Política

RETA FINAL

Aécio Neves e Reinaldo pedem vigilância contra ações do PT
de Delcídio do Amaral

Grupo de petistas chega de ônibus para tumultuar o encontro do tucano com os eleitores

DA REDAÇÃO

22/10/2014 - 00h00
Continue lendo...

Pela terceira vez em Mato Grosso do Sul, segunda em Campo Grande e com público de cerca de 5 mil pessoas, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) pediu à cúpula e militância tucanas que se mantenham em vigilância nesta reta final do segundo turno. Isto porque o Partido dos Trabalhadores(PT) tem intensificado ataques ao candidato, propagando calúnias e difamação por meio da internet, bem como na televisão e no rádio com os programas eleitorais. 

No Estado, a estratégia de guerra é a mesma, uma vez que o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) enfrenta o senador Delcídio do Amaral (PT) nas urnas em busca do posto de governador. Desta forma, o foco é tirar o PT do poder estadual e federal na mesma tacada. 

“Vou vencer as eleições e tirar o PT do governo federal. Vou libertar os brasileiros deste partido político que tomou conta do Brasil e se esqueceu dos brasileiros”, disse o presidenciável em discurso na Associação Nipônica. 

“Não adianta o PT vir com esta política da baixaria, da mentira, porque política do bem de verdade sempre prevalece”, completou Azambuja. Para minimizar e contra-atacar as falas petistas consideradas caluniosas, os tucanos fizeram um tratado. “Vamos fazer um pacto? Para cada mentira que eles disserem sobre nós, vamos falar uma verdade sobre eles”, propôs Aécio. 

Provocação

Para “recepcionar” Aécio, um ônibus com parte da militância do PT foi ao hotel Grand Park, onde o tucano concedeu entrevista coletiva. Munidos de bandeiras e cartazes, eles gritaram “Dilma” com o intuito de provocar os adversários. A tentativa, porém, foi frustrada, já que não houve reação por parte dos oponentes. O comitê de Delcídio fica a poucas quadras do local.

A reportagem, de Jéssica Benitez e Tavane Ferraresi, está na edição de hoje (22) do jornal Correio do Estado.

eleições 2024

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno normalmente

Cada turno é considerado uma eleição independente, desta forma, a ausência em uma não afeta a participação na outra

13/10/2024 21h00

Urna eletrônica

Urna eletrônica GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições poderão votar no segundo turno, em 27 de outubro. A votação é permitida desde que o eleitor esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Cada turno é considerado uma eleição independente, desta forma, a ausência em uma não afeta a participação na outra.

Quem não compareceu ao primeiro turno tem que justificar a ausência em até 60 dias, até o dia 5 de dezembro. O mesmo prazo se aplica ao segundo turno, com prazo até 7 de janeiro de 2025.

A justificativa pode ser feita pelo e-Título, no site do Tribunal Regional Eleitoral de cada região, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. No dia do pleito é possível justificar em qualquer local de votação.

É necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Caso a justificativa seja indeferida pelo juiz eleitoral, o eleitor deverá pagar uma multa.

Vale ressaltar que é necessário fazer uma justificativa para cada turno que o eleitor se ausentar.

Eleições 2024

Campo Grande: Correio do Estado e Paraná Pesquisas firmam parceria

Primeira pesquisa mostrando o cenário para o segundo turno será publicada nesta segunda-feira

13/10/2024 16h40

Adriane e Rose disputam segundo turno em Campo Grande

Adriane e Rose disputam segundo turno em Campo Grande Fotomontagem - Gerson Oliveira/Marcelo Victor

Continue Lendo...

O Correio do Estado e o Instituto Paraná Pesquisas firmaram parceria para a publicação de pesquisas para a eleição para prefeito de Campo Grande, cujo segundo turno está sendo disputado por Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil). 

A primeira destas pesquisas será publicada na edição impressa desta segunda-feira (14) do Correio do Estado, e também no portal do Correio do Estado na internet. 

A parceria ainda prevê a publicação de mais uma pesquisa, nos dias anteriores à votação. 

O segundo turno das eleições no Brasil está agendado para o domingo, dia 27 de outubro. Em Campo Grande, a votação ocorrerá das 7h às 16h. 

O Paraná Pesquisas ficou conhecido após a eleição de 2022 como um dos institutos cujas pesquisas mais se aproximaram do resultado final das urnas. 

O Correio do Estado é o veículo de comunicação há mais tempo em atividade em Mato Grosso do Sul. Neste ano de 2024 completou 70 anos de fundação, e lidera há décadas o segmento de jornalismo impresso, além de se referência no jornalismo online nas classes A, B e C. 

No primeiro turno das eleições, realizado no dia 6 deste mês, Adriane Lopes (31,67%) foi a mais votada, e Rose Modesto (29,56%), a segunda mais votada, resultado que deu às duas o direito de disputar o segundo turno, no próximo dia 27. 

Confira o resultado final do primeiro turno: 

  • Adriane Lopes (PP): 140.913 votos (31,67%)
  • Rose Modesto (União Brasil): 131.525 votos (29,56%)
  • Beto Pereira (PSDB): 115.516 votos (25,96%)
  • Camila Jara (PT): 41.966 votos (9,43%)
  • Beto Figueiró (Novo): 10.885 votos (2,45%)
  • Luso de Queiroz (PSOL): 3.108 votos (0,70%)
  • Ubirajara Martins (DC): 1.067 votos (0,24%)
     

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).