Veículos

EVENTO LATINO-AMERICANO

2023 chega mais cedo à Fenatran 2022

O setor de transporte de cargas mostra suas respostas às exigências ambientais do Proconve 8

Continue lendo...

O próximo ano marcará o início de uma nova era na indústria brasileira de veículos comerciais. A partir do dia 1º de janeiro, os novos caminhões, ônibus, furgões e vans comercializados no Brasil passarão a ter de obedecer aos padrões de emissões de gases poluentes da norma nacional Proconve 8. Equivalente à norma europeia Euro 6, a Proconve P8 exige uma expressiva redução na liberação de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado pelos veículos automotores. Na Fenatran 2022 – evento latino-americano de transporte rodoviário de cargas, que aconteceu de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista –, todas as empresas da cadeia produtiva do setor exibiram suas novidades. E elas começarão a chegar às ruas e estradas brasileiras de janeiro em diante. 

A sustentabilidade no transporte de cargas é uma demanda crescente de muitas empresas que dependem dos caminhões e furgões para levar seus produtos. Além dos benefícios gerados pela adoção do Proconve 8 nos veículos movidos a diesel, tal demanda fez com que a utilização da eletromobilidade ganhasse destaque em muitos estandes da Fenatran. Atualmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já comercializa no Brasil o caminhão leve elétrico eDelivery, produzido na cidade fluminense de Resende, e a Jac Motors e a BYD importam da China caminhões leves e furgões elétricos. Na Fenatran, a Ford lançou o furgão elétrico eTransit e a Volvo, a Mercedes-Benz, a Daf e a Iveco exibiram modelos elétricos que já comercializam na Europa, para avaliar a receptividade no mercado local. O uso do gás natural e do biogás é outra alternativa para redução das emissões e apareceu com destaque nos estandes da Scania e da Iveco, que já vendem modelos movidos por esses combustíveis no Brasil. 

Principais novidades da Fenatran 2022

Mercedes-Benz

A marca da estrela de três pontas apresenta no Brasil a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à nova legislação de emissões, que estará nos caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs. Trata-se de uma solução de pós-tratamento de emissões formada por quatro módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas), SCR (redução catalítica seletiva) e ASC (catalisador de amônia). Os veículos com tecnologia BlueTec 6 são equipados ainda com o sistema de controle de emissões On Board Diagnostics (OBD). “As linhas 2023 de caminhões com tecnologia BlueTec 6 asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e de 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). O novo motor OM 471 do Actros reduz ainda o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O desempenho dos novos motores é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, com comando de embreagem otimizado. Outros destaques da Mercedes-Benz são o Atego 1730 autônomo, primeiro caminhão com Nível 4 de automação em operação no país, em parceria com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo, e o pesado elétrico eActros, lançado na Europa no ano passado. A Mercedes-Benz já comercializa no Brasil o chassi de ônibus urbano eO500U a bateria e “prepara terreno” para a transição para a eletromobilidade chegar em breve aos caminhões da marca.

Volkswagen

As linhas 2023 dos caminhões Delivery, Constellation e Meteor receberam evoluções, que incluem motores Euro 6/Proconve 8 e aprimoramentos tecnológicos. Conforme a Volkswagen, o novo portfólio entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. Os extrapesados Meteor 28.480 e 29.530 saem de fábrica com transmissão automatizada ZF Traxon de 12 ou 16 marchas e estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13,0 litros. Com novas potências de 480 e 530 cavalos, o D26 conta com o novo sistema de emissões SCR e EGR para atender às novas legislações. Lançados há pouco mais de um ano, os caminhões elétricos e-Delivery terão um ganho de capacidade de carga útil de até 10%. “São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. De olho no futuro, apresentamos em primeira mão o caminhão-conceito Meteor Optimus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora. Baseado no cavalo mecânico 6×4 Volkswagen Meteor 29.530 com nova motorização Euro 6 que pode rodar com diesel ou HVO – combustível feito de óleo vegetal hidrogenado –, o Optimus é a nova versão de topo da linha Meteor, com preço em torno de R$ 1 milhão. Inicialmente, será vendida por encomenda. O modelo agrega retrovisores externos substituídos por câmeras, defletores para melhorar a aerodinâmica, faróis com máscara negra, câmara frontal de monitoramento, quadro de instrumentos digital e ajuste elétrico do banco do motorista.

