Uma semana depois de o então secretário especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, pedir exoneração do cargo, a pasta continua sem titular e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), ainda não anunciou possíveis nomes.
Uma das possibilidades ventiladas na semana passada como indicação de quem ocuparia a função foi o vereador Alírio Villasanti (União Brasil). No entanto, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que está sob a jurisdição da pasta de Segurança, não recebeu muito bem esta possível indicação.
De acordo com o apurado pelo Correio do Estado, esse impasse entre a prefeitura e a GCM poderia ser uma das justificativas para essa demora, já que os agentes da Guarda não aceitam o nome de Villasanti, que já desempenhou trabalho na Polícia Militar (PM).
Contudo, a tropa reconhece que esse poder de escolha cabe apenas à prefeita, mas esperam que a Chefe do Executivo indique algum nome técnico para a função. De acordo com fontes, uma possível nomeação do vereador seria feita apenas pensando em estratégias políticas.
No mesmo dia em que Valério pediu exoneração do cargo, a Guarda já se adiantou, enviando um ofício à prefeita alertando para que "não realize a indicação de militares ou de militares de forças auxiliares (Forças Armadas, Polícia Militar ou Bombeiro Militar) para a gestão da Guarda Municipal."
O pedido tem a intenção de manter o caráter civil da instituição. inclusive tendo o apoio do Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SindGM/CG).
A fonte que não quis se identificar ainda disse que não adiantaria colocar alguém que não conhecesse o trabalho técnico que é realizado na Guarda Civil.
Em entrevista durante a solenidade de conclusão da 6ª Etapa do Curso de Formação do concurso da Guarda Civil, Adriane confirmou ao Correio do Estado que de fato ainda não tinha indicação para o cargo.
Azambuja pediu afastamento do cargo na quinta-feira (8) e alegou razões pessoais para a decisão. Ele ocupava a função desde 2014.
OUTRAS NOMEAÇÕES PARA A PASTA
Apesar de ainda não ter alguém para ser titular da pasta, Adriane nomeou dois servidores para funções na secretaria. A edição desta quinta-feira (15), traz a nomeação de Alessandra Silva Nascimento para o cargo em comissão de Gestor de Projeto; ela entra no lugar de Manoel Batista dos Santos.
Ainda de acordo com Diogrande, houve um remanejamento de servidores. Dessa forma, Everson da Silva Menezes foi designado para desempenhar função como Encarregado Governamental.




