Política

Política

Exercícios alternativos

Exercícios alternativos

Redação

07/04/2010 - 19h53
Continue lendo...

Thiago Andrade Uma vida sedentária pode causar problemas para a saúde de qualquer pessoa. Mas não são todos que gostam da atmosfera de uma academia ou mesmo de praticar esportes como natação, por exemplo. Para quem quer sair do comum, existem práticas corporais alternativas que oferecem ganhos muito além do condicionamento físico, treinando concentração, consciência corporal e espiritualidade. Ioga, tai chi chuan, dançaterapia e arte circense são apenas algumas dentre as diversas modalidades. Cada uma a seu modo, elas fazem parte de um universo mais abrangente. Filosofia e religiões orientais, no caso das duas primeiras, e a arte e a cultura, nas duas últimas. Essas práticas têm em comum a possibilidade do autoconhecimento, permitida por seus exercícios e movimentos.

Ioga

A primeira coisa que vem à mente ao se falar de ioga são aquelas posturas complicadíssimas. Segundo a professora Rosa Falco Garcia, por meio da prática qualquer pessoa pode fazer as asanas – nome dado às posturas –, bastando apenas força de vontade e muito treinamento. Contudo, essa é apenas a característica mais conhecida no Ocidente, chamada Hatha Yoga. "Quem procura o ioga precisa ter em mente que seus maiores ganhos não são físicos, mas psicológicos e fisiológicos", esclarece a professora. A disciplina foi desenvolvida com o objetivo de se alcançar a harmonia interior e exterior.

Cada uma das asanas movimenta pontos e órgãos do corpo humano, permitindo melhor circulação, alívio e prevenção do estresse, maior consciência corporal, além de cultivar a alegria e o bem-estar dos praticantes. "Se deixarmos de lado a meditação e a respiração, não estamos praticando ioga. As posturas tornam-se apenas exercícios", alerta Rosa. Para ela, a concentração é um dos fatores mais importantes da disciplina. A possibilidade de autossuperação é outro ponto importante do ioga, acredita Rosa. "As pessoas chegam com medo, mas vão superando. Tem gente que chora quando consegue fazer posturas mais difíceis", reflete.

Dançaterapia

A bailarina argentina Maria Fux é a criadora da meto dologia que utiliza a dança como forma de autoconhecimento e desenvolvimento corporal. A dançaterapia parte de estímulos propostos por um professor, que devem ser explorados pelos praticantes utilizando o próprio corpo.

Segundo a bailarina Franciella Cavalieri, todo o trabalho é realizado em cima de pontos e linhas imaginários, que devem ser traçados por meio do corpo. "É pura exploração. Em uma aula, os praticantes brincam com movimentos e entendem quais as possibilidades de seu corpo e do espaço", explica.

O trabalho de dançaterapia busca o movimento autêntico de seus participantes. Para isso, é necessário que tenham consciência de cada ação realizada durante a improvisação. Neste ponto, o trabalho desenvolvido por Maria Fux tem uma relação muito próxima com a dança contemporânea."Acho que daí vem a resistência contra esse método. Nele, todos são convidados a criar e muita gente prefere as coisas prontas", afirma.

Arte circense

Imagine fazer piruetas no trapézio ou desafiar a gravidade utilizando apenas tecidos para se erguer no ar. Ou aprender malabares e andar em pernas de pau para malhar braços e pernas. Mesmo uma cambalhota faz parte do aprendizado e do trabalho desenvolvido por profissionais que apresentam a arte circense como uma opção diferente de atividade física.

"O primeiro contato com o cliente é feito por meio de um aulão, no qual ele conhece todos os aparelhos. A partir disso, vemos com quais ele se identificou mais e montamos uma grade em cima disso", descreve Ulisses Nogueira, coordenador do Circo Escola Pantanal. Mas, segundo ele, nada impede que a pessoa procure outras modalidades depois de ter escolhido algumas.

