Política

GALINHA DOS OVOS DE OURO

A+ A-

Riedel apoia Lula para reforma tributária, mas teme que ela quebre MS

Somente a possível perda do ICMS do gás boliviano reduziria em cerca de 13% a receita com o imposto de Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

O governador Eduardo Riedel (PSDB) manifestou total apoio ao Governo Lula para votação da reforma tributária, que pode entrar na pauta de votação ainda neste ano. Porém, deixou claro que Mato Grosso do Sul corre sério risco de perder recursos se for aprovada a proposta que prevê mudança no local de tributação.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Riedel afirmou que “para a reforma tributária, Lula pode contar conosco. E aí precisamos discutir a reforma a ser feita. Mato Grosso do Sul não é um Estado consumidor. Tem 3 milhões de habitantes e é exportador de matéria-prima e industrializados. Uma mudança (do local de tributação) quebra o Estado”, afirmou Riedel. 

Somente o ICMS do gás natural da Bolívia, que entra no Brasil por Corumbá, garante a Mato Grosso do Sul em torno de R$ 100 milhões por mês. Isso ocorre porque atualmente o tributo é cobrado na origem, conforme decisão tomada em 2020 pelo Supremo Tribunal Federal. 

Se a reforma tributária estipular que o imposto deve ser cobra no destino, no local de consumo do gás, Mato Grosso do Sul vai perder a quase totalidade deste valor, já que aqui o consumo de gás boliviano é insignificante. Ao longo das últimas duas décadas, o Gasbol representou uma média de 13% do faturamento de ICMS de Mato Grosso do Sul.

E é justamente por isso que o governador Eduardo Riedel e sua equipe estão acompanhando de perto os debates sobre o modelo tributário a ser adotado no País. O temor é que estados com grande densidade populacional fiquem com ainda maior volume de recursos do que já acontece. Mesmo assim, afirma o governador “temos urgência em alguns temas no Brasil, como a reforma tributária. Qual é o modelo? PEC 45? ou a PEC 110?”. 

Em ambas as proposições, a alteração do Sistema Tributário Nacional tem como principal objetivo a simplificação e a racionalização da tributação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços, base tributável atualmente compartilhada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Nesse sentido, ambas propõem a extinção de uma série de tributos, consolidando as bases tributáveis em dois novos impostos: Um imposto sobre bens e serviços (IBS), nos moldes dos impostos sobre valor agregado cobrados na maioria dos países desenvolvidos; E, um imposto específico sobre alguns bens e serviços (Imposto Seletivo).

Os debates sobre a reforma tributária ainda estão no começo, mas as alterações nas regras tributárias foram escolhidas como tema principal do Governo Lula neste ano e o apoio dos governadores está sendo considerado fundamental para tirar as proposta do papel. 


 

Política

Vereadores votam em sessão desta quinta-feira nomeação de membros dos conselhos de Campo Grande

A nomeação é referentes ao 1º semestre de 2023.

17/04/2024 18h36

Divulgação/ Câmara Municipal

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande devem analisar projetos e dois ofícios do Poder Executivo Municipal que tratam da nomeação de membros para conselhos regionais, municipais e tutelares em funcionamento neste município, referentes ao 1º semestre de 2023.

Durante a sessão, os parlamentares devem debater o Projeto de Lei Complementar nº 820/22, de autoria do vereador Prof. André Luis, que propõe alterações na Lei Complementar nº 392, de 11 de agosto de 2020, a qual trata do sistema de posse responsável de cães e gatos em Campo Grande. Também serão discutidas as regras de registro, penalidades e infrações.

Em seguida, os vereadores discutirão e votarão em segunda sessão o Projeto de Lei nº 11.159/23, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro, que propõe a instituição da Semana Municipal de Sensibilização sobre a Perda Gestacional, Neonatal e Infantil.

Logo após, em primeira discussão e votação, será analisado o Projeto de Lei nº 11.162/23, proposto pelo vereador Papy, que busca instituir no calendário oficial de eventos do município de Campo Grande-MS a "Feira Científica" e tratar de outras providências.

 

Assine o Correio do Estado

Ministra do Meio Ambiente

Marina Silva está na lista da Revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2024

Marina Silva, foi incluída em uma lista promovida pela revista norte-americana Time sobre as 100 pessoas mais influentes de 2024

17/04/2024 16h57

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Continue Lendo...

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi incluída em uma lista promovida pela revista norte-americana Time sobre as 100 pessoas mais influentes de 2024.

O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas).

A publicação destaca a “coragem e resistência inabalável” da ministra brasileira. “Hoje, como ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do país, ela está reconstruindo a capacidade do Brasil de deter o desenfreado desmatamento ilegal na Amazônia, uma missão que tem estado no centro de sua vida política e ativista”.

A ex-secretária da ONU também ressalta a defesa de Marina pela energia renovável. “A nível internacional, ela defende que reconsideremos as nossas perspectivas limitadas sobre o que pode custar a protecção da natureza e, em vez disso, que a gente adote uma compreensão mais abrangente do extraordinário impacto económico e valor que a natureza oferece”.

O presidente da Argentina, Javier Milei, aparece na mesma categoria em que Marina Silva é citada. O texto ressalta que, “embora seja muito cedo para dizer se as medidas do novo presidente terão sucesso, está claro que ele estava certo numa coisa: com Milei no cargo, não haverá volta para a Argentina”.

A lista da Time é separada por categorias. Marina Silva aparece entre os líderes mais influentes.

Não é a primeira vez que a ministra é citada em uma lista da Time. Em novembro do ano passado, Marina foi incluída como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Naquele ano, ela também foi indicada pelo jornal britânico Financial Times como uma das “Mulheres do ano”.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).