Tecnologia

Alimentação

Veja onde encontrar potássio, que evita cãimbra, diabetes e AVC

Veja onde encontrar potássio, que evita cãimbra, diabetes e AVC

custom editora/terra

18/07/2011 - 18h30
Continue lendo...

Pesquisadores da Johns Hopkins University demonstraram que um baixo nível de potássio no sangue pode ser um indicador para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 – o tipo mais comum da doença. Essa conclusão foi divulgada em outubro de 2010, na publicação científica americana Annals of Internal Medicine. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 12 mil pessoas, coletados desde 1986, que faziam parte de um estudo sobre o risco de aterosclerose em comunidades. De acordo com os estudiosos, o potássio afeta a quantidade de insulina secretada pelas células do pâncreas.

O nutrólogo Jorge Antônio dos Santos, de Goiás, explica que o potássio é imprescindível para o controle da produção de insulina, por sua vez o hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Segundo ele, é a insulina que permite ao açúcar (ou glicose) que ingerimos penetrar em nossas células. “Mas, nos casos de diabetes, como existe a falta de insulina, a glicose não entra nas células e permanece na circulação”, diz o médico.

Os benefícios do potássio não param por aí. De acordo com a publicação Journal of American College of Cardiology, um aumento de 1,6 grama de potássio na dieta por dia (o equivalente a 100 gramas de feijão preto ou de damasco seco), diminui em 21% o risco acidente vascular cerebral, por exemplo. “É o potássio que garante o funcionamento normal de todas as células do corpo, incluindo as transmissões nervosas, contrações musculares como a do coração e o equilíbrio dos fluidos corporais”, enfatiza Santos. Conforme explica o médico, ele também ajuda a evitar as cãibras – daí, aliás, tanta gente recomendar o consumo de ao menos uma banana por dia para esse fim. Embora bem menos rica no mineral que o feijão, por exemplo, a banana também é uma fonte de potássio.

Elemento fundamental para o organismo, tanto a falta quanto o excesso de potássio são capazes de gerar sérias conseqüências para o organismo. Segundo Santos, o exagero do mineral no corpo pode ser prejudicial principalmente para pessoas diabéticas, causando problemas renais e de coração. Já quem anda com baixas taxas de potássio no organismo, ainda de acordo com o nutrólogo, pode sofrer de fraqueza muscular constante e chegar até mesmo a sofrer de paralisia, inclusive do pulmão.

Você encontra potássio em variados alimentos. Confira:

Carne de peru, mortadela, sardinha, carne de porco, ostras e mariscos, carne de pescada, presunto, lingüiça, coração e fígado de boi, feijão (todos os tipos), ervilha seca, lentilha seca, espinafre, batata inglesa, mandioca, palmito, beterraba cozida, cenoura, couve, milho verde, brócolis, tomate com semente, alface, banana, damasco, uva passa, amêndoas, castanha-do-pará, amora, coco, acaí, abacaxi, ameixa, cereja, laranja, limão, maçã, manga e melancia.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).