Veículos

SUV DE LUXO

A Land Rover apresenta da Inglaterra a nova geração do requintado Range Rover

O utilitário esportivo de luxo terá uma versão 100% elétrica em 2024

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Em meio a uma até singela apresentação “online” diretamente de Londres, o novo Range Rover foi mostrado ao mundo. 

A nova geração do utilitário esportivo de luxo “extrapola” modernidade, luxo, detalhes de uma sutileza invulgar – como os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros integrados e quase “camuflados” na carroceria – e capacidade para até sete pessoas, em um interior mais parecendo uma legítima sala de estar. 

Com um leque de opções de motorizações híbridas leves e plug-in – e um 100% elétrico para se juntar à linha em 2024 –, o novo Range Rover esbanja em tudo, incluindo a incrível capacidade off-road sempre associada aos Land Rover. 

“O novo Range Rover é uma manifestação bem particular de nossa visão de criar os veículos de luxo mais desejados do mundo, para os clientes mais exigentes. Ele escreve o próximo capítulo na história única de inovação pioneira que tem sido a marca registrada da Range Rover por mais de 50 anos”, festejou Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover.

A nova arquitetura modular longitudinal da Land Rover – MLA-Flex – sustenta todos os aspectos do SUV de luxo, desde sua capacidade de trafegar em qualquer tipo de terreno com a mesma desenvoltura a um refinamento bem britânico. 

Combinando técnicas de engenharia de última geração com novos níveis de desenvolvimento virtual, o novo Range Rover oferece novos níveis de qualidade.

 Neste primeiro momento, ainda sem a versão inteiramente elétrica, a fabricante decidiu “pendurar as chuteiras” dos já arcaicos 5.0 V8 e mostrou três opções de motor: um 3.0 de seis cilindros em linha, um híbrido plug-in e um V8 biturbo produzido pela BMW.

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O 3.0 traz assistência híbrida de 48V e potência de 246 cavalos a diesel e 395 cavalos com gasolina. 

A híbrida plug-in, que não deve ser trazida para o Brasil, tem bateria de 38,2 kWh com autonomia elétrica de até cem quilômetros.

O novo Range Rover consegue ser recarregado em 80% em menos de uma hora, enquanto um sistema de regeneração de freio ajuda a realimentar a bateria caso o veículo esteja em movimento. 

Já o novo motor feito em parceria com a alemã BMW tem 523 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, sendo capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos. 

As três opções estão associadas à transmissão automática ZF de 8 marchas. 

A Land Rover arrematou nesta terça-feira, dia 26, com a nova geração do Range Rover SV, desenvolvido pela SVO (Special Vehicle Operations), divisão de carros especiais, com alto grau de personalização e as versões Serenity – com materiais e cores mais condizentes com a marca inglesa – e Intrepid – com detalhes mais agressivos.

O novo Range Rover é definido por três linhas que podem traçar sua personalidade desde suas origens, passando por todas as gerações: o teto em declive até a traseira, a “musculação” das laterais e a linha de cintura em ascensão. 

Essas características de marca registrada combinam com uma saliência dianteira curta e uma traseira distinta, completados pela porta de trás subdividida para o melhor ingresso das pessoas às duas fileiras de bancos traseiras. 

As superfícies sofisticadas fornecem uma aparência limpa, contribuindo ainda para um coeficiente de arrasto de 0,30, tornando o SUV mais eficiente na aerodinâmica. 

“O novo Range Rover é um veículo com caráter incomparável, desde a contenção impecável de seu exterior até a tranquilidade de sua cabine. Ele não segue moda ou tendência, mas uma filosofia de design modernista, combinada com mais de 50 anos de evolução. É simplesmente o Range Rover mais desejável já criado”, desafia Gerry McGovern, diretor de Criação da Jaguar Land Rover.  

O opulento interior da nova geração do Range Rover é sustentado por tecnologias modernas, intuitivas e relevantes, projetadas para trabalhar harmoniosamente com os melhores materiais e inovações de bem-estar para criar um “santuário” de tranquilidade para todos os ocupantes. 

De acordo com a Land Rover, o novo Range Rover torna cada viagem uma ocasião para ser lembrada, combinando tecnologia avançada com luxo para oferecer um refinamento para todas as pessoas a bordo e não apenas para o motorista, incluindo aqueles dos bancos da terceira fileira. 

Para isso, nem é preciso se ter um contato mais direto com o carro, bastanto as imagens da “live” direta da capital da Inglaterra mostrando todos os dipositivos internos de bancos, porta-objetos e “mesinhas” se mexendo sozinhos, eletricamente.

O Range Rover mantém sua filosofia de inovação com um conjunto de tecnologias projetadas para aprimorar a conveniência sem esforço, com eficiência, requinte e segurança. 

A mais recente Arquitetura de Veículos Elétricos da Land Rover (EVA 2.0) é o capacitador-chefe e inclui atualizações de Software Over-The-Air (SOTA) com mais de 70 módulos eletrônicos. 

O Alexa Voice AI está embutido no novo Range Rover, com recursos que permitem aos clientes verificar as notícias, o clima ou qualquer reunião agendada usando comandos de voz. 

Ou seja, o novo Range Rover pode ser também uma confortável sala de conferência. 

O sistema pode até mesmo acender as luzes da casa do cliente e se conectar a outros dispositivos habilitados para o Alexa, fazendo espelhamento ainda com Apple CarPlay e Android Auto.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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