Levantamento recente do Ministério da Saúde revelou que mais de 640 mil brasileiros são portadores do vírus causador da herpes. A doença pode se manifestar na região genital, na boca e também nos olhos. Quando afeta os olhos, a herpes pode causar uma inflamação na superfície ou mesmo na parte interna do olho.
Os sinais da herpes ocular são: dor, olho vermelho, lacrimejamento, diminuição da visão. A pessoa tem um sinal que parece até uma conjuntivite, mas ela causa uma embaçamento ocular e dor. Para saber se é mesmo, a pessoa deve ir ao oftalmologista.
De acordo com a oftalmologista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Roberli Bicharra Pinto ela, a doença pode evoluir e atingir a íris e a retina, comprometendo assim a visão. Por ser um vírus, Roberli Bicharra Pinto explica que é preciso tomar alguns cuidados para evitar o contágio.
"É um vírus, então você pode ter contágio. Você não deve partilhar objetos íntimos, por exemplo, lavar sempre as mãos. Na hora, por exemplo, que você pegar uma maçaneta, coçou o olho e outra pessoa pegar, com isso você pode ter o contato. Mas, geralmente, tem a ver com a sua imunidade, tem pessoas que têm mais pré-disposição."
A oftalmologista Roberli Bicharra Pinto afirma que a herpes ocular não tem cura, mas tem tratamento.As infecções são tratadas com antivirais e remédios específicos. Se for bem cuidada, a herpes é cicatrizada facilmente.


