Veículos

LANÇAMENTO

A elegância e esportividade do Audi Q5 reestilizado e novo Q5 Sportback

A montadora apresenta a sua nova linha de SUVs totalmente renovada

Continue lendo...

Apresentados para o mercado europeu no segundo semestre de 2020, o Q5 reestilizado e o novíssimo Q5 Sportback deram início à pré-venda em fevereiro deste ano no Brasil. Foram vendidas quase 1.000 unidades, mesmo sem serem vistos presencialmente, porque os modelos começaram a ser entregues nas concessionárias somente nesta semana.  

A marca alemã está com sua linha de SUVs totalmente renovada. No total, a Audi disponibiliza mais de 11 modelos em seu portfólio. Vale ressaltar que no último Salão do Automóvel a marca prometeu 30 novos modelos e já foram feitas 28 apresentações desde então. E aí, qual será o próximo?

Falando de Q5

Com tração Quattro Ultra de série, os veículos trazem novo sistema MMI sensível ao toque, faróis LED Matrix e nova grade Singleframe octogonal, que agora está mais larga e com entradas de ar laterais que aumentaram de altura, ganhando formatos trapezoidais.  

Já o novo Audi Q5 Sportback, inédito no segmento, além de grade, faróis e para-choques novos, oferece design especial, o que lhe dá aparência dinâmica, misturando elegância e esportividade.

Motorização

O motor é igual para todas as versões: o 2.0 TFSI equipa as versões dos novos Q5 e Q5 Sportback. Os modelos entregam 249 cv de potência e torque de 370 Nm. 

A transmissão de ambos é a S tronic de dupla embreagem e sete velocidades, oferecendo rápida troca de marchas. Os modelos possuem velocidade máxima de 237 km/h e aceleram de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. 

O Audi Drive Select faz parte do conjunto, com possibilidade de seis modos de direção: auto, efficiency, comfort, dynamic, off-road e individual.

 

Tecnologia de sobra

Que o modelo possui toda aquela sopa de letrinhas nem precisa dizer, né? A novidade fica por conta do sistema de controle de cruzeiro adaptativo, o ACC, que agora conta com aviso de saída de faixa para maior segurança de quem dirige.

Impressões ao dirigir

Partimos de São Paulo rumo a Poços de Caldas (MG) para avaliar o Q5 SUV e o novo Q5 Sportback, totalizando 520 quilômetros de experiência.  

Em questão de dirigibilidade, ambos são iguais, o Sportback é mais visual mesmo e mais bonito. 

Só para se ter uma ideia, o Q5 SUV mede 4,682 m, já o Sportback 4,689 m, cerca de 7 milímetros maior. A largura (1,893 m) e o entre-eixos (2,819 m) são iguais. 

O porta-malas do Sportback soma 510 litros, já o do Q5 SUV 520 litros. Se rebater os bancos, o espaço vai para 1.510 litros no SUV e 1.480 litros no Sportback.  

Um detalhe interessante é que os dois modelos que dirigimos eram da versão S Line Black e continham alguns opcionais, o que é importante, pois dependendo da escolha o Q5 pode ficar até R$ 52 mil mais caro, Inclusive a cor metálica soma mais R$ 2.200 ao modelo. 

No nosso caso, ambos os carangos eram da versão topo de linha, S Line Black, e estavam equipados com sistema de som Bang & Olufsen, que acresce mais R$ 7.700 mil, pacote exterior carbono com rodas 20”, que soma R$ 12 mil, e head-up display, mais R$ 7.500. 

As lanternas OLED podem ser escolhidas entre três assinaturas de iluminação na aquisição do carro, ressaltando que uma vem de série, quando colocada no modo dynamic. Resumindo: a lanterna do Audi vem personalizada de fábrica por R$ 7 mil.  

Voltando ao test drive, o ACC funciona perfeitamente e a direção semiautônoma acaba tirando o peso dos braços do motorista, diminuindo o estresse da viagem. Chamou atenção a economia de combustível, pois o modelo chegou a fazer 12 km/l com gasolina.  

Outro detalhe que merece destaque é a tração nas quatro rodas, chamada de Quattro Ultra, que distribui a força nas rodas por demanda. Mesmo o off-road não sendo o forte desses modelos, vale dizer que, caso seja preciso, eles têm capacidade de sobra.  

Quando avaliamos um carro que custa mais de R$ 400 mil, com os opcionais, procuramos o que pode ser melhorado, mas no caso do Q5 nada foi encontrado: tudo no seu devido lugar, luxo, sofisticação e esportividade, se precisar.