Volvo

Os novos pesados FH, FM e FMX e semipesado VM vêm com motores padrão Euro 6 e prometem um consumo de combustível até 8% menor em relação à geração atual. Oferecido nas potências de 380, 420, 460, 500 e 540 cavalos, o novo motor D13K Euro 6 dos FH, FM e FMX é um dos protagonistas. No semipesado VM, todas as versões agora estão equipadas com um novo motor de 8,0 litros, de fabricação própria da Volvo. A caixa de câmbio I-Shift chega a sua sétima geração com aprimoramentos e trocas de marcha até 30% mais rápidas. Mas é o caminhão FM 100% elétrico que mais chama a atenção no estande. O FM Eletric serve na Europa às operações urbanas e regionais, com seis baterias, autonomia para até 300 quilômetros e PBTC (peso bruto total combinado) de 44 toneladas. “A intenção é avaliar as primeiras unidades. Logo, anunciaremos o plano comercial”, avisa Wilson Lirmann, presidente da Volvo do Brasil.

Iveco

A marca italiana está lançando no Brasil o S-Way, um pesado apesentado na Europa em 2019. Vem com um motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. Será oferecido nas versões com 450 (4x2), 480 (6x2) e 540 cavalos (6x4). Vem com central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, sistema keyless, basculamento elétrico da cabine, cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos –, cluster de TFT colorido e Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para eficiência e performance máximas. No estande, haviam várias configurações do S-Way, inclusive uma NG, com motor a gás – combustível que é uma das apostas para a marca italiana no Brasil. Outra novidade para a Fenatran foi a exibição do eDaily, uma versão elétrica do furgão Daily apresentada recentemente no mercado europeu, ainda sem data definida para a comercialização no mercado nacional.

Scania

A Scania terá duas famílias de motores – as recalibradas das versões anteriores e a nova Super, apresentada há um ano na Europa. Elas serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração, lançada em 2019. A nova gama de caminhões Super chega alinhada aos padrões Proconve P8/Euro para motores de 13 litros, com 420, 460, 500 e 560 cavalos. Os já conhecidos motores de 7, 9, 13 e 16 litros foram aprimorados para atender aos novos padrões de emissões e passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão, com combustão a diesel e a gás. Os motores V8 de 16 litros adotam as mesmas potências usadas na Europa, 660 e 770 cavalos – este, o motor de combustão interna para caminhões mais potente do mundo. Em relação ao torque, os motores V8 desenvolvem 335 kgfm (no de 660 cavalos) e 375 kgfm (no de 770 cavalos).

Daf

A DAF apresentou linhas de caminhões CF e XF preparadas para cumprir os novos limites de emissões do Proconve P8. De acordo com a montadora, o custo operacional tem uma economia de 8%, enquanto na de semipesados é de 6%, tornado possível graças à combinação de uma nova calibração de injeção. Houve ainda a instalação de uma nova bomba d’água variável, sistema EGR, que reduz o consumo de Arla 32, e o Controle de Cruzeiro Preditivo. A marca holandesa exibiu também o LF Electric, comercializado na Europa para distribuição ou aplicações vocacionais. O elétrico da Daf tem motor de 260 kW, bateria de 282 kWh e autonomia de 280 quilômetros.

Ford

A grande novidade do estande da Ford na Fenatran era a E-Transit 100% elétrica. Ela tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para reduzir os riscos de paradas imprevistas e aumentar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 quilômetros (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

Continue Lendo...

Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

Continue Lendo...

Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).