Política

Política

"Avatar" e "Guerra ao terror" lideram indicações ao Oscar 2010

"Avatar" e "Guerra ao terror" lideram indicações ao Oscar 2010

Redação

02/02/2010 - 23h06
Continue lendo...

“Avatar” e “Guerra ao terror” lideram, empatados, a corrida à 82ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Tanto o épico 3D de James Cameron quanto o relato da atuação de um esquadrão antibombas na Guerra do Iraque obtiveram nove indicações. Os finalistas das 24 categorias foram anunciados ontem pela manhã pela atriz Anne Hathaway (“O diabo veste Prada”) e pelo presidente da Academia, Tom Sherak, no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills. A maior novidade deste ano fica por conta dos indicados a melhor filme: pela primeira vez, em 66 anos, 10 fi lmes vão disputar o principal prêmio da cerimônia. Com isso, a Academia de Hollywood pretende abranger uma ampla gama de concorrentes, em especial produções populares, sucessos de bilheteria, ao lado de longas-metragens independentes e queridos pela crítica. Os indicados foram escolhidos por profissionais específicos de cada categoria: atores votaram nos finalistas de interpretação, roteiristas nos de roteiros e assim por diante. No Oscar de melhor filme, porém, todos os cerca de 5,8 mil membros da academia dão seu palpite. A 82ª edição do Oscar acontecerá no dia 7 de março, domingo, no Kodak Theatre, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países. A festa será apresentada pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin. A primeira edição do Oscar, em 1929, foi apr ese nt ad a p or duas pessoas, Douglas Fairbanks e William DeMille. Há mais de duas décadas, no entanto, isso não acontecia: a ú lt ima vez que o posto de apresentador foi compartilhado ocorreu em 1987, com Chevy Chase, Golesdie Hawn e Paul Hogan. Veja abaixo a lista dos principais indicados ao Oscar 2010: Melhor filme “Avatar”, “The Blind Side”, “Distrito 9”, “Educação”, “Guerra ao terror”, “Bastardos inglórios”, “Preciosa”, “Um homem sério”, “Up – altas aventuras” e “Amor sem escalas” Melhor diretor James Cameron, “Avatar”; Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”; Quentin Tarantino, “Bastardos inglórios”; Lee Daniels, “Preciosa”; Jason Reitma n, “Amor sem escalas” Melhor ator Jeff Bridges, “Crazy heart”; George Clooney, “Amor sem escalas”; Colin Firth, “A single man”; Morgan Freeman, “Invictus” e Jeremy Rennet, “Guerra ao terror” Melhor atriz Sa nd ra Bu l loc k , “ T he Blind Side”; Helen Mirren, “ The last stat ion”; Carey Mulligan, “Educação”; Gabourey Sidibe, “Preciosa”; Meryl Streep, “Julie & Julia”

Apuração

Toffoli marca acareação com investigados no caso Banco Master

Medida faz parte do processo sobre fraudes financeiras

24/12/2025 16h30

Ministro Dias Tofolli

Ministro Dias Tofolli Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (24) a realização de uma audiência de acareação com o sócio do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino.

Eles serão ouvidos no dia 30 de dezembro, às 14h, por videoconferência. A medida faz parte do processo de investigação de fraudes financeiras que podem ter movimentado R$ 17 bilhões por meio da emissão de títulos de créditos falsos.

Os acusados são investigados pela Polícia Federal desde 2024, no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada no dia 18 de novembro de 2025. Na ocasião, Vocaro foi preso, no Aeroporto de Guarulhos (SP), um dia depois de a Fictor Holding Financeira ter anunciado que compraria o Master, após a instituição financeira ter sido liquidada extrajudicialmente.

Também foram detidos os sócios de Vocaro, Augusto Ferreira Lima, Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva. Todos foram autorizados pela Justiça Federal a responder em liberdade com monitoramento por tornozeleira eletrônica e estão proibidos de exercer atividades no setor financeiro, de ter contato com outros investigados e de sair do país.

Tofffoli é relator do caso no STF, que tramita em sigilo, após decisão do ministro de acolher o pedido da defesa de Vorcaro para que o caso passasse a ser conduzido pela Corte e não mais na Justiça Federal em Brasília. A mudança foi justificada pela citação de um deputado federal, que tem foro privilegiado.

Assine o Correio do Estado

CIRURGIA

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro enquanto ele estiver internado

Bolsonaro foi internado nesta manhã para tratar uma hérnia inguinal bilateral, sendo a primeira vez que o ex-chefe do Executivo deixou a Superintendência da Polícia Federal

24/12/2025 15h00

Ministro Alexandre de Moraes e o ex-presidente Jair Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes e o ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta quarta-feira, 24, a visita do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL) ao quarto onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado em Brasília. Moraes determinou que os dois devem seguir as mesmas restrições impostas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que já está no Hospital DF Star. Além deles, também foram autorizados os outros filhos: Jair Renan Bolsonaro e Laura Bolsonaro.

A defesa havia pedido para que Flávio e Carlos pudessem visitar ao pai com Michelle, porém, em despacho desta terça-feira, 23, onde permitia a realização do procedimento cirúrgico, o ministro do STF garantiu apenas a presença da ex-primeira-dama no hospital.

Bolsonaro foi internado nesta manhã para tratar uma hérnia inguinal bilateral. Essa foi a primeira vez que o ex-chefe do Executivo deixou a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde 22 de novembro. Inicialmente, ele foi preso preventivamente, mas depois passou a cumprir a condenação por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Uma das determinações impostas por Moraes é que pelo menos dois policiais federais fiquem na porta do quarto onde estará Bolsonaro em todo o período em que ele estiver internado. Não poderão ser utilizados celulares e outros equipamentos eletrônicos, salvo utensílios médicos.

Bolsonaro deve realizar a cirurgia na manhã do feriado de Natal. Como mostrou o Estadão/Broadcast, o procedimento dura em torno de três a quatro horas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).