Política

Política

Fórum de Cultura de Campo Grande elege nova diretoria

Fórum de Cultura de Campo Grande elege nova diretoria

Redação

08/02/2010 - 06h22
Continue lendo...

O Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande elegeu sua nova diretoria ontem. A executiva atual será encabeçada pelo diretor e ator, Vitor Hugo Samudio do Mercado Cênico, com os respectivos componentes: Mauro Guimarães do Circo do Mato, Nill Amaral, da Ofit, Robson Simões, do Estori l, Arce Corrêa, do Teatral Grupo de Risco, Fernando Cruz, da Cia das Artes, Samuel Medeiros, da UBE-MS, Edson Clair, do Funk-se, Rogéria Costa, do Instituto Mirim e Cid Barbosa, do Caira. O fórum é responsável pelas discussões a respeito das ações e deliberações culturais do município, é por intermédio dele que hoje saem os conselheiros municipais de cultura da sociedade civil. De acordo com o novo secretário-executivo; “Hoje o fórum municipal de cultura é o instrumento de discussão oficial da sociedade civil perante o poder público, é do fórum que saem as deliberações às pessoas que discutem questões ligadas à cultura junto ao conselho municipal. Nos últimos tempos o fórum havia se esvaziado, mas com essa oxigenação e com recémfiliados o fórum começa a ganhar novo fôlego. É importante a participação da classe cultural no grupo de discussões, porque é através dele que nós enquanto sociedade civil podemos encaminhar deliberações para reivindicação e melhorias no segmento. Naturalmente a diretoria eleita e o próprio fórum estão se configurando com rostos mais novos, responsáveis pelas produções artísticas de destaque nos últimos tempos em Campo Grande, que tiveram a consciência de que o engajamento se faz necessário para contribuir com toda a classe, afinal de contas quando lutamos em grupo o resultado se traduz também em benefício individual, do contrário a coisa não acontece”, esclarece Samudio. A pauta de assuntos referentes à cultura da cidade já está cheia. No próximo dia 27 de fevereiro, às 8h30min, no Centro Cultural José Octavio Guizzo o fórum fará uma nova reunião para a eleição dos novos conselheiros municipais e haverá tambem a discussão de assuntos referentes ao Plano Municipal de Cultura e ao novo curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fomteatro e Fmic 2010.

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).