Política

ELEIÇÕES 2024

André Puccinelli desiste de pré-candidatura e faz mistério sobre apoio

Ele disse que desistência é por falta de apoio político e não concorrerá a prefeito, vereador e nem será vice

Continue lendo...

O ex-governador André Puccinelli (MDB) anunciou, oficialmente, a desistência da pré-candidatura a prefeito de Campo Grande nas eleições municipais deste ano. O comunicado foi realizado na tarde desta terça-feira (25).

O Correio do Estado já havia antecipado que o emedebista desistiria de concorrer ao pleito, sendo esta a terceira vez em que abre mão de disputar um cargo político.

Conforme Puccinelli, o motivo que o levou a deixar a disputa é a falta de apoio.

Em nota, o ex-governador afirma que a para uma disputa majoritária são necessários apoios estruturais e políticos, mas, há cerca de 30 dias, o União Brasil teria interferido em uma possível aliança do MDB com o Solidariedade.

Além disso, algumas alas do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, haviam sinalizado apoio. No entanto, o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, afirmou que Bolsonaro já assumiu compromisso com a senadora Tereza Cristina (PP) e que apoiaria quem ela indicasse. Até o momento, foi sinalizado apoio a reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP).

Puccineli disse que a desistência é da concorrênciade qualquer cargo, não se colocando a disposição para vice nem a vereador.

"No entanto, manterei os compromissos com todos os pré-candidatos a vereador do Solidariedade e do MDB, pela fidelidade ao meu partido", disse.

Ele citou ainda o fato de aparecer bem colocado nas pesquisas de intenção de voto e afirmou que a decisão é definitiva para as eleições de outubro, mas que ele pode se candidatar em outros pleitos futuros.

"Não sei se muito ou pouco legado a minha 'filha' Capital Morena, mas afirmo que não abandono a luta política e que pretendo, além de me empenhar na [eleição] deste ano, estar em 2026 disputando cargo eletivo", acrescentou.

Apoio

Com relação a apoiar algum candidato de outra sigla para o cargo de prefeito, Puccinelli disse que quem irá decidir é o partido e fez mistério sobre um possível a Beto Pereira, pré-candidato do PSDB.

"Quem irá decidir será a soma das respostas dos diretórios do MDB e Solidariedade com os pré-candidatos. Apoiarei o que a maioria definir em consulta escrita que, nesta ocasião, está sendo elaborada", afirmou.

 

Política

Lira assume compromisso pelo equilíbrio fiscal e de não elevar carga tributária

o ex-presidente da Câmara agradeceu ao sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela nomeação

03/04/2025 21h00

Agência Câmara

Continue Lendo...

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) assumiu compromisso de não aumentar a carga tributária e de primar pela justiça fiscal e pelo equilíbrio das contas públicas, em sua atuação como relator do projeto de amplia a isenção do Imposto de Renda para quem tem renda mensal de até R$ 5 mil.

Em nota enviada por sua assessoria nesta quinta-feira, 3, o ex-presidente da Câmara agradeceu ao sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela nomeação. Além disso, afirmou que prezará o diálogo com diferentes setores ao produzir o parecer. "Vamos trabalhar de modo republicano e colaborativo, dialogando com nossos pares na Câmara, com o governo, com a sociedade e com representantes de segmentos econômicos, uma vez que o tema é plural e envolve setores diversos", diz.

Ele prossegue: "Meu histórico de defesa da Reforma Tributária mostra a seriedade com a qual abordamos o tema da arrecadação de impostos no Brasil. Com o PL da isenção do IR não será diferente "

Lira acrescenta: "Queremos legar uma legislação justa ao país e aos contribuintes, sempre com base no compromisso de não aumentar a carga tributária, primando pela justiça fiscal e pelo equilíbrio das contas públicas."

O deputado alagoano também afirmou que não há programação definida para os trabalhos. "No ritmo de discussões sobre este PL, vamos colher contribuições rumo a um relatório consistente e preciso. O PP, por exemplo, vai apresentar sugestões à relatoria Outros partidos devem fazer o mesmo. Não temos ainda um cronograma de trabalho definido, uma vez que vamos estruturar este trabalho passo a passo", diz a nota.

O texto será analisado em comissão especial na Câmara, sob a presidência do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

O colegiado estará em vigor temporariamente até que seja aprovado o parecer de Lira. Em seguida, o texto deve ser levado ao plenário da Câmara.

Assine o Correio do Estado

POLÍTICA

Pela primeira vez, Assembleia Legislativa terá estande na Expogrande

No local, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura e pecuária

03/04/2025 17h30

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande FOTO: Divulgação ALEMS

Continue Lendo...

Na sessão ordinária desta quinta-feira (03), realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro, anunciou que, pela primeira vez, o Poder Legislativo terá um estande na maior feira agropecuária do Estado, a 85ª Expogrande, que começa nesta quinta-feira, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo ele, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que a Assembleia Legislativa terá um estande no evento. “Essa ação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e com a aproximação com os produtores e a população”, disse.

No estande, que contará com materiais informativos e a presença de representantes prontos para dialogar e esclarecer dúvidas sobre as políticas implementadas e em andamento, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura, pecuária e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

De acordo com Gerson Claro, será um espaço para o intercâmbio de ideias e, principalmente, para estreitar os laços entre os parlamentares e os cidadãos do campo, que desempenham papel fundamental no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

O tradicional evento da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) terá dez dias de programação com shows regionais e nacionais. Conforme a associação organizadora do evento, a expectativa financeira é pelo menos, repetir o desempenho financeiro do ano passado, que foi de R$ 577 milhões.

Serão dez dias de evento, que contará com shows, leilões, oportunidades de negócios e trações para as crianças. Para conferir a programação completa, clique aqui.

PREFEITURA TAMBÉM MARCARÁ PRESENÇA

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes abrirá as portas  do estande especial na 85ª Expogrande nesta quinta-feira (3). O espaço, que neste ano terá a parceria da Câmara Municipal, funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal marca presença no evento com um gabinete itinerante, onde o executivo e o legislativo realizarão encontros, despachos e compromissos oficiais. O objetivo é aproximar a gestão pública dos setores produtivos e estimular novas oportunidades de negócios.

Ao longo dos 11 dias de feira, o estande contará com palestras, workshops e oficinas sobre inovação, tecnologia e mercado, além de espaço para o artesanato e apresentações culturais, valorizando a identidade local.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).