Colunistas

ARTIGOS

Professores: o sopro de esperança que nos resta

O dia 15 de outubro é momento de homenagear os docentes, principais responsáveis pela educação de crianças e jovens

Continue lendo...

No meio da manhã, encho meus pulmões de ar e sinto o cheiro dos livros, enquanto ouço meu som preferido no mundo: o dos alunos compartilhando comigo suas dúvidas, seus anseios e sua curiosidade por descobrir o mundo. Sou professor com extremo orgulho! Nada me deixa mais feliz do que estar na sala de aula, trocar ideias, brincar com meus estudantes. Tudo ali é inspirador para mim. Tudo ali é vida!

É na escola que projetamos nossos sonhos, trabalhamos as incertezas, consolamos angústias e celebramos conquistas. Viajamos pela história, aprendemos sobre o planeta, as sociedades, os algarismos, as letras.

E, enquanto estudamos o mundo, também passamos a aprender muito sobre nós mesmos. Melhoramos nossa comunicação, nos tornamos mais capazes de nos conectar às outras pessoas e entender melhor cada pedacinho do mundo que faz delas quem são.

Nesse ambiente, tempo e espaço se fundem em descobertas individuais e coletivas. É fantástico observar o mundo mágico desse organismo vivo, e fazer parte disso não é para qualquer um. Por isso, professores e professoras são entes de respeito, engenheiros dessa alquimia que acontece pelo olhar, pela escrita, pelos sentidos, pelos materiais e pelo acolhimento.

Por meio de suas mais incríveis habilidades sociais, esses profissionais vão além da transmissão dos conteúdos. Somos, dentro e fora da sala de aula, orientadores, mediadores, conselheiros, ouvintes, educadores e muito mais.

Professor, em inglês, é teacher. Contudo, diferente do que acontece no Brasil, essa palavra não é um título, mas apenas o nome da profissão. Não se chama a professora Ana, por exemplo, de teacher Ana, em inglês, mas de ms., seguido de seu sobrenome.

O mesmo acontece com professor: mr. + sobrenome. É a cultura do indivíduo em si, e não de seu título, como fazemos aqui. 

Já por aqui, nas salas de aula brasileiras, todos os alunos se referem a eles pelo seu título: PROFESSOR(A), antes de mais nada. Professor em primeiro lugar. Quando os alunos nos veem em algum lugar público, logo comentam:

“Olha lá o meu professor!”. E, em seguida, nos cumprimentam: “Oi, profe!”. É por essa proximidade que, pouco a pouco, viramos parte da família, pertencemos à história do aluno e teremos lá um lugar garantido para sempre.

Da mesma forma, levamos conosco, em nossas mentes e em nossos corações, lembranças de professores que deixaram sua marca em nossa trajetória escolar.

Aquele que foi o primeiro a nos guiar pelo caminho da escrita e da leitura, ou aquele que nos inspirou a escolher a profissão que seguiríamos, ou aquele que, por sua didática, foi capaz de nos ajudar a superar conteúdos que nos pareciam complexos, ou, ainda, aquele que nos acolheu em um momento de sofrimento por razões que extrapolavam os muros da escola.

O dia 15 de outubro é momento de homenagear os docentes, principais responsáveis pela educação de crianças e jovens.

A origem da data está em 1947, quando o educador Salomão Becker propôs uma reunião especial entre a equipe da escola em que lecionava para refletir sobre os problemas da profissão e debater melhores condições de trabalho. Com o tempo, essa ideia foi crescendo entre as escolas. Foi assim que, em 1963, surgiu o decreto que definiu a data como feriado escolar, o Dia do Professor, a ser comemorado todos os anos.

Esse dia simboliza todo o ano escolar na figura do mestre, protagonista na mediação entre o conhecimento e os alunos, orientando o caminho, auxiliando na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e pessoal.

Toda a contribuição que o professor oferece à sociedade e aos alunos é reconhecida nesse dia. Que possamos sempre nos lembrar da importância de valorizá-lo com respeito, gratidão e admiração, despertando o aluno para a aventura da vida. Parabéns pelo seu dia, professor(a)! Happy profe’s day!

 

 

CLAÚDIO HUMBERTO

"Fugiu da crise do Carnaval e embarcou com uma supercomitiva"

Ex-deputado Deltan Dallagnol sobre viagem de Lula à Índia com (outra) grande comitiva

21/02/2026 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Caçada a auditores gera crítica ao chefe da Receita

Auditores e ocupantes de cargos de destaque na Receita Federal demonstram crescente insatisfação com Robinson Barreirinhas, o secretário do órgão. Ele não é do quadro da Receita, é procurador da prefeitura de São Paulo e advogado. Consideram-no pouco técnico e excessivamente alinhada a Fernando Haddad e a Lula (PT). Além disso, é acusado de não fazer a defesa institucional dos quadros da Receita nos vazamentos da dados de ministros do STF e seus familiares.

