Tecnologia

Tecnologia

Confira 7 loucuras que as pessoas fazem para emagrecer

Confira 7 loucuras que as pessoas fazem para emagrecer

TERRA

25/08/2013 - 20h00
Continue lendo...

Quando o assunto é emagrecimento, a maioria das pessoas está exposta aos mais diferentes métodos – muitos deles, bem malucos. Uma das maiores preocupações, no entanto, é a forma  invasiva como eles chegam até as pessoas.

Para alertar quem está louco para perder uns quilinhos de maneira milagrosa, o site Health.com listou sete ideias malucas que, de preferência, você nunca deve tentar. Confira.

1. Cirurgia plástica na língua
Criado por um cirurgião de Beverly Hills, o procedimento (ainda sem a aprovação da FDA) dura apenas 10 minutos. O médico costura uma espécie de adesivo na língua, com seis pontos. A cirurgia dura US$ 2 mil. O “dispositivo” faz com que a mastigação de alimentos sólidos seja tão dolorosa que obriga a pessoa a ingerir apenas líquidos, em uma dieta média de 800 calorias diárias.

2. Tubo de alimentação
Para perder peso rápido, muitas mulheres – incluindo as que estão com o casamento marcado – estão apostando em um tubo inserido no nariz, que atravessa o esôfago e vai até o estômago, permancecendo por lá 24 horas por dia. Durante 10 dias, não se pode comer nada, e uma fórmula de alta proteína e baixo carboidrato passeia pelo tubo. Sao apenas 800 calorias diárias. O procedimento, que custa cerca de US$ 1500, é normalmente utilizado para alimentar as pessoas que não podem comer por motivos de doença ou lesões.

3. Alcorexia
“Alcorexia” é um termo relativamente novo para designar o consumo excessivo de alcool combinado a distúrbios alimentares. Envolve comportamentos como: ingerir poucas calorias para “guardar espaço” para o álcool; beber em excesso até ter vontade de vomitar; exagerar nos exercícios ou morrer de fome um dia após a “bebedeira”.​

Entre os efeitos colaterais da ingestão exagerada de álcool sem se alimentar estão a dificuldade de concentração ou de tomar decisões, sistema imunológico enfraquecido, e maior risco de lesões e intoxicação aguda de álcool. A tendência tem sido notada não apenas entre estudantes universitários, mas também entre as mulheres de 20 a 40 anos.

4. Vermes
Para perder peso, algumas pessoas procuram ser infectadas com vermes. A infecção traz problemas como bloqueios digestivos, a interrupção da função de alguns órgãos, danos ao cérebro e ao sistema nervoso e até mesmo morte.

5. Passar fome
O corpo é como um motor que está sempre ligado – da cabeça ao dedão do pé, todas as células exigem uma constante fonte de combustível para poder trabalhar. Além disso, nossa estrutura está em estado contínuo de reparação, cura e regeneração, por isso necessida de proteínas e gorduras saudáveis para manter seus tecidos.

Quando o corpo precisa destas matérias-primas essenciais e elas não existem, ou existem em pouca quantidade, ocorre uma série de efeitos colaterais. 

Mesmo o estado de semi-inanição (menos de cerca de 1.000-1.200 calorias por dia para a maioria das mulheres, dependendo do peso, altura ou do quanto é ativa) pode levar à fadiga, depressão,perda de força muscular e do tecido ósseo, enfraquecimento da imunidade, perda de cabelo, desequilíbrios hormonais, distúrbios do sono e aumento do risco de lesões.

Fumo
Algumas pessoas usam o cigarro como um recurso para perder peso, mesmo sabendo das inúmeras consequências nocivas. É verdade que o hábito de fumar entorpece o paladar, diminuindo o apetite e aumentando ligeiramente o metabolismo. Mas os riscos para a saúde são tão grandes que especialistas estimam que eles equivalem ao ganho de pouco mais de 45 quilos -iisso sem mencionar o impacto sobre o envelhecimento da pele.

Estimulantes
Muitas pessoas caem na armadilha de apostar em drogas estimulantes para perder peso, até que se tornam viciados. E mesmo sem dependência, estimulantes ilegais são arriscados, com potenciais efeitos colaterais que incluem impulsividade, alterações de humor, pressão perigosamente alta do sangue, convulsões e derrame.

Conclusão: em nossa cultura obcecada por peso, é fácil entender a tentação de apostar em uma solução rápida. Mas embora possa levar um pouco mais de tempo e paciência, comer corretamente e fazer exercícios ainda é a forma mais fácil e segura de se perder alguns centímetros.  Lembre-se: você é mais importante do que o número que aparece na balança.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).