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A Mitsubishi apresenta o novo Outlander PHEV, que deve chegar ao Brasil em 2022

Na apresentação do novo Outlander, o destaque foi a versão híbrida plug-in PHEV

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A Mitsubishi acaba de revelar mundialmente a nova geração do Outlander. Totalmente redesenhado e com tecnologia híbrida plug-in (PHEV), o renovado crossover estará à venda no mercado japonês a partir de 16 de dezembro, em seguida, na Austrália e Nova Zelândia e deve desembarcar no Brasil no próximo ano. 

Lançado no Salão de Detroit de 2001, com o nome de Airtrek e tendo como base o ASX, o Outlander já teve três gerações e vendeu mais de 290 mil unidades globalmente. 

A geração anterior continua sendo produzida pela HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motor Company no Brasil, em sua fábrica na cidade goiana de Catalão, em versões com motores a gasolina e a diesel. 

Na apresentação internacional do novo Outlander, o destaque foi a versão híbrida plug-in PHEV, que reúne a experiência em eletrificação da fabricante japonesa com as tecnologias de tração integral desenvolvidas pela marca, incorporando ao mesmo tempo uma plataforma recém-desenvolvida e uma série de tecnologias avançadas. 

Com baixas emissões de CO2 e impacto ambiental, o novo Outlander PHEV pode ser considerado a melhor solução para a neutralidade de carbono atualmente. Com nossa tecnologia de eletrificação que oferece um passeio estimulante e ecológico, além de tecnologia de controle em todas as rodas para segurança e paz de espírito em qualquer tipo de clima e condições da estrada, estamos confiantes de que o novo Outlander pode tornar a direção ainda mais agradável e gratificante”, desafiou Takao Kato, CEO e presidente da Mitsubishi Motor Company. 

Para aumentar seu apelo como um veículo elétrico, a Mitsubishi atualizou os componentes do Outlander, estendeu sua gama de condução e aprimorou a aceleração. 

Com um aumento de cerca de 40% de potência nos motores dianteiros e traseiros e bateria de acionamento, o novo modelo pode rodar inteiramente no modo elétrico por 87 quilômetros (ciclo WLTC), mesmo usando funções de conforto livremente, como ao ar-condicionado, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a frequência de carregamento. Um aumento na capacidade do tanque de gasolina também expandiu o alcance total. 

O P510e PHEV entregará 510 cavalos, enquanto o P440e, 440 cavalos.

 As opções básicas terão o 3.0 com um sistema híbrido leve de 48V, nas versões de 360 e 400 cavalos. Em alguns mercados, como o dos Estados Unidos, tem uma versão “comum”, somente a combustão, a 4.4 V8, de 523 cavalos.

 

Com base em um bimotor 4WD de alto rendimento, a Mitsubishi mudou para uma bateria de acionamento de grande capacidade com um total de 20 kWh, aumentando, assim, a autonomia. 

A unidade de propulsão dianteira, a tradicional, foi recentemente equipada com uma função que faz crescer o torque, aumentando o fornecimento de tensão para esse motor, com a consequente redução do consumo de eletricidade. 

A unificação do motor traseiro com a unidade de controle também garantiu espaço suficiente para instalar uma terceira fileira de assentos no veículo, permitindo um layout interno para sete pessoas. 

O modo de operação do pedal inteligente recém-adicionado torna possível acelerar e frear apenas controlando a pressão sobre o pedal da direita. 

Ele sozinho pode exercer a força de frenagem adequada sem a necessidade de mudar para o pedal de freio tradicional. 

Com isso, o motorista pode se concentrar na direção e ter mais segurança em superfícies escorregadias.

O novo Outlander PHEV aproveita a alta resposta característica dos motores elétricos e a grande precisão e liberdade no controle dos propulsores dianteiros e traseiros, com o sistema distribuindo de forma equalizada a força motriz entre as rodas de acordo com as condições da estrada. 

Combinar isso com o S-AWC (Super-All Wheel Control) aumenta a capacidade de manobra do veículo em todas as situações - dirigir, fazer curvas e frear. 

Os modelos convencionais usam um sistema de frenagem para controlar as forças nas rodas da frente. O S-AWC, por outro lado, adiciona um sistema de controle de frenagem específico às rodas de trás.

Últimas notícias

 

O Mitsubishi Outlander PHEV tem sete modos de direção, podendo ser selecionados dependendo das condições da estrada e do clima. 

O “Normal”, o modo padrão, é indicado para ser utilizado em estradas comuns, pavimentadas. 

O “Tarmac” confere resposta de aceleração rápida e desempenho em curvas com contorno mais veloz em superfícies secas. 

O “Cascalho” fornece operabilidade equilibrada e capacidade de manuseio em estradas de chão batido e de más condições ou molhadas, enquanto o “Neve” oferece comportamento estável do veículo com bastante neve ou em rodovias escorregadias. 

O “Lama” ajuda a corrigir um deslizamento do pneu de acordo com a velocidade do veículo para melhor manuseio em pisos lamacentos, fornecendo melhor capacidade de escapar de atoleiros. 

Há ainda o modo “Power”, que oferece aceleração plena, e o “Eco” - prioriza uma direção econômica e ecologicamente correta.

De acordo com a Mitsubishi, a nova plataforma Rise (Reinforced Impact Safety Evolution) com estrutura altamente rígida da carroceria e do chassi do Outlander tem um alto nível de segurança e estabilidade, com aumento de rigidez torcional. 

A MMC usou também um método de estampagem a quente com chapas de aço de ultra-alta resistência. Incorporadas ao redor do compartimento de passageiros, essas placas conferem ao interior da cabine grande rigidez e baixa capacidade de deformação. 

O novo crossover tem uma série de tecnologias de segurança ativa, que detectam riscos de colisão por meio de vários sensores. 

Está equipado ainda com o Mi-Pilot, de manutenção de faixa de rodagem, o Adaptive Cruise Control (ACC) e o Lane Keep Assist, para ajudar o condutor a manter a distância entre os veículos enquanto se mantém no centro da pista.

O Mitsubishi Connect confere mais proteção, segurança e conforto ao volante. 

O usuário pode acessar a assistência de emergência, verificar a distância percorrida, o estado da bateria, definir tempos de carregamento e alertas para encontrar o veículo dentro dos grandes estacionamentos de shoppings centers. 

O painel de instrumentos esculpido horizontalmente facilita a compreensão da posição do carro durante a condução. 

O console central foi desenvolvido para oferecer uma classe premium. Um acolchoado macio de textura fina e agradável ao toque domina toda a parte interna da cabine do Outlander. 

Com base na abordagem Mitsubishi Touch, os monitores e medidores se localizam para serem de fácil visualização para o motorista.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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