Ulisses defende que o interessante na arte circense é que, além de praticar uma atividade física, as pessoas lidam com questões relacionadas à autoestima e ao autocontrole. "Algumas pessoas chegam aqui cheias de medo ou vergonha de executar os movimentos. Pense como deve ser gratificante quando ela rompe essa barreira", aponta.

Em seu estúdio – ou picadeiro – reúnem-se pessoas de todas as idades e profissões. "Tem adolescentes de 14 anos e senhoras de 60. Jornalistas, fisioterapeutas e advogados vêm aqui praticar as acrobacias com o objetivo de praticar atividades físicas", conta.

Para Ulisses, um dos grandes diferenciais da arte circense é o prazer relacionado à memória. "Quase todos aqui falam sobre isso. O circo é uma experiência mágica quando se é criança e ela marca, pois parece algo impossível de se fazer. Mas aqui, nós ensinamos isso de forma que as pessoas melhorem seu físico e seu emocional", aponta. Com o tempo, quem sabe, os praticantes possam até se apresentar diante do "respeitável público".

Tai chi chuan

"A grande energia do universo" – tradução da palavra de origem chinesa – é uma arte marcial criada há cerca de três mil anos. Os movimentos lentos, suaves e circulares parecem simples de ser executados, mas demandam grande concentração e técnica. "O tai chi chuan trabalha com a dimensão física, mental e espiritual dos praticantes", explica o professor Dirceu Coelho, que há 15 anos ensina a arte. "Os movimentos lentos e contemplativos vêm ao encontro das necessidades de nosso corpo", defende. A arte também aumenta a força física, a flexibilidade e a concentração.

Baseados na natureza e nos animais, os movimentos do tai chi chuan fortalecem, principalmente, os órgãos internos. "É uma arte irmã do kung fu, mas voltada para o equilíbrio interior ", esclarece.

RECESSO

Riedel sai de férias e deixa Barbosinha no comando do governo

No total, serão 15 dias de recesso

02/01/2025 09h55

Vice Barbosinha e governador Riedel

Vice Barbosinha e governador Riedel DIVULGAÇÃO/Instagram

Continue Lendo...

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), sai de férias a partir desta quinta-feira (2) e retorna na segunda-feira (13). No total, serão 10 dias de recesso.

O vice-governador, José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha, permanecerá no comando, enquanto o chefe do executivo estiver fora.

Em suas redes sociais, Riedel ressaltou que vai tirar uns dias de recesso para ficar ao lado da família e recarregar as energias para 2025.

“Vou dedicar os próximos dias a momentos de descanso, ao lado da família, para recarregar as energias e começar 2025 com ainda mais disposição para trabalhar pelo Mato Grosso do Sul. Nesse período, o vice-governador Barbosinha estará à frente do governo, conduzindo com responsabilidade e compromisso o trabalho pelo nosso estado. Tenho plena confiança em sua capacidade de liderar com excelência, garantindo que o governo continue avançando em benefício de todos os sul-mato-grossenses”, disse o governador, em suas redes sociais.

O vice agradeceu a confiança e diz que será um grande desafio substituí-lo.

“Obrigado pela confiança governador, buscarei atender suas expectativas e ainda mais as necessidades da população neste momento em que substituí-lo será mais um grande desafio. Bom descanso, e um fraterno abraço à Mônica e às crianças”, afirmou em suas redes sociais.

De acordo com a lei, quando um governador sai de férias, quem assume é o vice. Quando o vice também está ausente, quem assume é o presidente da Assembleia Legislativa.

CAMPO GRANDE

Ao tomar posse, Adriane reforça papel da mulher e não anuncia secretariado

Prefeita deverá esperar a senadora Tereza Cristina voltar dos Estados Unidos para alinhar alguns nomes antes de fazer o comunicado

02/01/2025 08h00

A prefeita Adriane Lopes mostra o certificado de posse para o segundo mandato na Capital

A prefeita Adriane Lopes mostra o certificado de posse para o segundo mandato na Capital Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Ontem, ao tomar posse oficialmente em concorrida cerimônia no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), reforçou que a cidade já é conhecida como a “capital das oportunidades, onde sonhos e suas potencialidades podem fazer da cidade um lugar bom para se trabalhar, mas melhor ainda para se viver”.

