Tecnologia

Ciência e Saúde

Estimule seus chakras e comece o ano com as energias equilibradas

Estimule seus chakras e comece o ano com as energias equilibradas

CORPO E SAÚDE MSN

21/12/2010 - 09h13
Continue lendo...

As festas de final de ano sempre despertam um desejo um de mudança - e não é só no lado material que a coceira para fazer diferente aparece. Dar uma chacoalhada nas energias e resolver problemas como timidez, ciúme ou falta de paciência estão entre os pedidos de muita gente. "Mexer com os nossos pontos vitais de energia é o ponto de partida para acabar com esses problemas", afirma a terapeuta Maria Helena Ramos, especialista do Minha Vida. "São sete pontos, chamados de chakras, que fazem a ponte entre o nosso mundo interior e as energias externas".

Cada chakra é responsável por um sentimento ou traço da nossa personalidade. Daí a importância de conhecer o papel de cada um deles e ficar atento ao menor sinal de desequilíbrio.  

1. Chakra Raiz


O Chakra Raiz, ou Chakra Básico, fica localizado na base da espinha. Sua cor é vermelho e seu elemento é a terra. De acordo com Maria Helena, este ponto tem relação com estabilidade, coragem, paciência e confiança. Irritação fora de hora, tensão exagerada e insegurança são sinais do desequilíbrio deste chakra. "Quando o Básico está desenergizado, pode haver queda de libido e problemas hormonais. O excesso de energia, por outro lado, pode trazer a compulsão sexual", explica a terapeuta

Para equilibrar: use roupas em tons de vermelho e acrescente um pouco dessa cor também na decoração de casa ou do escritório. Coma alimentos de cor vermelha ou que tenham contato direto com o a terra, caso da mandioca ou da batata-doce. Andar descalço e fazer atividades relacionadas à terra, como jardinagem, também ajudam a retomar o equilíbrio deste ponto. 

2. Chakra Esplênico


O Chakra Esplênico fica logo abaixo do umbigo, é o canal do órgão sexual. Sua cor é laranja e seu elemento é água. "Ele está relacionado ao desejo e às mudanças. Também dizemos que este é o chakra do prazer", afirma Maria Helena. Ciúmes, impotência, indecisão, problemas sexuais e na bexiga indicam que este chakra carece de atenção. Se há equilíbrio, entretanto, a facilidade para assimilar novas ideias ganha destaque.

Para equilibrar: pratique atividades que envolvam água, como natação e hidromassagem. Use roupas e decoração de cor laranja e inclua alimentos deste tom na sua dieta. 

3. Chakra do Plexo Solar


É o chakra da autoridade e do autocontrole, está diretamente relacionado com as emoções. Ele fica na região da umbigo e tem como elemento o fogo. "Imagine uma mandala em amarelo incandescente nesta região sempre que sentir algum tipo de desconforto no estômago. O chakra do umbigo é o mais vulnerável e costuma absorver com mais intensidade todo o tipo de energia, inclusive as ruins", afirma a especialista do Minha Vida.

Pessoas com este chakra desequilibrado vivem com medo, raiva e problemas digestivos. Quando muito energizado, ele desperta a necessidade de emoções e prazeres imediatos.

Para equilibrar: use tons de amarelo. Outra sugestão, para os momentos em que a falta de vitalidade passa a prejudicar a rotina, cobrir o umbigo - sim, deixe de lado a blusa que deixa parte da barriga à mostra. Nas situações extremas, recomendamos até o uso de uma fita sobre o umbigo ou camisetas pretas, porque esta cor tem a capacidade de reter as energias, ensina a especialista. 

4. Chakra Cardíaco


Fica no coração, como sugere o nome, e está associado a duas cores: verde (cura) e rosa (amor). Seu elemento é o ar. Segundo Maria Helena, este chakra está diretamente ligado ao corpo e à saúde física. Pessoas que tem esse canal equilibrado vivem com mais harmonia, compaixão e paz, costumam ser também mais altruístas. Aqueles com esse chakra mal energizado têm instabilidade emocional e problemas de circulação e cardíacos, além de serem muito egoístas.

Para equilibrar: roupas e decoração nas cores verde ou rosa, de acordo com a carência momentânea. Alimentos nessas cores e atividades relacionadas ao ar, como correr com a brisa batendo no rosto, também ajudam a devolver o equilíbrio para este ponto vital. 

5. Chakra Laríngeo


Situado na garganta e representado pela cor azul claro, o chakra laríngeo é o centro energético da comunicação. "O ano de 2011 é regido por Mercúrio, astro ligado à comunicação. Por isso, o equilíbrio deste chakra é indicador de sucesso neste período", afirma a especialista. Esse chakra equilibrado revela pessoas sinceras e criativas. Depressão e dificuldade para se expressar, além de problemas na tireóide, são sinais de que algo vai mal.

Para equilibrar: experimente roupas e decoração em tons de azul claro. Também vale procurar se expor um pouco mais, conversando com um amigo ou com um terapeuta. 

6. Chakra Frontal


Ele é mais conhecido como o terceiro olho - aquele ponto no meio da testa, entre as sobrancelhas. Azul índigo é a cor deste chakra, representado por todos os elementos. Energizar esse chakra revitaliza o sistema nervoso e a visão. Dispersão, dores de cabeça constantes, problemas de visão e pesadelos indicam que a energia não está circulando bem nesta área. Por outro lado, concentração, imaginação fértil e boa capacidade intuitiva são pistas de que o chakra frontal está em ordem.

Para equilibrar: experimente roupas e decoração de cor azul índigo no seu dia a dia. Num momento de crise, faça uma massagem no ponto onde está o chakra: com a ponta de um dos dedos, pressione a área, fazendo pequenos e vigorosos movimentos circulares. Não se assuste caso sinta uma espécie de vertigem ou tontura, é natural que isso aconteça conforme as energias voltam a circular.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).