Veículos

NOVA MARCA

A Keyton Motor Brasil estreia no mercado nacional com minivan elétrica

Com veículos 100% elétricos, a montadora inicia a pré-venda da minivan EX7, que será lançada no início do próximo ano

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Em um ano difícil para todo mundo e que evidentemente não poupou a indústria automotiva mundial, surge no horizonte do mercado nacional uma nova marca, a Keyton (com a pronúncia de “kíton”) Motor Brasil, uma subsidiária da Fujian Motor Industry. Criado em 1992 e com sede na cidade de Fujian, o grupo chinês mantém joint venture com a Mercedes-Benz e a Mitsubishi para a construção de automóveis e também é dono da King Long Bus, uma das líderes na produção de ônibus na China. No Brasil, a Keyton está em fase de construção de sua sede e centro de distribuição no Espírito Santo. Depois, segundo os representantes da Keyton, a cidade capixaba de Cariacica deve abrigar a fábrica para construção completa dos modelos do portfólio. A inauguração da unidade industrial é prevista para 2022.

Apesar de a Keyton Motor dispor de uma ampla gama de modelos, as operações no Brasil serão iniciadas apenas com a minivan 100% elétrica EX7, para até sete pessoas e com autonomia de 450 quilômetros com uma única carga das baterias. O modelo tem comprimento de 4,50 metros, largura de 1,73 metro e altura de 1,78 metro, com porta-malas para 933 litros ou 311 litros com a terceira fileira de bancos instalada. Segundo a fabricante, a EX7 terá 90 cavalos de potência, baterias de 63 kWh e poderá chegar à velocidade máxima de 140 km/h. O sistema de ar-condicionado, além das saídas normais no painel, tem outras extras no teto. Os bancos, dispostos em três fileiras, em uma singular disposição do tipo 2+2+3, com três lugares na última fileira. De acordo com a Keyton, a EX7 é ideal para transporte de executivos, traslados diversos e uso familiar e tem porte similar ao da Chevrolet Spin.

Na Ásia, a EX7, por sua versatilidade, é muito utilizada como táxi. A Keyton Brasil está planejando uma nova forma de operação comercial inovadora, que se propõe a valorizar o cliente ao extremo, mas ainda não revela muitos detalhes nem se a marca terá uma rede de concessionárias. Por se tratar de um modelo 100% elétrico, há isenção de taxas de importação e reduzidos custos com manutenção, exceto com os itens de desgaste natural como pneus, pastilhas de freio, lâmpadas e palhetas de limpador de para-brisa. Os veículos terão garantia de oito anos e certificado de recompra com valor pré-determinado, para manter a fidelidade do cliente. O preço do EX7 está sendo trabalhado e o objetivo da Keyton é que fique abaixo dos R$ 200 mil.

No decorrer do próximo ano, a Keyton pretende lançar novos modelos no mercado brasileiro, incluindo um SUV, uma picape média muito parecida esteticamente com a geração anterior da Chevrolet S10, outra minivan, a EX80, a van M70 – para até onze passageiros – e veículos utilitários de carga, como o mini caminhão N50, todos 100% elétricos. Como faz no Egito e na Nigéria, a Keyton planeja fazer a montagem de alguns de seus modelos no Brasil. O lançamento oficial da EX7 ocorrerá na primeira quinzena de março, quando as entregas dos modelos reservados durante a pré-venda, que se inicia em dezembro, estarão disponíveis. “Estamos prevendo a venda de duzentas e cinquenta unidades da EX7 no primeiro ano, todas ainda importadas da China mas com a ‘tropicalização’ para o Brasil. Em seguida, traremos outros modelos para o país, sempre elétricos, para atender a vários segmentos”, prevê Mayron Oliveira, diretor de Marketing da Keyton Motor Brasil.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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