Precipitação

O clima ficou pior após as acusações, consideradas apressadas por integrantes da carreira, de auditores acessando dados sigilosos.

Trapalhada do Pix

O mal-estar não é recente. Começou na denúncia de taxação do Pix, prejudicando pequenos contribuintes, trabalhadores informais.

Saindo da toca

Os servidores também criticaram o envolvimento da Receita no debate público, com a divulgação sucessiva de notas à imprensa.

Órgão é técnico

Para auditores, muito ciosos da discrição e do papel de servidores de Estado, a direção extrapolou o caráter estritamente técnico da Receita.

Nos EUA, software detecta conflito de interesses

A Suprema Corte dos Estados Unidos continua dando lições de conduta ética. Acaba de adotar um software que auxilia os ministros a identificar possíveis conflitos de interesses. Esse software, que faz falta em certas cortes supremas, compara dados sobre advogados e partes em disputa com informações sobre os gabinetes dos magistrados. As “verificações automatizadas de impedimento” complementarão os procedimentos já existentes no tribunal que analisam possíveis conflitos de interesse.

Simples assim

Outra lição americana: o software não custou bilhões, foi desenvolvido por funcionários do seu Departamento de Tecnologia da Informação.

Código sem demanda

Nem precisava, mas a Suprema Corte adotou seu primeiro código de conduta em 2023, inspirado no comportamento ético dos próprios juízes.

Imparcialidade

O código determina que juízes devem se declarar impedidos em casos nos quais sua “imparcialidade possa ser razoavelmente questionada”.

Esses sindicalistas...

A CPMI do INSS vai analisar a quebra de sigilo bancário e fiscal de 11 associações e entidades sindicais, a pedido do relator Alfredo Gaspar (União-AL). Ao menos três delas têm ligação direta com a CUT e UGT.

Não será desta vez

A desistência de Daniel Vorcaro de dar a cara na CPMI do INSS provocou grande sensação de alívio nos quatro cantos da Praça dos Três Poderes. O temor (e a torcida, para a maioria) era de “carnificina”, caso o dono do Banco Master resolvesse, digamos, contar tudo.

Desculpas

Curiosas as alegações de Vorcaro para não viajar de São Paulo para Brasília, a fim de depor na CPMI. Disse que temia hostilidades durante voo comercial. E recusou carona no jato da PF: “Não sou criminoso”.

Propaganda apoteótica

O PL acionou o Tribunal Superior Eleitoral contra Lula pelo desfile-bajulação na Sapucaí. Para o partido, o evento foi uma “apoteótica peça de marketing político-biográfico e de ataque a opositores”.

Gabinete do disparo

Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou pedido de informações à Secretaria de Comunicação da Presidência sobre disparos em massa no WhatsApp sobre o Imposto de Renda. Quer detalhes de custos da operação.

Estarrecedor

A ONG Transparência Internacional fez na sexta (20) duras críticas a Alexandre de Moraes, apontando “autoritarismo estarrecedor”. Mandou a PF interrogar o sindicalista que exerceu o direito de criticar a investigação e os colegas auditores punidos sem processo formado.

Amigo protegido

Na Índia, Lula voltou a defender o amigo e ex-narcoditador venezuelano Nicolás Maduro. Disse que a captura pelos Estados Unidos “não foi aceitável” e alegou que o tirano deveria ser julgado na Venezuela.

Terrorismo ucraniano

A revista alemã Der Spiegel confirma: foi obra de militares da Ucrânia a explosão da Nord Stream, linhas submarinas de transmissão de gás entre a Rússia e Alemanha, em 2022. A CIA sabia, mas não concordou.

Pensando bem...

...escândalo político é redundância.

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

Malícia política

Implacável líder da UDN, Carlos Lacerda interpelou ACM, da corrente “Chapa Branca” do partido, sobre uma visita dele ao “inimigo”, o presidente Juscelino Kubitschek. Ele confirmou o papo às dez da manhã e observou, cheio de malícia: “...antes de mim, esteve por lá, às sete horas, o Magalhães Pinto”. Referia-se ao presidente da UDN. “A raiva de Lacerda passou para o outro Magalhães”, divertiu-se ele, ao lembrar o caso no livro “ACM fala de JK”.

