Política

Política

"Avatar" e "Guerra ao terror" lideram indicações ao Oscar 2010

"Avatar" e "Guerra ao terror" lideram indicações ao Oscar 2010

Redação

02/02/2010 - 23h06
Continue lendo...

“Avatar” e “Guerra ao terror” lideram, empatados, a corrida à 82ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Tanto o épico 3D de James Cameron quanto o relato da atuação de um esquadrão antibombas na Guerra do Iraque obtiveram nove indicações. Os finalistas das 24 categorias foram anunciados ontem pela manhã pela atriz Anne Hathaway (“O diabo veste Prada”) e pelo presidente da Academia, Tom Sherak, no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills. A maior novidade deste ano fica por conta dos indicados a melhor filme: pela primeira vez, em 66 anos, 10 fi lmes vão disputar o principal prêmio da cerimônia. Com isso, a Academia de Hollywood pretende abranger uma ampla gama de concorrentes, em especial produções populares, sucessos de bilheteria, ao lado de longas-metragens independentes e queridos pela crítica. Os indicados foram escolhidos por profissionais específicos de cada categoria: atores votaram nos finalistas de interpretação, roteiristas nos de roteiros e assim por diante. No Oscar de melhor filme, porém, todos os cerca de 5,8 mil membros da academia dão seu palpite. A 82ª edição do Oscar acontecerá no dia 7 de março, domingo, no Kodak Theatre, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países. A festa será apresentada pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin. A primeira edição do Oscar, em 1929, foi apr ese nt ad a p or duas pessoas, Douglas Fairbanks e William DeMille. Há mais de duas décadas, no entanto, isso não acontecia: a ú lt ima vez que o posto de apresentador foi compartilhado ocorreu em 1987, com Chevy Chase, Golesdie Hawn e Paul Hogan. Veja abaixo a lista dos principais indicados ao Oscar 2010: Melhor filme “Avatar”, “The Blind Side”, “Distrito 9”, “Educação”, “Guerra ao terror”, “Bastardos inglórios”, “Preciosa”, “Um homem sério”, “Up – altas aventuras” e “Amor sem escalas” Melhor diretor James Cameron, “Avatar”; Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”; Quentin Tarantino, “Bastardos inglórios”; Lee Daniels, “Preciosa”; Jason Reitma n, “Amor sem escalas” Melhor ator Jeff Bridges, “Crazy heart”; George Clooney, “Amor sem escalas”; Colin Firth, “A single man”; Morgan Freeman, “Invictus” e Jeremy Rennet, “Guerra ao terror” Melhor atriz Sa nd ra Bu l loc k , “ T he Blind Side”; Helen Mirren, “ The last stat ion”; Carey Mulligan, “Educação”; Gabourey Sidibe, “Preciosa”; Meryl Streep, “Julie & Julia”

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).