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Lançamento

A Honda anuncia a chegada da linha 2021 do City, com algumas pequenas mudanças

Na nova linha do sedã compacto, a montadora preserva o design e incrementa discretamente os itens de série

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Sem mudanças no estilo, a Honda anuncia a chegada da linha 2021 do sedã compacto City. Todas as versões passam a trazer, de série, faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular. A EXL, configuração topo de linha, ganha retrovisor interno fotocrômico. Tanto a EXL quanto a EX recebem bolsa porta-revistas atrás do banco do motorista, item já existente no do passageiro da frente. Para muita gente, desde seu lançamento no Brasil, em 2009, o sedã compacto, atualmente em sua sexta geração, sempre se colocou como um rival do próprio “irmão” de fábrica Civic, pelo design e até pelo nome muito similar. Neste ano, porém, os dois modelos da Honda fixaram os números de vendas “nos seus lugares de direito”, com o sedã médio tendo 15.229 unidades emplacadas até outubro e a vigésima sétima posição no ranking geral e o compacto com 5.631 e o quadragésimo sexto lugar.

Toda a linha City permanece equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Segundo a engenharia da Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação, oferecendo bom desempenho e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm - quando abastecido com gasolina, são 115 cavalos a 6 mil rpm e 15,2 kgfm na mesma rotação. As versões Personal, LX, EX e EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque, melhorando a força de tração em baixas velocidades e proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e mais baixo consumo de combustível. A EX e EXL têm ainda simulação de sete marchas por meio de “paddles shifts” localizados atrás do volante. A DX tem transmissão manual de 5 marchas.

O City traz a carroceria com tecnologia ACE (Advanced Compatibility Engineering), projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine. Ela também dispersa de forma igual a força para outros veículos envolvidos em uma colisão. Além dos dois airbags frontais obrigatórios, a EX conta com dois laterais. A EXL tem ainda as bolsas de segurança infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags. Todas as versões trazem de série freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil.

Toda a família do City 2021 tem faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular. A LX agrega uma nova central multimídia de 7 polegadas, já presente na EX, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, permitindo a operação intuitiva de mapas de navegação do Waze e do Google Maps, reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis ou de serviços de streaming. Também ganha o sistema HFT (Hands Free Telephone) com a função Voice Tag (reconhecimento de voz) no volante para atender e fazer chamadas e reproduzir músicas. Essa central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos e indicação de distância por cores, várias possiblidades de regulagem de áudio e quatro tweeters para complementar o sistema sonoro.

Os faróis trazem luzes de rodagem diurnas em leds integradas em todas as versões do City. A EXL tem um conjunto exclusivo óptico em leds, tanto para o farol baixo quanto para o alto. De acordo com a Honda, o sedã compacto conta com um interior refinado e produzido com materiais de alta qualidade, como o ar-condicionado digital full-“touchscreen” (nas EX e EXL) e o porta-malas de 536 litros de capacidade. Todas as configurações oferece itens de série como o sistema de som com Bluetooth e entrada USB, a direção elétrica, o acionamento elétrico para travas e vidros das quatro portas, o volante com ajuste de altura e profundidade e a chave do tipo canivete com sistema de travamento e das portas com imobilizador.

A linha 2021 do City, já disponível nas concessionárias, tem opções de cores Branco Tafetá (sólida), Azul Boreal, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas) e Branco Estelar e Preto Cristal (perolizadas). Os preços começam em R$ 67.800 na versão de entrada DX e partem de R$ 68.190 na Personal, de R$ 82.100 na LX, de R$ 87.400 na EX e de R$ 93.100 na “top” EXL.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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