CLAÚDIO HUMBERTO

"É importante que não tenha o rabo preso"

Senador Carlos Portinho (PL-RJ) sobre o candidato ideal de oposição a Lula, na eleição

20/02/2026 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Câmara quer CPMI investigando festas de Vorcaro

Voltou a bombar a proposta de CPMI do Banco Master após as primeiras informações sobre as festas o banqueiro Daniel Vorcaro em sua casa de praia de Trancoso (BA) com “altas autoridades federais” e a presença de garotas de programa. Chamadas de “Cine Trancoso”, as festas devem ser investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a pedido do seu ministério público. Cerca de 280 parlamentares apoiaram a CPMI, até agora ignorada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre.

Passando a limpo

“A CPI do Banco Master é uma obrigação institucional”, sustenta o deputado Sanderson (PL-RS), “o Brasil precisa passar isso a limpo”.

Sem testemunhas

Há relatos de que garotas ucranianas e croatas eram trazidas do exterior por não entenderem tratativas em português com as “altas autoridades”. 

CPMI necessária

O deputado Coronel Tadeu (PL-SP) defende a CPMI “para proteger a economia, os investidores e a imagem das instituições brasileiras.”

Epstein brasileiro?

Os deputados querem escarafunchar a suspeita que ainda parece um exagero: Vorcaro seria a versão brasileira do financista Jeffrey Espstein.

Salário de ministro do STF cresceu 37,3% em 10 anos

Há dez anos, o teto salarial do funcionalismo público, estabelecido pelos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), era de R$33,7 mil. Entre 2016 e 2026, o salário passou para R$46.366,19, aumento de 37,33%. Entretanto, o maior impacto do aumento no teto não é salário dos 11 ministros do STF e sim “efeito cascata”, já que vencimentos da Corte estabelecem o limite para o serviço público no Brasil. Nos últimos dois anos o efeito foi aumento de mais de R$11,8 bilhões no orçamento.

Pelo menos

Estimativa da Instituição Fiscal Independente aponta que o aumento do teto teve impacto de R$6,3 bilhões no orçamento público em 2025.

Talvez maior?

A IFI espera que em 2026 o aumento do teto tenha impacto orçamentário pelo menos igual ao do ano passado. Mas em 2024 foi de R$5,5 bilhões.

Comparação

O valor do salário no STF é 29 vezes maior que o salário-mínimo, que quase dobrou nos últimos dez anos (+84%) no Brasil.

Já vai tarde

O governador Tarcísio de Freitas (Rep-SP) comentou o rebaixamento da escola de Samba que bajulou Lula no Rio: “Apostou no divisionismo, resolveu atacar a família, os evangélicos. Vai tarde”.

Há limites

Há até quem desconfie da produção de dossiês contra ministros do STF etc., mas essa hipótese é descartada por um deles. Na avaliação desse ministro, que pediu anonimato, “Moraes não chegaria a tanto”. 

Zema confirmou

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) confirmou presença no ato contra Lula e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, no dia 1º: “O brasileiro precisa se manifestar e se mobilizar”.

Outra mobilização

Além dos protestos “Acorda Brasil”, marcados para 1º de março em todo o País, também está marcado para este sábado (21) um ato na sede do Banco Master, em São Paulo, contra a esculhambação generalizada. 

Paz em Gaza

Javier Milei, reafirmou em Washington o compromisso com o Conselho da Paz de Gaza de Donald Trump e colocou à disposição os Cascos Brancos, força humanitária da Argentina, para auxiliar na missão de paz.

De um lado ao outro

É marxista o deputado José María Balcázar, que tomou posse como presidente interino do Peru, após vencer votação no Congresso. Ele substitui José Jerí, do PDSP, partido conservador e cristão.

Sem flores

A advogada Deborah Toni, especialista em Direito Público, afirma que a Lei nº 226/2026, sancionada por Lula, encerra congelamento de direitos dos servidores, mas abre caminho para diversas disputas jurídicas.

Caso real

O ex-príncipe Andrew, irmão do Rei Charles III, passou 11 horas preso em meio às investigações sobre ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein, e acabou solto. Mas a apuração da polícia vai continuar.

Pergunta ao chefe

Todo mundo tem um Master?

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

Insetos e política

Governador de São Paulo, Franco Montoro era conhecido pelas gafes e confundir nomes e pessoas. Certa vez, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, ele reconheceu um político do interior conhecido por Mosquito. Simpático, abraçou o homem e, após os cumprimentos, ficou em silêncio. Não se lembrava do nome, nem do seu município. Perguntou: “Como é que está sua cidade, Formiga?”

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).