleitos da Paper.

 

Supressão de instância

Carlos Francisco alertou para o risco de “supressão de instância”, e lembrou que o STJ concluiu pela competência da Vara de Três Lagoas.

 

Subterfúgio maroto

A decisão se refere a ações que tentam cancelar o negócio, usando como subterfúgio a legislação sobre “venda de terras para estrangeiro”.

 

Comprou e pagou

O caso envolve a J&F, dos Batista, e a Paper, que adquiriu o complexo industrial de Três Lagoas em 2017, e não consegue assumir a empresa.

 

Nós pagamos

A Transparência revela as despesas do governo Lula (PT) com cartões corporativos, até abril: R$26,6 milhões, dos quais quase R$6 milhões estão na conta de apenas 26 cartões da Presidência da República.

 

Governadora elogiada

Petistas e bolsonaristas como o ex-ministro Gilson Machado elogiaram a governadora Fátima Bezerra (PT), que cedeu helicóptero da Segurança para levar Bolsonaro ao hospital, onde foi recebido aos gritos de “mito”.

 

Raro consenso

O presidente-tampão do PT, Humberto Costa (PE), e bolsonaristas foram às redes celebrar o Samu, após o ex-presidente ser socorrido por ambulância do serviço de emergência.

 

Socialista coadjuvante

O senador Cid Gomes, em fim de mandato, ainda ensaia candidatura para voltar ao governo cearense, mas o seu PSB está fechado com o PT do atual governador Elmano Freitas e do ministro Camilo Santana.

 

Tudo ao contrário

Após a inflação atingir 5,48% nos últimos doze meses, o juiz Marcelo Brêtas, ex-Lava Jato no Rio de Janeiro, ironizou: “A inflação disparou! Alguém dirá: ‘veja como isso pode ser bom’”.

 

Isso já foi misoginia

“Gafe” entrou nos assuntos do dia no X, após manchetes amigas não chamarem de “machismo” fala misógina de Lula sobre Kristalina Georgieva, do FMI, que o petista chamou de “mulherzinha”. Bolsonaro foi acusado de “atacar mulheres” até quando elogiava suas ministras.

 

Executivo legislador

Entre as 61 propostas (projetos de lei, resolução, decretos legislativos, lei complementar etc.) aprovadas pela Câmara em 2025, cinco são decorrentes de medidas provisórias do governo Lula.

 

E a conta?

Os Poderes entraram em acordo, o Orçamento 2025 foi aprovado, o STF autorizou o pagamento, mas até agora a Transparência não registra um centavo sequer pago pelo governo Lula em emendas parlamentares.

 

Pensando bem...

...já “greve de salário” ninguém quer fazer na Câmara.

 

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

Palavra de sequestrador

Convidado certa vez pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o aspone de Lula (PT), Marco Aurélio Garcia, o “top-top”, tentava explicar por que o governo não considera terroristas os narcoguerrilheiros colombianos das Farc. O tucano Luiz Carlos Hauly (PR) provocou: “são bandidos, sequestradores e traficantes”. O deputado Fernando Gabeira (RJ) pediu um aparte: “Preciso ouvir o que pensa o convidado sobre o que disse o deputado Hauly. Se ele disser que não fala com seqüestrador, tenho que ir embora.” Todos caíram na gargalhada: é que Gabeira participou do grupo que sequestrou o embaixador americano, durante o regime militar.

CLÁUDIO HUMBERTO

"E lá [em Hiroshima] eu encontro com uma mulherzinha"

Lula (PT) fazendo vergonha ao se referir a Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI

11/04/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Denúncia enquadra Janones na Lei Maria da Penha

O deputado André Janones (Avante-MG), que mal se livrou do crime de rachadinha, após acordo maroto com a Procuradoria-Geral da República, agora está novamente às voltas com a Justiça. Ele como denunciado, com base na Lei Maria da Penha, implacável contra abusadores, por chantagear a ex-namorada e atual prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, por não se conformar com o fim do relacionamento, ameaçando divulgar fotos íntimas dos tempos de namoro, entre 2014 e 2018.

 

Medidas protetivas

Janones agora está proibido de se aproximar da prefeita em razão de medidas protetivas já determinadas pela Justiça.

 

O home é um perigo

O deputado está obrigado a manter distância mínima de 300 metros e proibido de frequentar os mesmos lugares e a divulgar fotos da vitima.

