Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CIÊNCIA E SAÚDE

Acupuntura é o remédio para alívio de cólicas, diz estudo

Acupuntura é o remédio para alívio de cólicas, diz estudo
01/03/2011 03:35 - Viver Melhor


Cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva no mundo sofrem mensalmente com esse incômodo que tira a pessoa do sério. As cólicas menstruais, que também podem vir associadas a irritação excessiva e dor de cabeça, têm sido motivo de estudos recentes mundo afora. Publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology, o mais recente estudo sobre o tema realizado na Coréia com mais de três mil mulheres concluiu que a acupuntura – técnica chinesa que estimula diversos pontos do corpo por meio da aplicação de agulhas próprias – é excelente no alívio a esse mal.

Segundo os estudiosos, as agulhadas podem ser mais eficazes, inclusive, do que analgésicos e suplementos naturais, pois trata a dor por meio da estimulação da produção de endorfina e serotonina no sistema nervoso central – hormônios que promovem bem-estar. O órgão americano National Institutes of Health (NIH) também recomenda a acupuntura como uma das formas de controlar a dor causada pelas cólicas menstruais.

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!