Política

Relacionamento

Em busca do amor perdido

Em busca do amor perdido

MICHELLE ROSSI

21/01/2010 - 05h17
Continue lendo...

O clima entre o casal já esfriou de tal maneira que até os filhos já percebem o descompasso; o sexo perdeu a qualidade, o diálogo não existe mais e, mesmo assim, os dois ainda vivem sob o mesmo teto e são chamados de marido e mulher. Uma das saídas procuradas por muitos casais, em tempos atuais, é a ajuda especializada com a terapia de casal para evitar a separação. No entanto, até que ponto as sessões com um psicólogo podem ajudar a solucionar os problemas de um relacionamento como este? “A terapia pode resgatar o amor entre o casal e não criar um sentimento novo. Apenas coloca aquele sentimento de volta à superfície”, explica a psicóloga e sexóloga Vera Brum, que há 10 anos trabalha com casais, além de famílias. “Grande parte dos casais chega ao consultório depois que o conflito desencadeou algum comportamento diferente no filho. Aí a gente vai pesquisar o que está acontecendo e descobre que os pais precisam ser tratados em conjunto”, diz. É muito comum, relata a psicóloga, que as pessoas se conformem com relações afetivas mornas, nas quais muitas vezes não há diálogo e uma rotina sexual – esta aceitação gera insatisfações que são traduzidas em comportamentos que vão minando o relacionamento ao longo dos anos. Foi o que houve com Eduarda e Roberto (nomes fictícios), casal com filhos e com bom patrimônio financeiro. O marido, depois de alguns anos de relacionamento, passou a adotar apenas a postura de provedor, e assim deixou de alimentar a relação afetiva entre os dois. Não conversava com a esposa, que também não conseguia reverter a situação de solidão a dois. Um dia, Eduarda pediu para o marido sair de casa mas, depois de algum tempo fora, ambos decidiram reatar e a mulher teve a iniciativa de procurar terapia. A partir disso, o casal voltou a ter esperança de construir novamente uma vida conjugal, depois que ele entendeu que a relação precisa ser alimentada de afeto e não somente de bens materiais. A mulher também teve de compreender que precisava criar condições para o convívio mais íntimo do casal. Infidelidade Noutro caso, a infidelidade da mulher provocou uma crise velada no casamento. Depois de pressionada, a esposa relatou a traição ao marido e, diante da concordância dos dois em tentar reatar a relação, a terapia foi a saída. O caso foi tratado pela psicóloga e o perdão aconteceu durante a terapia. “A infidelidade foi uma forma de explicitar o descompasso do casal. Todos nós estamos vulneráveis à sedução, cabe a cada um aceitá-la, ou não, diante da fragilidade do casamento”, observa a terapeuta.

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).