O presidente do Paraguai, Santiago Peña, fará uma visita oficial a Mato Grosso do Sul no mês que vem. O mandatário do país vizinho manifestou nesta semana ao governador Eduardo Riedel (PP) a intenção de visitar não apenas a cidade de Porto Murtinho, na fronteira com a paraguaia Carmelo Peralta, mas também Campo Grande em visita oficial.
Será a primeira visita do mandatário paraguaio a Mato Grosso do Sul desde que tomou posse. As datas previstas são os dias 2 e 3 de outubro.
Brasil, no Estado de Mato Grosso do Sul, e Paraguai dividem um projeto logístico estratégico: a Rota Bioceânica, que tem o objetivo de ligar portos chilenos no Oceano Pacífico a portos brasileiros no Atlântico.
A consolidação da rota depende da pavimentação de uma rodovia no inóspito Chaco paraguaio e também da construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai entre as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.
“Ele vai sair de Carmelo Peralta, onde vai visitar a obra da ponte, e nós devemos visitar algumas indústrias que ele (Peña) quer conhecer aqui no Estado. Ainda estamos construindo a agenda”, contou Riedel.
No ano passado, Riedel e Peña se encontraram em Assunção, em visita oficial do governador de Mato Grosso do Sul ao País vizinho.
Neste mês, Peña deveria ter encontrado Riedel em Pedro Juan Caballero, na inauguração do Shopping Dubai, cidade fronteiriça com Ponta Porã. O presidente paraguaio, contudo, não conseguiu chegar devido ao tempo chuvoso.
Também em setembro, Peña fez visita semelhante à que pretende realizar com Riedel. Ele esteve com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
No estado vizinho, o Paraguai também divide com o Brasil a construção de empreendimentos financiados pela Itaipu Binacional. Aqui, ergue-se a ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho; lá, a Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.
Ex-deputado Fábio Trad / Foto: Marcelo Victor / CE


