O Google comunicou duramente a quarta-feira (13) que vai terminar encerrar diversos dos serviços de web, entre eles está o Google Reader, que é uma ferramenta de feeds das notícias que deixará de funcionar no dia 1º de julho deste ano, conforme aponta postagem realizada no blog oficial da empresa que foi realizada pelo vice-presidente de infraestrutura Urs Hölzle do Google.
A empresa de tecnologia atribui este desligamento para uma alteração no foco. Este encerramento é parte de uma estratégia para que o Google concentre seus esforços em aplicativos mais populares. Desde o ano de 2011, 70 ferramentas foram descontinuadas.
O executivo diz que estas mudanças nunca são coisas simples de serem feitas. Porém diz que para que os esforços possam ser focados em determinada área, eles precisam se concentrar para que construam produtos que realmente possam ajudar a vida das pessoas. O Google Reader teve seu lançamento no ano de 2005, e segundo Hölze o produto tem seus seguidores fiéis, mas com o do tempo a utilização foi decaindo.
Fora isto, o Google ainda anunciou que vai aposentar outras sete ferramentas, o sistema para programação Apps Script vai sair do ar em 16 de setembro, o CaIDAV API, que é parcido com o Google Calendar, vai ser usado apenas por uma quantidade seleta de desenvolvedores e o Search API for Shopping também vai ser fechado.
O Building Maker, que é um serviço para que modelos 3D para o Earth e o Maps vai ser descontinuado a partir do dia 1º de junho e o Cloud Connect no dia 30 de abril. Este programa trata-se de um plug-in que visa dar auxílio para que internautas acessem documentos no Microsoft Office.
Já durante a próxima semana, o Voice App for Blackberry vai deixar de funcionar. Para que continuem a utilizar o Google Voice, os usuários vão poder utilizar o HTML 5 app.


