Veículos

Produção brasileira

A nova geração do Chevrolet Tracker

Avaliamos o SUV, agora fabricado em São Caetano do Sul (SP)

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A terceira geração do SUV chegou totalmente renovada e agora é produzida na fábrica de São Caetano do Sul, interior de São Paulo.

A primeira geração veio importada da Argentina, de 2001 até 2009, e vale ressaltar que foi a única com tração 4x4. Sua segunda geração passou a vir do México, em 2013, já modernizada, com opção AWD. Agora, sua terceira geração é produzida no Brasil, com visual arrojado e tração apenas na dianteira.

Um pouco mais sobre o modelo

O Chevrolet Tracker está disponível no mercado com duas motorizações, 1.0 e 1.2, ambas turbo e com bom desempenho. Ao todo, são seis versões, entre elas, uma exclusiva para o público PCD, com preço sugerido de R$ 70.000, sem os descontos. Se descontarmos o IPI e ICMS, o valor cai para cerca de R$ 56.800. Ainda falando das versões com motor 1.0, temos a turbo manual, R$ 85.290, e a LT, com câmbio automático, que tem o preço sugerido de R$ 93.490. As versões com o motor 1.2 são automáticas e parte de R$ 94.090, podendo ultrapassar R$ 116 mil, como o modelo avaliado.

Os motores

O 1.0 é o mesmo que vem no Onix, desenvolve 116 cv, com um torque de até 16,8 kgfm no etanol. Já o 1.2 pode desenvolver até 133 cv, com torque de 21,4 kgfm, e ambos são três cilindros e turbo. Pela montadora, o consumo de combustível desses motores fica na casa de 11 km/l na cidade, já na estrada ultrapassa 13 km/l na gasolina. Será?

Avaliação

Avaliamos a versão Premier, que já vem “completona” e entra na moda dos SUVs compactos, com novo motor 1.2 turbo, de três cilindros, que também é produzido aqui no Brasil. Apesar do visual robusto, com um “quê” de off-road, o modelo só tem tração dianteira com controle, toda aquela sopa de letrinhas e conectividade. Destaque para o conforto no interior do novo Tracker, que é muito aconchegante e visualmente bonito, apresentando dois tons no painel, nos estofamentos dos bancos e nas portas, com a combinação proporcionando ar mais luxuoso ao novo modelo.  

Em relação à conectividade, a Chevrolet sempre esteve à frente, tendo sido a primeira a colocar o sistema OnStar em todos os modelos da marca, gerando segurança a mais para os condutores. Com o novo Tracker não é diferente, tem Wi-Fi integrado, sensores de estacionamento, sistema de alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e seis airbags, independentemente da versão escolhida.  

Conta ainda o acendimento automático dos faróis, full LED, carregador por indução em aparelhos compatíveis, assistente de estacionamento, tanto para vagas longitudinais quanto diagonais. O sistema MyLink com tela de 8 polegadas tem pareamento por meio de cabo para AndroidAuto e Apple CarPlay. Como em outros modelos da marca, tem o aplicativo MyChevrolet, que possibilita acessar remotamente diversas funções do carro. Vale ressaltar que a internet é obtida em parceria com a operadora Claro e após os primeiros três meses de uso requer uma assinatura para continuidade do serviço.  

O quadro de instrumentos é muito similar ao do Onix, com diferença no mostrador digital central de 3,5” e na iluminação dos mostradores. Todas as informações do computador de bordo e ajuda ao motorista são apresentadas na tela central do painel. No teste, o SUV chegou a marcar 12 km/l de gasolina na cidade, já em rodovia marcou 15,5 km/l. Rodamos mais de 300 quilômetros com o Tracker e notamos que, mesmo sendo econômico, a autonomia não era grande, isso porque o tanque é de apenas 44 litros. Fora isso, ele tem espaço, afinal, são 4,27 metros de comprimento, 2,57 metros de entre-eixos, 1,79 metro de largura, 393 litros no porta-malas e pesa em torno de 1.270 kg.

Enfim, pode-se concluir que o novo Tracker tem um bom conteúdo para brigar com os concorrentes, que são: T-Cross, HR-V, Kicks, Creta, entre outros que já estão no mercado. Com certeza, vale o test drive.  

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Ficha técnica

Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo  

Preço: R$121.000.

Potência: 133 (E)/132 (G).

Torque: 21,4 (E)/19,4 (G).

Motor: Ecotec 1.2 L Flex VVT Turbo.

Velocidade máxima: 198 km/h.

Dimensões: Comprimento: 4.270 mm; largura: 1.797 mm; entre-eixos: 2.570 mm; altura: 1.626 mm.

Direção: Elétrica.

Cilindradas (cm³): 1.200 cc.

Tração: Dianteira.

Transmissão: Automática/sequencial de 6 velocidades.

Suspensão: Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais; traseira: semi-independente, com Eixo de torção e molas helicoidais.

Freios: Dianteiro: disco ventilado com ABS; traseiro: tambores com ABS.

Peso em ordem de marcha: 1.271 kg

Porta-malas: 393 litros.

Tanque: 44 litros.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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