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A Jeep, na trilha da expansão, anuncia o lançamento de uma nova versão do Renegade

A novidade é a Moab, e além disso, em 2021 lançará o terceiro modelo da marca produzido no país

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O Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), completou cinco anos comemorando o sucesso dos dois modelos “made in Brazil” da marca norte-americana – o Renegade e o Compass, com quase seiscentas mil unidades produzidas até setembro. Para marcar a ocasião, anunciou uma nova versão do Renegade, a Moab, e a chegada de um terceiro modelo a ser produzido em Pernambuco. O novo SUV será do segmento “D” (de tamanho grande) e será lançado no segundo semestre de 2021, quando a Jeep comemorará seus oitenta anos. Ainda sem um nome definido, o novo modelo não será chamado de Grand Compass, como a maioria da legião de fãs da Jeep previa. 

 Mesmo não revelando o nome do futuro “irmão” do Renegade e do Compass – além da picape Fiat Toro, também fabricada em Goiana –, a Jeep confirma que será um utilitário esportivo para até sete pessoas, terá versões híbridas em um segundo momento, com a utilização dos motores bicombustíveis feitos em uma nova fábrica da FCA em Minas Gerais, será idealizado 100% no Brasil e utilizará apenas motores turbocomprimidos. “O nosso SUV de sete lugares chegará com espaço interno para toda a família para completar a gama Jeep por aqui, que já conta com os nacionais Renegade e Compass e os importados Wrangler e Grand Cherokee. Não temos dúvida de que será mais um sucesso da marca. Vamos estender a nossa liderança para a categoria D dos SUVs. E esse lançamento marca ainda um dos passos para a renovação da nossa gama no Brasil”, promete Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

A configuração Moab vem para aumentar o “poder de fogo” do Renegade no mercado brasileiro. Líder de vendas no segmento até antes do início do isolamento imposto pela Covid-19, o Renegade ocupa atualmente o segundo lugar no acumulado do ano, com 36.403 unidades emplacadas, atrás do Volkswagen T-Cross (41.989). Em setembro, o Renegade vendeu 5.748 exemplares, ficando em décimo no geral dos carros fabricados no Brasil, ranking liderado pela Fiat Strada, do grupo FCA. Em homenagem ao Deserto de Moab, no Estado de Utah, o lugar preferido dos aficionados pela Jeep experimentarem seus carros nos Estados Unidos, a nova configuração do Renegade já desembarcou nas concessionárias brasileiras, com preço de R$ 139.690. Entretanto, a marca oferece um desconto de R$ 7 mil para os primeiros compradores, que poderão adquirir a versão por R$ 132.690 durante um “prazo bem curto”, segundo a fabricante. 

A Moab é a nova versão a diesel de entrada da linha Renegade. A configuração é equipada com o motor 2.0 turbo com 170 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e torque de 35,7 kgfm a 1.700 rpm, associado ao câmbio automático de 9 marchas e à tração integral com reduzida. A Moab tem seletor de formas de condução, com quatro modos, controles de descida e de tração e de estabilidade. Permite ao condutor alterar a performance do carro conforme o solo. De acordo com a Jeep, o Renegade Moab é capaz de fazer 15 km/l e oferecer autonomia de até novecentos quilômetros. Totalmente adaptada para o off-road severo, a versão traz central multimídia Uconnect de 7 polegadas com conexão para Apple CarPlay e Android Auto por fio, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e na traseira e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17 polegadas e da grade frontal. A versão Moab está disponível em cinco cores: Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon. A nova configuração do Renegade estará posicionada entre a Limited flex e a Longitude turbodiesel e promete “duelar” contra SUVs compactos em suas versões de topo de linha, como o T-Cross Highline e o Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo. A versão Moab não é uma série especial do Renegade e chega para fazer parte do portfólio do jipe compacto produzido no Brasil.

Para reforçar o senso de comunidade e incentivar o público a explorar a natureza, a marca lançou ainda o aplicativo “Jeep Trilhas”. Gratuito, está disponível para os sistemas Android e iOS e conta com roteiros pelo Brasil. O aplicativo é aberto ao público e não é necessário que o participante tenha um veículo da Jeep. “Estar sempre próximo à natureza é uma filosofia de vida que faz parte do ‘Espírito Jeep’. Essa conexão que temos permeia todas as nossas ações. Assim, fomos mais longe e transformamos essa ligação em uma ferramenta para estimular o encontro de cada um com a natureza e reforçar o senso de comunidade. Afinal, a Jeep não é só uma marca, é uma nação repleta de pessoas que tem como bandeiras a autenticidade, a paixão pela aventura e o desejo de construir a própria história. Para unir toda essa comunidade em um só lugar e encorajar que tenham uma legítima experiência Jeep, lançamos esse aplicativo”, explica Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da FCA para a América Latina.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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