No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou mulheres com histórias inspiradoras ou que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, na sessão solene Celina Jallad.
Na Casa, das 24 cadeiras, há apenas duas deputadas mulheres, sendo Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB). Foram elas que propuseram a sessão solene.
A sessão de homenagens foi conduzida por Mara Caseiro, que destacou o protagonismo feminino em várias áreas.
“Sem sombra de dúvidas é inegável a nossa importância nos lares, na constituição da família, mas ao longo dos anos, especialmente neste último século, tem se mostrado evidente a importância da mulher no mercado de trabalho e nos espaços de poder”, disse.
“Afinal, ser flexível, ser multitarefa, ter sensibilidade, demonstrar bom controle emocional, comunicação eficiente, resiliência e flexibilidade cognitiva são competências inerentes as mulheres”, acrescentou.
A deputada afirmou ainda que é necessário que haja mais igualdade e menos violência contra à mulher.
“Hoje, mesmo com todo o espaço de empoderamento que já conquistamos e de termos leis garantindo a igualdade de direitos, ainda sofremos com a herança machista e patriarcal da nossa sociedade”.
“São muitos os perfis familiares onde a mulher acumula funções trabalhistas e domésticas. Além disso, embora constitua a maioria apta a pertencer ao mercado de trabalho, ainda é menor o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas e o salário continua desproporcional em relação ao homem, fator que fica mais critico quando nos referimos as mulheres negras”.
"A luta das mulheres não é apenas pela igualdade, mas também contra o machismo, o patriarcalismo e a violência de todas as suas formas. É fato, que embora leis específicas e delegacias da mulher tenham sido criadas no Brasil, ainda são numerosos casos de agressões, tais como assédio, estupro, feminicídio, entre outros e aproveito esse momento para deixar o nosso protesto: Basta de violência! Chega de assédio moral, de assédio sexual, chega de feminicídio, exigimos respeito e queremos paz”, concluiu.
A deputada Lia Nogueira comemorou o fato de ser a primeira jornalista de Mato Grosso do Sul a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Emocionada, Lia discursou em homenagem à mãe, já falecida, a professora Elza Pedroso.
“Minha mãe foi um exemplo. Ela foi na década de 1980 uma mulher separada, e na época a sociedade machista que ainda predomina, não a via com bons olhos”, contou, acrescentando que a mãe conseguiu criar seis filhos e estudar, mesmo com as dificuldades.
Ela também destacou a importância das mulheres e a necessidade de avançar em políticas públicas eficazes de combate à violência contra a mulher.
"Mais do que um dia de comemorar, hoje tem que ser um dia de reflexão para a gente levantar essas bandeiras, para que os homens nos respeitem, respeitem nosso corpo, nossas histórias, a nossa existência. Pode parecer clichê, mas o nosso lugar é onde a gente quiser sim", disse.
Homenageadas
Cada deputado escolheu mulheres para serem homenageadas com a honraria Celina Jallad.
Receberam a homenagem as seguintes mulheres:
- Cláudia Pereira da Costa
- Maria de Lourdes Souza Cano
- Adma Cândida da Silva dos Santos
- Ana Carolina Araújo Nardes
- Coronel PM Neyde Nunes Barbosa Centurião
- Doriane Gomes Chamorro
- Rosemeire Lourenço Calderan
- Zanir Furtado
- Jandira Gorete dos Santos
- Lusmária da Silva Oliveira
- Márcia Ribeiro de Souza
- Maria Suely Lima da Rocha
- Marta Rodrigues dos Santos Campos
- Ildeslane Dimeira dos Reis
- Marly Nogueira de Lima
- Sidneia Catarina Tobias
- Albi de Urrutia Abdalla
- Marisa Nacagawa Teixeira
- Juliana Barbosa Paracampos
- Darlene dos Santos
- Mavel Inácia da Silva
- Maria Sandra Bezerra de Freitas
- Ana Carolina Ali Garcia
- Neura de Fátima Matias Fassini
- Rosimeire Farias
- Eliza Montes
- Janete Córdoba
- Gyselle Saddi Tannous
- Eliene Amorim da Costa
- Shirley Aparecida S. Pessôa
- Vera Lúcia Martinez Battistetti
- Neide Salvador Pacheco de Lima


Ex-deputado Fábio Trad / Foto: Marcelo Victor / CE


