Ao usar a tribuna na sessão desta quarta-feira (17), o deputado tucano, Professor Rinaldo, fez duras críticas ao prefeito Alcides Bernal (PP) por estar “desrespeitando os feirantes e a população de Campo Grande”. O parlamentar, cujo partido apoiou Bernal no segundo turno, disse que a maioria dos campo-grandenses, hoje, está entristecida ao ver que muito do que foi prometido na campanha eleitoral não vem sendo cumprido.
O parlamentar fez questão de ler trechos da matéria da edição de hoje do jornal Correio do Estado, mostrando que as feiras não têm mais os banheiros químicos, causa da reclamação dos feirantes e também de muitas pessoas. Rinaldo disse que o prefeito está se isolando cada vez mais e que para um político isso é muito perigoso. Ele alertou Bernal de que quem é político tem que fazer “diferente da galinha que cisca para trás” e sim “ciscar para dentro”, procurando unir cada vez mais a classe política para coloca-la em benefício da população.
Rinaldo disse que chegou a colocar “o pescoço na guilhotina”, pois mesmo ocupando uma suplência (o titular da vaga é Carlos Marun, licenciado e atual secretário de Estado de Habitação e das Cidades) teve que dar apoio a Bernal no segundo turno da campanha eleitoral, seguindo a determinação de seu partido, PSDB. Hoje, o que está acontecendo é que o prefeito busca o isolamento, que é ruim para ele e para a sociedade, ao ponto de um dos secretários municipais dizer que apenas um vereador dos 29 e bem vindo nas atividades realizadas pela prefeitura.
Confronto as leis
Outro tucano, o deputado Márcio Monteiro, também criticou o prefeito, lembrando que ao esquecer de dar o atendimento necessário aos feirantes, com a instalação de simples banheiros químicos, ele confronta não apenas a lei, mas também causa constrangimento as pessoas que no momento que necessita se utilizar de um local indispensável para qualquer ser humano, não encontram. “Será que o prefeito é diferente de qualquer ser humano?”.
O parlamentar destacou ainda que Bernal precisa entender que comanda a prefeitura de uma Capital e que não pode continuar com tal tipo de atitude, que pode ser entendida como confronto as leis. Frisou ainda que o prefeito é uma pessoa esclarecida e que além disso tem em sua equipe até mesmo um jurista renomado. O parlamentar se referiu ao desembargador aposentado, Luiz Carlos Santini, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
O deputado Laércio Tetila, do PT, partido que também apoiou o prefeito no segundo turno, concordou com as críticas do Professor Rinaldo.


