O jornal Correio do Estado foi novamente alvo de fake news neste domingo (28). Imagens que circulam nas redes sociais, atribuindo ao Correio do Estado suposta notícia sobre prisão do filho do candidato ao governo do Estado, juiz Odilon de Oliveira, trata-se de montagem e nunca foi publicada nas versões impressas ou online do jornal. A informação utilizada na montagem também é falsa.
Uma pessoa utilizou o layout do nosso portal e o nome de dois jornalistas para fazer a montagem, e compartilhou nas redes sociais, com objetivo de usar o Correio do Estado para dar credibilidade a uma informação ou para tentar tirar a credibilidade do jornal, insinuando que nossos jornalistas fizeram publicações favorecendo um candidato em detrimento de outro.
Na montagem, consta como se o jornal tivesse feito a publicação às 20h12, quando na verdade, neste horário, nenhuma publicação feita foi em nosso portal. Utilizaram o layout de outra matéria, publicada no dia 15 de outubro (Confira abaixo), para inserir o texto sobre o juiz, mantendo o nome dos jornalistas, foto e nome do fotógrafo, em uma tentativa de legitimar a falsificação.
O Correio do Estado esclarece que preza sempre pela incansável apuração da notícia para levar ao nossos leitores apenas informações verdadeiras, checadas e confirmadas e repudia qualquer tentativa de utilizar o nome da empresa para confundir o eleitor durante campanha política, independente de candidatos ou partido.

Matéria usada como modelo para a criação da montagem


