Veículos

Apresentação online

A Audi mostra sua face mais atrevida: A3 Sportback

A montadora revela a quarta geração do seu compacto premium

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Durante o isolamento social por conta do coronavírus, não poderia ser diferente. Oito anos desde que seu antecessor foi apresentado pela primeira vez e quatro anos depois de seu último facelift, o Audi A3 Sportback de quarta geração – destinado inicialmente para a Europa e Austrália – foi apresentado via internet. Montado sobre a plataforma MQB do Grupo Volkswagen, o novo A3 Sportback, sobre todos os aspectos, é evolutivo. O carro terá três opções de motores: um 1.5 TFSI (turbo) com 150 cavalos e dois de 2 litros a diesel TDI (turbo) com 116 cavalos ou 150 cavalos.

A força motriz é direcionada para as rodas dianteiras – a tração integral “Quattro” virá em um segundo momento –, combinada às transmissões manuais de 6 velocidades e Stronic de 7 marchas e embreagem dupla. No caso da última, a alavanca de câmbio foi reprojetada como uma peça mais compacta acionada por fio no console central. Segundo a Audi, mais opções de propulsores serão anunciados mais tarde, além dos lançamentos dos esportivos S3 e RS3 de nova geração. A marca das quatro argolas só adianta a potência dos dois “torpedos”: 312 cavalos no S3, em um 2.0 turbo de quatro cilindros, e 410 cavalos no RS3, com um 2.5 turbo de cinco cilindros.

Mediante solicitação, a suspensão do novo A3 Sportback é disponibilizada com controle de amortecedor adaptável, que abaixa o carro em 10 milímetros. Cada amortecedor adapta-se permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e às configurações do Audi Drive. A suspensão padrão é do tipo MacPherson na dianteira em todos as versões e tem desenho de viga de torção na traseira. O controle do amortecedor adaptável pode ser opcional, melhorando a dirigibilidade e o conforto. Já a suspensão esportiva de competição é reservada para a linha S.

Na frente, o A3 Sportback continua enfatizando os faróis em forma de gancho que estrearam na reestilização de 2016. O carro tem 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura (sem os espelhos), 1,43 metro de altura e 2,64 metros de entre-eixos. Dependendo da posição do banco traseiro, o compartimento de bagagem acomoda de 380 a 1.200 litros, e o piso de carga pode ser inserido em diferentes alturas. O acionamento da tampa do porta-malas pode ser feito eletronicamente ou pelo movimento do pé embaixo da traseira do veículo. O novo A3 Sportback tem proporções compactas e um design esportivo. O amplo quadro único e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam o caráter dinâmico do carro compacto premium. As luzes de circulação diurna digitais dos faróis Matrix led são mais uma inovação, consistindo em uma matriz de pixels composta por segmentos de leds criando assinaturas de luz especiais que fazem o modelo ser reconhecido imediatamente.

No interior, o novo A3 Sportback tem como base o estilo apresentado nos modelos mais recentes da marca alemã, com a tela principal reintegrada ao painel como se fosse um tablet deitado e as aberturas com um visual mais angular. Essa tela tem 10,1 polegadas como padrão e também é oferecido um display digital completo por trás do volante. O cockpit do A3 Sportback é totalmente focado no motorista. Equipado com o Audi Presense dianteiro, a assistência em desvios e o aviso de saída da faixa da estrada, o A3 Sportback ajuda a evitar acidentes e oferece um alto nível de segurança de série. O auxiliar de cruzeiro adaptável mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente e auxilia na orientação da faixa por meio de intervenções suaves na direção eletromecânica.  

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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