 

Chantagem por influência

Além da tentativa de vingança pelo fim do relacionamento, Janones também chantagearia a prefeita para exercer influência em sua gestão.

 

Testemunha-chave

Em conversa com secretário municipal, diz a denúncia, Janones avisou que usaria fotos e imagens para “acabar” com a reputação da prefeita.

 

Assédio do PSD irrita ‘federação’ PP-União Brasil

No plano nacional, está de vento em popa a possível federação entre o PP, do senador Ciro Nogueira (PI), e o União Brasil, presidido por Antonio Rueda. A trava está em alguns estados, a maioria no Nordeste, como Pernambuco e Paraíba. Nas regiões menos pacificadas, o PSD de Gilberto Kassab intensificou o assédio para cooptar lideranças políticas e engrossar o quadro de filiados. Caciques pernambucanos lembram que a atuação do PSD ajudou a melar a federação do PSDB com outras siglas.

 

Filme repetido

Em Pernambuco, o PSD atuou até tirar do PSDB um dos poucos atrativos que ainda restava aos tucanos: a governadora Raquel Lyra.

 

Desidratou

O PSDB piscou para o MDB e Republicanos, mais encorpados. Mas, agora ainda mais desidratado, deve fechar com o Podemos.

 

Desespero bateu

A movimentação do PSD tem motivo: deve perder espaço com a super federação PP-União, que vai somar 108 deputados e 13 senadores.

 

Elefante na sala

O União Brasil não sabe o que fazer com Juscelino Filho, demitido do Ministério das Comunicações após ser denunciado pela PGR por vários crimes. Queria ser líder do partido, mas fazem ouvidos moucos.

 

Tratamento VIP

Em menos em 24h de “greve de fome”, o deputado barraqueiro Glauber Braga (Psol-RJ), em vias de ser cassado, fez novo show. Recebeu atendimento médico de fazer inveja a quem passa meses na fila do SUS.

 

Cop30 caótica

A revista Economist pregou aviso de que Belém (PA) é quente, tem esgoto a céu aberto e que 40% de suas casas não têm saneamento. E prevê: “em novembro sediará a Cop30... que certamente será caótica”.

 

Só apelando aos Céus

A ex-deputada e juíza aposentada Denise Frossard contou que se sente em uma igreja, quando vai a supermercado: o tempo todo ouve expressões como “meu Deus!”, “misericórdia!”, “valha-nos, Deus!”.

 

Guerra de facções

O deputado Rui Falcão (SP) irá disputar a presidência do PT, em nome de uma das muitas facções minoritárias do partido. Será derrotado: Lula é quem manda e fez sua facção apoiar o ex-ministro Edinho Silva.

 

É a reciprocidade

Eduardo Girão (Novo-CE) é contra visto para americanos, australianos e canadenses, preocupado com o turismo. Não deveria. O princípio da reciprocidade é o que resta quando os nacionais têm tratamento idêntico.

 

Mundo da Lua

Enquanto bandidos davam nova demonstração de força, invadindo e controlando uma cidade inteira para saqueá-la à vontade, o STF lutava no Congresso para criar 16 cargos para cada um dos ministros e para dar aumento a assessores que ganham, coitados, “apenas” de R$22 mil.

 

Pela culatra

O governo rala para barrar proposta de reforma do imposto de renda que ganha corpo na Câmara para cobrança de 10% sobre a renda de quem ganha R$50 mil. Deputados costuram para esticar até R$150 mil.

 

Pensando bem...

...de Rachadones a Extorsones.

 

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

A vingança de Silvinho

Convidado pelo então ministro José Dirceu para auxiliar na escolha de nomes para o governo Lula, o secretário de Organização do PT, Silvio Pereira, não era conhecido de boa parte da equipe econômica, de origem tucana. Ele provocou uma reunião com o presidente do Banco do Brasil para tratar de posições, inclusive no fundo de pensão Previ, mas Cássio Casseb não lhe deu a menor bola. Não o conhecia. Sílvio se levantou e foi embora. Quando já estava na garagem do prédio, foi alcançado por Casseb, finalmente informado quem era “Silvinho”. Mas o petista se vingou: “Agora sou eu quem não quer falar com o senhor.” Entrou no carro e foi embora.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).