“Quando escrevi meu discurso, lembrei de uma frase da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, a qual quero compartilhar com vocês da plateia: ‘Na política, se você quer algo que seja falado, peça a um homem, mas se quer algo que seja feito, peça a uma mulher’”, declarou, completando que, “com muito respeito, com muito trabalho e com muita dedicação, nós vamos fazer a nossa cidade avançar sem medo de fazer o certo”.

Ainda em seu discurso, ela ressaltou que, com a vice-prefeita, Camila de Oliveira, escreveu uma nova página na história política de Campo Grande.

“Pela primeira vez em 125 anos, uma mulher eleita pelo voto popular tendo uma mulher como vice. Eu tenho a honra, Camila, de dividir esse marco histórico para Campo Grande com você”, disse.

Adriane completou que ela e Camila, cuja vitória na eleição era considerada improvável, provaram que o improvável para o mundo político não era para Deus.

“Este feito, Camila, não é apenas nosso. Ele pertence a cada mulher que já ouviu que não era capaz, que deveria se conformar com menos. Cada mulher que já travou as mesmas lutas que nós duas, que as vereadoras, que muitas mulheres que estão na plateia já travaram”, argumentou.

Para a prefeita, foi possível mostrar que, com respeito e com propostas, “a gente também pode avançar e fazer gestão com responsabilidade”.

“E quero dizer às mulheres da plateia, sonhem, não desistam, porque, com respeito e ombreando, a gente também pode ir longe”, assegurou, destacando o papel primordial na sua eleição da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que não participou da posse por estar em viagem aos Estados Unidos.

“A Tereza Cristina foi a senadora mais votada de Mato Grosso do Sul. Ela acreditou, segurou minha mão e a mão da Camila. E, hoje, nós podemos celebrar essa data e esse dia histórico para a nossa capital. Ela, com muita sabedoria, com muita força, com muita articulação e visão, nos ajudou muito nessa caminhada. Eu nunca vou poder expressar em palavras a minha gratidão a ela”, revelou.

NOVO SECRETARIADO

Apesar de ser aguardado para ontem o anúncio do novo secretariado para o segundo mandato da prefeita, mais uma vez o fato não se confirmou.

“Nos próximos dias, nós vamos anunciar para Campo Grande o secretariado, que será composto por um corpo técnico para trazer resultados positivos para o município. O objetivo é resultado, nós vamos ter um contrato de gestão com cada secretário, e eles terão metas para serem cumpridas com um prazo determinado”, avisou.

O Correio do Estado apurou que Adriane Lopes estaria aguardando o retorno da senadora Tereza Cristina dos Estados Unidos, previsto para a próxima semana, para bater o martelo sobre alguns nomes já escolhidos.

O chamado “núcleo duro” da prefeita deverá continuar, sendo ele composto por: Marco Aurélio Santullo (Governo e Relações Institucionais); Marcelo Miglioli (Infraestrutura e Serviços Públicos); Márcia Okama (Fazenda); Ademar Júnior (Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável); Lucas Bitencourt (Educação); Thelma Nogueira Lopes (Casa Civil); e Ulisses Rocha, que deverá cuidar da relação com a imprensa e os meios de comunicação.

Na segunda-feira, a prefeita informou ao Correio do Estado que, em razão da demanda para fechar as contas do último ano do seu primeiro mandato, não seria possível divulgar os nomes do seu secretariado para o segundo mandato nesta semana.

“Não consegui falar individualmente com cada um dos cotados para serem secretários e, por isso, decidi adiar o anúncio oficial. Estamos desde cedo tratando da reforma administrativa e também do fechamento das contas do exercício de 2024”, declarou.

Ela voltou a reforçar que as escolhas e as definições foram tomadas de forma bem tranquila. 

“Os nomes são de muitos dos que já estão na atual gestão e deram resultados. E muitos dos que não estão como secretários, mas que também deram resultados”, pontuou.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).